11 marcos icônicos imperdíveis dos EUA
Certas imagens formam uma versão dos Estados Unidos que se mantém por muito tempo na memória coletiva do mundo. Embora você tenha visto esses lugares inúmeras vezes em filmes e fotos, há algo realmente especial sobre visitá-los pessoalmente. Da popular escultura do Cloud Gate, de Chicago, até o futurista Gateway Arch em St. Louis, os Estados Unidos são repletos de oportunidades para tirar fotos icônicas, que proclamam com orgulho: “Eu estive aqui”. Então, prepare sua lista de locais para conhecer e sua câmera, pois a América do Norte está esperando por você.
1. Estátua da Liberdade, cidade de Nova York
Comece no centro da cidade de Nova York com uma viagem até a Estátua da Liberdade, a colossal escultura que recepciona os imigrantes e visitantes à costa de Manhattan. A icônica estátua tem 93 metros de altura e é realmente de tirar o fôlego. Após vê-la, passe por Wall Street, no centro de Manhattan, para tirar fotos com a escultura Charging Bull (e a sua companheira, a Fearless Girl (Menina sem medo)). Seguindo para a região mais residencial, você encontrará o clássico Flatiron Building, antes de seguir para a animada e brilhante Times Square. O Central Park é icônico, assim como o sistema de metrô. E não esqueça da Ponte do Brooklyn, do Natural History Museum (Museu de História Natural) e de clássicos bairros como Greenwich Village, DUMBO e Chinatown. Para concluir seu circuito de passeios clássicos, não deixe de provar um bagel, uma fatia de pizza e comprar uma camiseta “I Heart NY” (Eu amo NY) para terminar em bom estilo.
2. National Mall, Washington, D.C.
Visite o National Mall e caminhe pelo terreno gramado que abriga diversos monumentos norte-americanos. Uma excursão pela região mostrará a você a Casa Branca, lar do Presidente dos Estados Unidos, além de monumentos em honra a antigos presidentes, como George Washington e Abraham Lincoln, além de heróis, como Dr. Martin Luther King, Jr. e veteranos da Segunda Guerra Mundial, da Guerra do Vietnã e da Guerra da Coreia. Enquanto estiver no local, você terá acesso a mais de uma dezena dos museus mais icônicos dos Estados Unidos gratuitamente, incluindo a National Gallery of Art (Galeria Nacional de Artes), o National Air & Space Museum (Museu Nacional do Ar e do Espaço) e o United States Holocaust Memorial Museum (Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos).
3. Letreiro de Hollywood, Los Angeles, Califórnia
Na região, você também poderá ver as famosas estrelas na Hollywood Walk of Fame (Calçada da Fama de Hollywood) em Hollywood Boulevard. Em Los Angeles, siga para Venice Beach para outra experiência clássica norte-americana: um passeio pelo Venice Beach Boardwalk (Calçadão de Venice Beach). Ali, você encontrará diversos personagens coloridos e artes igualmente coloridas que, provavelmente, são melhores para serem observadas do que compradas. Em seguida, siga para o famoso Santa Monica Pier (Píer de Santa Monica) para ver a placa que marca o fim da Rota 66.
4. Rota 66, Oklahoma
Marcos incomuns de grandes dimensões são um dos pilares da Rota 66 que oferece de tudo, desde o maior totem de concreto (Totem Pole Park, em Chelsea) até a “Baleia Azul”, uma baleia gigante em estilo de animação flutuando sobre um lago à beira da estrada em Catoosa. Se estiver com sede, procure a garrafa de refrigerante de 20 metros de altura do lado de fora da entrada do “Pops”, um restaurante, posto de gasolina e fornecedor de mais de 700 tipos de refrigerantes, todos organizados por cores. Experimente sabores incomuns, como bacon, mostarda e poeira, ou opte por um sabor clássico com as mais de 70 variedades de cerveja-de-raiz oferecidas. Se estiver perto do pôr do sol, fique para ver o show das luzes de neon da garrafa gigante ao escurecer.
