Skip to main content
De caiaque em uma excursão no pântano perto de Nova Orleans, Louisiana

Faça uma viagem de carro cultural pela Louisiana

Localizado no sul norte-americano, mas construído com uma história própria, o estado da Louisiana é verdadeiramente único. O clima de Louisiana dos dias de hoje é uma mistura perfeita de culturas que incluem os povos africanos, franceses, nativos americanos, canadenses, haitianos e europeus, que se combinaram e criam uma atmosfera única que só pode ser vista neste estado sulista.

Se você quer conhecer um estado com mais do que algumas influências culturais, venha para a Louisiana. Limitada pelo rio Mississippi a leste e pelo Golfo do México ao sul, a Louisiana já viu mais do que alguns habitantes ao longo dos anos. Muitos desses habitantes se reuniram para formar comunidades com culturas próprias, conhecidas como cultura Cajun, na região sudoeste da Louisiana. E, claro, existe Nova Orleans. Esta cidade de alto nível é rica em história e charme, além de oferecer um cenário musical, gastronômico e carnavalesco sem precedentes na região. Além disso, as distintas características ambientais do estado, como seus vastos pantanais e suas populações de pássaros, bem como os diversos destinos ao ar livre ao norte, são abundantes e serão motivos de diversas atividades e visitas em sua viagem à Louisiana.

French Quarter em Nova Orleans, Louisiana

Nova Orleans

Não há lugar como Nova Orleans.

Também conhecida como The Big Easy, a cidade mais populosa na Louisiana é conhecida pelo jazz, pela culinária Creole, seu dialeto único, as raízes culturais e, claro, pelo mundialmente famoso Mardi Gras Festival. Se você gosta da vida noturna, encontrará muitas opções na popular Bourbon Street de Nova Orleans e na região do French Quarter (Bairro Francês). Embora o espírito do Mardi Gras seja sentido durante todo o ano, as verdadeiras festividades acontecem durante fevereiro e março, e nesse período é possível visitar desfiles e bailes organizados pelos “Krewes” locais, ou grupos sociais conhecidos por seus distintos toques carnavalescos. 

Onde se hospedar:

O que comer:

  • Se você à cidade durante o Mardi Gras, não deixe de provar o King Cake (Bolo do Rei) na Antoine’s Famous Cakes.
  • Visite o lendário Cafe Du Monde para provar o donut oficial da Louisiana, o beignet. 
  • Conhecido por um clima intimista e diversos pratos franceses no French Quarter, o Meauxbar é altamente recomendado. 

O que ver:

Caminhando no calçadão pelo canal na Louisiana

Baton Rouge

Em seguida, siga para Baton Rouge, a capital da Louisiana e lar da maior instituição de ensino superior do estado, a Louisiana State University (Universidade Estadual de Louisiana), ou como é conhecida, a LSU.

Enquanto estiver na região, vá ver um jogo de futebol americano no estádio LSU, ou aprecie as artes no LSU Museum of Art (Museu de Arte LSU). Depois, explore a arquitetura pré-guerra civil em toda a cidade, incluindo o Louisiana State Capitol (Capitólio de Louisiana), com seu estilo parecido com um castelo e a Magnolia Mound Plantation. Localizada na margem leste do rio Mississippi, Baton Rouge é uma grande cidade portuária e lar de uma população culturalmente diversa formada pelas culturas africanas, europeias e nativas.

Onde se hospedar: 

O que comer:

  • Os amados pratos sulistas ganham um toque contemporâneo no Beausoleil, conhecido pelo seu excelente menu de brunch.
  • Coma algo acompanhado por diversas opções de cervejas no The Chimes, uma tradição de LSU e um favorito entre estudantes e fãs.
  • Prove um lámen no Umami Japanese Bistro, um local amado pelos locais fundado pelo chef Cong Nguyen, um antigo pescador da Louisiana.

O que fazer: 

A corrida da galinha, uma tradicional atividade do Courir de Mardi Gras na Louisiana

Lafayette

Siga para Lafayette, na Louisiana, na parte sudoeste do estado, conhecida como o coração da região Cajun.

A cultura Cajun, uma das características mais distintas da Louisiana, é formada por comunidades, incluindo Lafayette, originalmente formada por colonizadores franceses, nativos americanos Attakapas e refugiados acádios do Canadá. As comunidades Cajun são conhecidas por serem fundamentalmente rurais, subsistindo da pesca nas regiões costeiras pantanosas e pela criação de gado nas pradarias, enquanto sua cultura é marcada pela culinária rústica e pela história de língua francesa. Os Cajuns têm até mesmo a própria maneira de celebrar o Mardi Gras (“da forma verdadeira”, se você perguntar), que é conhecida como Courir De Mardi Gras. A versão Cajun celebra o último dia antes da quaresma e envolve rituais históricos de mendicância, roupas tradicionais derivadas daquelas vestidas na França rural durante a mesma celebração e um evento chamado “corrida da galinha”. Para saber mais sobre as tradições e a história do Mardi Gras, considere visitar a vizinha Lake Charles, onde poderá ver o Mardi Gras Museum (Museu do Mardi Gras) e o impressionante carvalho centenário em frente a ele.

Onde se hospedar: 

O que comer:

  • Prove os favoritos Cajun, como gumbo e lagostim no Bon Temps Grill
  • A culinária tradicional da Louisiana recebe um toque de inovação americana no The French Press.
  • Visite uma boa parada em Lafayette, o Johnson’s Boucaniere e prove os famosos sanduíches de carne defumada.

O que fazer: 

Horizonte refletindo no rio Red em Shreveport, Louisiana

Shreveport

Viaje ao norte para o coração da Louisiana, onde você visitará cidades como Shreveport, Monroe e Alexandria.

Pelo caminho, pare em Natchitoches, uma pequena cidade entre Alexandria e Shreveport, e a cidade mais antiga na época da Compra da Louisiana. Hoje, Natchitoches é famosa pelas suas tortas de carne. O norte da Louisiana é bem diverso culturalmente, e naturalmente belo também, com a cultura Cajun do estado e influência adicional dos estados vizinhos do Arkansas e do Texas. Alguns chamam o norte da Louisiana como o paraíso do esportista, devido às imensas florestas da região e de um dos melhores lagos para pesca de badejo do país, o Toledo Bend.

Onde se hospedar: 

O que comer:

O que fazer: 

  • O norte da Louisiana é conhecido pelos jogos de azar. Jogue os dados no Sam’s Town Hotel & Casino, em Shreveport.
  • Visite a única floresta nacional da Louisiana no Kisatchie Park (Parque Kisatchie), em Alexandria. 
  • Veja o Poverty Point, um local de tradição mundial pré-colonial com características pré-históricas que remontam a 700 a.C.