9 pontos culturais imperdíveis nos EUA
Dentro dos limites dos Estados Unidos existem centenas, se não milhares, de versões da América, cada uma contribuindo com uma parte essencial do conjunto sempre em evolução. Se você é como a maioria dos viajantes modernos, não quer apenas ver os lugares de um local, mas conhecê-los como as pessoas que vivem ali. Arte, cultura e música ajudam a pintar uma imagem do povo local, e se isso soa como algo que você curte, encontrará muito disso nessa lista de 9 pontos culturais imperdíveis da América.
1. Washington, D.C.
Por exemplo, uma viagem a Washington, D.C. , que oferece um vislumbre das vidas de pessoas dos dias modernos que giram as engrenagens do governo, assim como daquelas que ajudaram a estabelecer a capital da nação em 1790. Em uma viagem para DC hoje, você verá alguns dos mais antigos e mais importantes edifícios do país, como a Casa Branca, o Lincoln Memorial (Memorial de Lincoln), o Washington Monument (Monumento de Washington) e o Capitólio dos Estados Unidos. Junto a esses locais, você encontrará diversos museus e exposições que representam as insurreições, revoluções e diversas influências culturais que sempre fizeram parte da narrativa norte-americana. Para uma pequena lista desses locais, comece com a National Portrait Gallery (Galeria Nacional de Retratos), o Holocaust Memorial Museum (Museu Memorial do Holocausto) e o National Museum of African American History and Culture (Museu Nacional da História e Cultura Afro-Americana).
2. Charleston, Carolina do Sul
Fundada em 1670, esta cidade costeira é o sonhos dos Instagrammers, repleta de ruas pitorescas de paralelepípedos, arquitetura pré-guerra civil e um clima único de cidade sulista costeira. A história é forte em Charleston, que formou o cenário para a maior parte da Guerra Revolucionária e da Guerra Civil Americana, que acabou com a captura de Charleston pela União. Hoje, Charleston é conhecida por sua população relativamente progressiva, um cenário artístico em ascensão e culinária e bebida de nível mundial. Como uma cidade melhor explorada a pé, as galerias mais bacanas de Charleston podem ser encontradas na Broad Street, seus restaurantes de qualidade estão na East Bay Street, o centro de compras está na King Street e as construções históricas abundam em locais como Chalmers Street e Church Street.
3. Porto Rico
Esta ilha oferece uma experiência cultural totalmente própria, combinando influências indígenas, espanholas e caribenhas que produzem formas ricas e vibrantes de dança, música e culinária. Visite La Placita, para provar frutas e vegetais frescos do dia, e algumas das melhores danças da ilha à noite. Porto Rico também é conhecida por seus diversos festivais, pela fascinante paisagem caribenha, a culinária saborosa e a marca histórica. Você pode conhecer tudo isso na antiga San Juan, onde caminhará pelas belas e coloridas ruas da cidade antiga, um Sítio Histórico Nacional completo com edifícios que datam do século XVI. Enquanto estiver ali, explore Castillo San Felipe del Morro, conhecida também como “El Morro”, uma cidadela épica construída entre os séculos XVI e XVIII, com vista para a baía de San Juan.
4. Palm Springs, Califórnia
Em Palm Springs, por exemplo, o que antes era uma comunidade de aposentados, agora é renomada por sua arquitetura do meio do século e seu cenário artístico moderno. Nove cidades formam a região de Greater Palm Springs, que é lar de diversos festivais de arte e arquitetura, bem como de instalações e murais de arte pública. Adicionado às opções culturais da região está o mundialmente famoso Coachella Valley Music and Arts Festival (Festival de Música e Arte do Vale de Coachella), que oferece experiências imersivas e criativas de música ao Coachella Valley (Vale de Coachella) durante dois finais de semana de abril, embora, em 2020, o festival ocorrerá em outubro.
