Skip to main content
  • Primeiros passos pela cidade.
    Ver mais

    Primeiros passos pela cidade.

  • Divirta-se na Rota 66: dirija na estrada mais famosa dos Estados Unidos
    Ver mais

    Divirta-se na Rota 66: dirija na estrada mais famosa dos Estados Unidos

  • Conheça a cultura caubói: visite o National Cowboy & Western Heritage Museum
    Ver mais

    Conheça a cultura caubói: visite o National Cowboy & Western Heritage Museum

  • Prove o molho barbecue ao estilo de Oklahoma City
    Ver mais

    Prove o molho barbecue ao estilo de Oklahoma City

  • Descubra o Velho Oeste: Tallgrass Prairie National Preserve
    Ver mais

    Descubra o Velho Oeste: Tallgrass Prairie National Preserve

Vistas paradisíacas: uma road trip clássica por Oklahoma
Ver mais

Vistas paradisíacas: uma road trip clássica por Oklahoma

Por Jenny Willden

  • Distância da rota:
    317,00 km
  • Tempo recomendado:
    3 dias

Caubóis, churrasco e amplas áreas abertas.

O estado de Oklahoma ainda reserva boa parte do mistério e do encantamento que atraiu os colonizadores para a região na corrida para assegurar um pedaço de terra em 1889. Em um único dia, 50 mil colonos correram para novas terras, criando cidades da noite para o dia. Boa parte da história dos pioneiros é contada por museus e movimentos na capital do estado, Oklahoma City, que hoje é conhecida por sua vida noturna agitada, pela arte, pelo esporte e pela gastronomia. Depois de provar o saboroso churrasco da região sudoeste e assistir a alguns jogos de beisebol, siga para o norte, em direção ao Kansas, onde é possível ver os últimos trechos da pradaria que já cobriu a área do Canadá ao Texas.

01
Primeiros passos pela cidade.
Ver mais

Primeiros passos pela cidade.

Não deixe de trazer um par de botas para caminhar pelo campo, um chapéu para proteger-se do sol de Oklahoma e uma câmera para registrar tudo.  

Conheça o centro de Oklahoma City – A maioria das principais cidades dos Estados Unidos oferece voos para o Aeroporto Will Rogers World de Oklahoma City, localizado 10 quilômetros a sudoeste do centro da cidade. Além de ser a maior cidade do estado de Oklahoma, a capital é conhecida por sua cultura caubói, que permanece viva nos dias de hoje, e pelo centro revitalizado, onde se encontra o distrito de entretenimento de Bricktown. 

Conheça um pouco da cultura artística de Bricktown com um rápido passeio por Flaming Lips Alley, uma rua em homenagem à banda de rock alternativo de mesmo nome que surgiu em Oklahoma City. Continue o passeio na psicodélica  WOMB Gallery, galeria repleta de murais da histórica Automobile Alley, fundada pelo vocalista da banda Flaming Lips, o cantor Wayne Coyne. Em seguida, aproveite para comer no Bleu Garten, um bar e parque de food trucks ao ar livre. Quem gosta de esportes não pode deixar de assistir a um jogo de beisebol no Chickasaw Bricktown Ballpark (Estádio Chickasaw de Bricktown), casa do time Oklahoma City Dodgers. Também é possível conhecer a cidade pela água, contratando um táxi aquático para navegar pelo canal, fazer uma parada no Oklahoma Land Run Monument (Monumento à Corrida Pelas Terras de Oklahoma) e conhecer bares e restaurantes locais.

24 km
0,5 hora de carro
02
Divirta-se na Rota 66: dirija na estrada mais famosa dos Estados Unidos
Ver mais

Divirta-se na Rota 66: dirija na estrada mais famosa dos Estados Unidos

A clássica estrada dos EUA, a histórica Rota 66, se estende por 644 quilômetros em Oklahoma. Alugue um carro para conhecê-la da melhor forma: dirigindo por ela. Na estrada é possível encontrar postos de gasolina antigos, museus, o Capitólio do estado e marcos como o Round Barn, um celeiro redondo que foi restaurado para voltar a expressar a grandeza da década de 1890. Pelo caminho, faça paradas para conhecer as atrações à beira da estrada, como a maior garrafa de refrigerante do mundo, em frente ao Pops Arcadia. O restaurante serve cerca de 700 rótulos de refrigerantes de todos os tipos, desde os clássicos refrigerantes de cola até sabores exclusivos, como de manteiga de amendoim e geleia. Aproveite para pedir pratos típicos das lanchonetes dos EUA, como hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes.

