Integração com a Ilha: Hilo, Havaí, ecologicamente correto
"Não separamos a pessoa do lugar. Algo de que tenho muito orgulho é que, sem o Havaí, eu não existo e, sem mim, o Havaí também não existe." – Cliff Kapono
Kapono, o surfista profissional que se tornou cientista, resume o que significa ser um só com a ilha, e Hilo, no Havaí, é um lugar onde os mundos das pessoas, da ciência, da natureza e da descoberta convergem maravilhosamente. Aqui estão nossos principais impactos do turismo responsável na Big Island.
Belas paisagens
As praias preservadas e a paisagem rural do Estado do Aloha há muito tempo são os protetores de tela de computador mais populares por uma razão: North Shore, Nā Pali Coast State Wilderness Park (Parque Estadual de Vida Selvagem da Costa de Nā Pali) e a estrada para Hana são simplesmente deslumbrantes. Para conhecer o melhor da Mãe Natureza na Big Island, pule da cama para fazer uma viagem de manhã cedo e conhecer a Rainbow Falls, facilmente acessível de carro, saindo do centro de Hilo. Chamada assim por causa da luz prismática que a neblina captura, a incrível cachoeira cai sobre uma caverna de lava natural e deságua no rio de água fresca e cristalina 24 metros abaixo. Preparem suas câmeras, pois esta cachoeira e tudo o mais aqui em Hilo são dignos de uma foto no Instagram.
Se você estiver pronto para um desafio com uma vista inspiradora no final, suba o grande Mauna Kea: esse vulcão adormecido é a montanha marítima mais alta do mundo e se eleva a 10.200 metros do fundo do mar. Esse passeio de ida e volta de 18,5 quilômetros, com um ganho de elevação de 1.300 metros, é feito em oito horas pelos viajantes mais experientes, portanto, embora não seja para os fracos de coração, achamos que vale a pena. Se você ainda não estiver preparado para chegar ao topo, deixe a Via Láctea encantá-lo do lado de fora da estação de visitantes do Mauna Kea. À noite, astrônomos voluntários locais instalam telescópios como parte de um programa gratuito de observação de estrelas, que é nada menos do que extraordinário.
Alimentação sustentável em prol do meio ambiente
Há uma conexão inseparável entre os havaianos nativos e sua terra: uma necessidade profundamente enraizada de proteger e cuidar, para que ela possa prover para as próximas gerações. Como o Havaí se intitula um destino gastronômico, há inúmeras opções para comer não apenas magnificamente, mas também localmente e de forma sustentável. O Hilo Farmers Market é um lugar imperdível quando você estiver na cidade. Um dos melhores mercados ao ar livre no Havaí, a infinidade de barracas coloridas é um paraíso gastronômico, repleto de produtos prontos para consumo e cultivados localmente, os frutos do mar mais frescos do dia, flores tropicais exóticas e artesanato. Você pode comprar gostosuras para um piquenique na praia e presentes para a família tudo de uma só vez.
O poke, um fenômeno cultural, continua sendo um sucesso nos EUA continentais, e por um bom motivo. Mas o delicioso prato de frutos do mar é um dos principais da cozinha nativa havaiana. Peixe cru carnudo perfeitamente cortado, levemente coberto com sal marinho, molho de soja, cebola Maui, cebolinha e Limu (a palavra havaiana para alga) — estamos com fome só de pensar. E para o mais delicioso deste favorito da ilha, o destino ideal é o Suisan Fish Market. Um marco da comunidade pesqueira local, o mercado trabalha com pescadores que praticam métodos de pesca ambientalmente seguros, para servir uma tigela incomparável do apreciado prato. O Suisan está situado junto ao encantador Liliuokalani Park and Gardens (Parque e Jardins Liliuokalani), o maior jardim ornamental japonês autêntico fora do Japão — portanto, desfrute de um passeio panorâmico no local, após o almoço.
Padrões de onda
Observe Cliff, inscreva-se para uma aula de surf e desfrute de uma bela parte da história havaiana. Honoli'i Beach é um ponto favorito dos moradores locais, sendo excelente para praticar bodyboard. Se ficar de pé e dar um hang ten for muito difícil para você, vá até Kahaluu Beach para desfrutar de excelentes oportunidades de mergulho com snorkel. Não se esqueça de apreciar, à distância, as belas criaturas e as espécies marinhas protegidas: você está no habitat delas.
O povo de Hilo, no Havaí, protege seu pedacinho do paraíso e se orgulha dele. A maneira de conhecer a beleza natural de tirar o fôlego, os sabores explosivos e a diversão disponível o ano todo da Big Island é fazê-lo com um profundo respeito por todos esses tesouros.
Lista de sugestões para visitantes
Hospedagem
Diversão
- Aprecie as estrelas sobre o vulcão mais alto do mundo, o Mauna Kea Volcano.
- Escolha produtos locais no Hilo Farmer’s Market.
- Passeie e tire uma foto na Rainbow Falls.
Gastronomia e bebidas