5. Portland, Oregon
Em Portland, você encontrará muita arte no Portland Art Museum (Museu de Arte de Portland) e no Museum of Contemporary Craft (Museu de Artes Contemporâneas), bem como casas de shows icônicas, como o Aladdin Theater e o Crystal Ballroom. Outra característica distinta de Portland é a atitude de bom tratamento aos ciclistas na cidade. Com suas pistas exclusivas para bicicletas e diversos circuitos, você pode ver a cidade em duas rodas pelo circuito Sellwood Bridge, pelo circuito Big Eastside e diversos outros.
6. Nação Navajo, Arizona
Hoje, a maior região indígena nos Estados Unidos é a Nação Navajo, localizada em partes do Arizona, de Utah e do Novo México, e abrangendo 71 mil km quadrados. Visite a Nação Navajo para ver sua história que remonta aos tempos pré-históricos, além de ver a fascinante paisagem natural da região. Visite o deserto de areias vermelhas de Monument Valley, veja os pitorescos montes de arenito em toda a região e aprenda sobre as tradições, a arte e a cultura Navajo nos sítios arqueológicos da área e nas excursões culturais.
7. Nova Orleans, Louisiana
Para ter uma das experiências mais culturalmente ricas no país, planeje uma viagem para Nova Orleans. Conhecida pelo jazz, a culinária Creole, um dialeto único, as raízes culturais e, claro, o mundialmente renomado Mardi Gras Festival (uma celebração semelhante ao nosso carnaval), Nova Orleans é uma cidade com muito a celebrar. O Mardi Gras, cujo espírito é sentido durante todo o ano, acontece de fato durante fevereiro e março, e nesse tempo é possível visitar desfiles e bailes organizados pelos “Krewes” locais, ou grupos socioculturais conhecidos por seus distintos toques carnavalescos. Uma excursão cultural pela região também deve incluir um pouco da culinária de Nova Orleans, formada por queridinhos como o sanduíche po-boy, o bolo do rei, gumbo e um doce frito francês conhecido como beignet.
8. Miami, Flórida
Miami existe como o centro do estado da cultura latina, do comércio e das artes. Embora Miami seja parte dos Estados Unidos, alguns se referem à cidade como a Capital da América Latina, devido à histórica população latina e à pluralidade cubano-americana que ajuda a definir a cidade. Visite Miami para provar a culinária e a cultura cubanas, além de conhecer o sempre florescente cenário artístico da cidade, que pode ser vista nos populares Wynwood Walls (Murais de Wynwood) e durante o festival de arte Art Basel Miami. A parte principal de Miami está nas margens da baía de Biscayne, onde as famosas Miami Beach e South Beach podem ser conhecidas, junto com o clima clássico de Miami que está presente nelas.
9. Cidade de Nova York, Nova York
Os cinco distritos recebem residentes de todo o mundo desde a fundação da cidade no século XVII, e as marcas desses imigrantes são exatamente o que torna a cidade de Nova York o que ela é hoje. Os animados bairros de Chinatown e Little Italy são ótimos exemplos da combinação cultural de Nova York, mas não é só isso. No centro residencial, é possível visitar o histórico bairro afro-americano do Harlem, e no Queens você poderá conhecer a história grega em Astoria, um bairro que hoje desfruta de uma população altamente multicultural. Para provar comida polonesa, siga para Greenpoint, no Brooklyn, ou veja a influência russa em Brighton Beach, conhecida também como Little Odessa. No centro de Manhattan, é possível caminhar por Koreatown, e em Jackson Heights você verá a Little India, onde desfrutará dos tradicionais curries e visitará lojas de música de Bollywood.
A arte e a cultura representam a produção sempre surpreendente da engenhosidade humana. Assim como cada pessoa é única, cada destino nos EUA oferece uma experiência que não pode ser vivenciada em outro lugar, definida pelo movimento fluido das pessoas que chamaram tal lugar de lar ao longo dos anos. Venha conhecer as diferentes versões dos Estados Unidos com seus próprios olhos!