24 km
0,5 hora de carro
03
Conheça a cultura caubói: visite o National Cowboy & Western Heritage Museum
Ver mais

Conheça a cultura caubói: visite o National Cowboy & Western Heritage Museum

Saindo do Pops Arcadia, siga pela Rota 66 até a Interstate 35, em direção a Oklahoma City. Em seguida, pegue a Interstate 44 e siga as placas que levam ao National Cowboy & Western Heritage Museum (Museu Nacional de Tradições Caubói e do Oeste), o lugar ideal para conhecer as raízes do Velho Oeste dos EUA. O museu recebe os visitantes com suas obras de arte e artefatos preservados do Velho Oeste dos EUA há mais de 60 anos, contando um pouco da história e da cultura da época. Veja esculturas e pinturas de artistas renomados dos Estados Unidos e uma réplica em tamanho real de uma cidade do Velho Oeste ou aproveite para visitar galerias que expõem armas de fogo, a história dos rodeios e a história dos caubóis. Do lado de fora, um belo jardim e uma área para as crianças diverte os mais jovens e, também, os adultos.

6 km
04
Prove o molho barbecue ao estilo de Oklahoma City
Ver mais

Prove o molho barbecue ao estilo de Oklahoma City

Depois de visitar o museu, seu apetite estará pronto para a comida que confere fama à região Sul do país: o churrasco. A técnica usa a fumaça da lenha para assar a carne lentamente. Ao final do preparo, a carne é coberta com um molho tradicional, à base vinagre ou extrato de tomate, com cebola em pó, temperos e ingredientes doces, como açúcar ou melaço. Chamado de barbecue, esse condimento é usado em todo o país, e cada região confere seu toque especial a ele. 

O que diferencia o molho barbecue de Oklahoma é a combinação de muitos estilos. Ele pode acompanhar costelinhas de porco, carne de peito, mortadela, linguiças e, inclusive, carne de peru. Ele também tem o ponto perfeito, com menos vinagre e menos encorpado, mas não tão seco quanto a versão do Texas. Experimente o que já de melhor em Oklahoma City, a menos de 10 minutos do museu, no Leo's Barbecue. Nessa churrascaria casual, clientes famintos devoram o prato conhecido como Leo's Special, com pedaços de carne bovina, linguiça, mortadela e costelinhas, com direito a dois acompanhamentos e uma fatia de bolo de banana com morango. Prefere algo mais sofisticado? Prove a suculenta carne de peru defumada e o macarrão cremoso com queijo em um dos lugares mais procurados no centro da cidade, o Iron Starr Urban Barbecue.

250 km
3,5 horas de carro
05
Descubra o Velho Oeste: Tallgrass Prairie National Preserve
Ver mais

Descubra o Velho Oeste: Tallgrass Prairie National Preserve

Saia de Oklahoma City e siga para o norte pela Interstate 35, em direção ao Kansas. No caminho, aproveite para observar as pradarias, que já cobriram mais de 68 milhões de hectares dos EUA. Hoje, menos de 4% do território é coberto por essa vegetação, e a maior parte dela se encontra na Tallgrass Prairie National Preserve (Reserva Nacional de Pradarias) do Kansas. A reserva protege as pradarias e os animais selvagens que a habitam, permanecendo aberta durante o ano todo para caminhadas e exploração das construções históricas da região. No outono, entre os meses de setembro e dezembro, a vegetação fica mais alta e pode chegar à altura de uma pessoa. As três trilhas da reserva em meio à natureza leva você para perto da fauna e da flora do lugar, mas a opção mais procurada é a Bottomland Nature Trail (Trilha Bottomland Pela Natureza), devido às placas informativas, a acessibilidade para cadeiras de rodas e os bancos para descanso ao longo do percurso. Confira o processo de restauração das pradarias na região e conheça sua importância histórica nas trilhas de 800 metros e 1,2 quilômetro.

Os imensos bisões dos EUA pastavam pelas pradarias do Oeste e, depois de quase serem extintos ao longo do século XIX, os rebanhos voltaram a crescer. Um rebanho de bisões foi reintroduzido na Tallgrass Prairie National Preserve em 2009 e, desde então, já nasceram quase 100 animais. Nas trilhas da reserva, os visitantes geralmente conseguem ver esses imensos animais pastando pela região. Mas lembre-se de manter distância, pois os bisões ficam agressivos quando se sentem ameaçados. 

Depois da visita, siga de carro por duas horas, em direção ao noroeste, até o Aeroporto Nacional Dwight D. Eisenhower de Wichita para devolver o carro à locadora e embarcar no seu voo de volta para casa.

Explorar mais