5. Golden Gate Bridge, San Francisco, Califórnia
Conhecida como a “Maravilha do Mundo Moderno”, ela é amplamente fotografada, embora haja algo ainda mais especial ao ver a Golden Gate Bridge (Ponte Golden Gate) pessoalmente. Enquanto estiver em San Francisco, visite outros ícones da cidade, como o incrível Painted Ladies e a famosa e sinuosa Lombard Street, além dos fofos leões-marinhos em Fisherman’s Wharf, e a mundialmente famosa Alcatraz, se você reservar uma excursão com bastante antecedência.
6. Gateway Arch, St. Louis, Missouri
O Gateway Arch, como é chamado, é dedicado ao Povo Norte-Americano e é incrível de se observar. A estrutura de aço inoxidável tem quase 200 metros de altura, tornando-o o monumento mais alto feito pelo homem no hemisfério ocidental, e a construção acessível mais alta no Missouri. St. Louis também é lar do City Museum (Museu da Cidade), uma maravilha surrealista de 10 andares e com 100 anos que combina a fantasia de um playground infantil com a sofisticação da arquitetura moderna. Outro museu icônico na região é a casa de infância de Mark Twain, que também vale a pena visitar.
7. Space Needle, Seattle, Washington
Construído para a Feira Mundial de 1962, o Space Needle é um monumento à inovação e ao caráter visionário de Seattle. Servindo como cenário natural ao centro urbano de Seattle está o épico e icônico Mount Rainier (Monte Rainier), uma bela montanha vulcânica que fica a mais de 4.300 metros de altura. Um outro ícone de Seattle é a sua cafeteria favorita, a Starbucks. Visite uma unidade diferente das outras no Starbucks Seattle Roastery.
8. Cloud Gate, Chicago, Illinois
Chicago é lar da adorada e muitíssimo fotografada escultura, a Cloud Gate, embora você a conheça como “Feijão”. A escultura amorfa e refletiva fica no Millenium Park (Parque do Milênio) e foi criada pelo artista Sir Anish Kapoor. Para mais opções imperdíveis de Chicago, pegue uma fatia da famosa pizza deep-dish e veja um jogo dos Cubs no Wrigley Field, um dos mais antigos estádios de beisebol do país.
9. Niagara Falls, Nova York
Composta por três cachoeiras, essas maravilhas naturais são muito conhecidas pela beleza intocada e como fonte valiosa de energia hidrelétrica. Veja as Niagara Falls (Cataratas do Niágara) e a região ao seu redor no Niagara Scenic Trolley (Bonde panorâmico do Niágara), depois visite o Seneca Niagara Casino, um destino de jogos de azar aberto pela tribo indígena Seneca, da região. Enquanto estiver lá, faça um cruzeiro no Canal Eerie, ou faça uma excursão autoguiada para ver a arquitetura histórica, como a Estação Ferroviária ou a casa Ellis-Taylor, uma bela residência do século XIX construída pela família local, os Ellis.
10. Mount Rushmore, Dakota do Sul
No Mount Rushmore National Memorial (Memorial Nacional do Monte Rushmore), os rostos de 4 ex-presidentes dos EUA estão esculpidos na lateral de uma gigantesca montanha de granito a quase 20 metros de altura. Veja os presidentes Lincoln, Washington, Roosevelt e Jefferson e tire fotos com um dos mais icônicos marcos dos Estados Unidos. Também na região está o Crazy Horse Memorial (Memorial Crazy Horse), outro monumento histórico, prestando homenagem ao líder nativo americano e guerreiro Lakota, Crazy Horse.
11. Monument Valley, Utah
Viaje pelo circuito de 27 km para ter a melhor vista da região e que você pode reconhecer de diversos filmes de faroeste que foram filmados aqui ao longo dos anos. O Monument Valley está localizado na fronteira entre o Arizona e Utah, embora fique dentro do território da Nação Navajo, a maior reserva indígena de nativos norte-americanos nos Estados Unidos. Enquanto estiver na região, não deixe de visitar a Nação Navajo para conhecer profundamente a cultura e a história da área.
Junto com a constante evolução dos Estados Unidos, existem diversos monumentos, marcos e locais históricos que sobreviveram ao teste do tempo e servem como ícones dos ideais e da história dos norte-americanos, sobre os quais o país dos dias modernos foi construído. Embora você já os tenha visto em fotografias ou filmes, esses icônicos marcos norte-americanos definitivamente valem uma visita ao vivo.