Skip to main content
  • Praticantes de caminhada em Maryland Heights Trail observam de cima da Harpers Ferry, West Virginia
    Ver mais

    Harpers Ferry: história e belezas naturais em abundância

  • Pedestres caminhando pelo centro de Shepherdstown, West Virginia
    Ver mais

    Shepherdstown e Charles Town: cidades pequenas, grandes emoções

  • Vista e motivo por trás do nome do parque estadual Blackwater Falls em West Virginia
    Ver mais

    Região de Davis: florestas nacionais, parques estaduais e aventura

  • Praticantes de caminhada aproveitando a Spruce Knob-Seneca Rocks National Recreation Area em West Virginia
    Ver mais

    Região de Seneca Rocks: cenários espetaculares com comodidades luxuosas

  • Vista da icônica New River Gorge Bridge, em West Virginia
    Ver mais

    New River Gorge National Park and Preserve: o mais novo parque nacional dos EUA

Praticantes de caminhada observando o Dolly Sods Wilderness em West Virginia
Ver mais

Viagem por West Virginia: cenário ao ar livre que é quase o paraíso

Por Kevin Navitskas

  • Distância da rota:
    777 km
  • Tempo recomendado:
    1-2 semanas

West Virginia tem uma abundância de locais históricos, esplendor natural intocado e paradas únicas que você não esperaria encontrar em sua lista de viagem.

Lar do novíssimo parque nacional, de 35 parques estaduais e dezenas de florestas e reservas nacionais e estaduais, West Virginia oferece uma viagem que explora a vida selvagem do estado e suas encantadoras cidades pequenas. Uma experiência imperdível para aqueles que gostam de passar tempo ao ar livre ou que tem interesse em história. Devido a sua localização estratégica durante a Guerra Civil Americana, algumas áreas do estado presenciaram ação constante. Essa história é recontada nas centenas de locais espalhados por West Virginia. Comece sua viagem voando para o Aeroporto Internacional Washington Dulles (IAD) ou Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington (DCA) perto de Washington D.C., ou para o Aeroporto Internacional de Baltimore/Washington Thurgood Marshall (BWI) nos arredores de Baltimore, Maryland. Alugue um carro em qualquer desses aeroportos e aproveite a viagem de pouco mais de uma hora até sua primeira parada, a Harpers Ferry.

01
Praticantes de caminhada em Maryland Heights Trail observam de cima da Harpers Ferry, West Virginia
Ver mais

Harpers Ferry: história e belezas naturais em abundância

Inicie sua viagem onde o terceiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, declarou ser "talvez um dos cenários mais estupendos da natureza... um cenário digno de uma viagem pelo Atlântico." Harpers Ferry fica na confluência dos rios Potomac e Shenandoah, onde West Virginia encontra Maryland e Virginia. Aprecie o cenário espetacular em The Point, a ponta mais ao leste do estado, que oferece uma vista dos rios e arredores das montanhas Blue Ridge. Passe pela ponte de pedestres sobre o rio Potomac, onde diversas trilhas levarão você até o mirante Maryland Heights, com vistas incríveis da cidade histórica e das belas vegetações. São 35 quilômetros de trilhas para caminhada, incluindo diversas trilhas ao longo do Appalachian Trail (Caminho dos Apalaches). Atividades populares nas águas refrescantes incluem pesca, passeio de caiaque, rafting e andar de boia.

Durante a Guerra Civil Americana, três batalhas ocorreram aqui e a área trocou de mãos entre o Norte e o Sul oito vezes. Um terço da cidade original permanece intacta e é protegida pelo Harpers Ferry National Historical Park (Parque Histórico Nacional de Harpers Ferry), um local de 1.620 hectares, incluindo a cidade e o território adjacente em Virginia e Maryland. Diversos prédios do século XIX foram restaurados como museus históricos e pontos de interesse. Sítio histórico mais visitado do estado, o forte de John Brown, construído originalmente em 1848, atingiu a fama durante uma incursão em 1859, quando Brown e outros abolicionistas tentaram roubar armas para ajudar os escravos sulistas em um motim contra o Norte.

20 km
0,5 hourde carro
02
Pedestres caminhando pelo centro de Shepherdstown, West Virginia
Ver mais

Shepherdstown e Charles Town: cidades pequenas, grandes emoções

Não muito acima do rio Potomac, a partir da Harpers Ferry, está a mais antiga cidade do estado e sua próxima parada, Shepherdstown. Estabelecida em 1762, esta charmosa cidade tem uma história que vale a pena explorar. A área tem 14 locais listados no National Register of Historic Places (Registro Nacional de Lugares Históricos), a maioria no Shepherdstown Historic District (Distrito Histórico de Shepherdstown), concentrados nas ruas German e High. Aqui, casas de 300 anos de idade foram transformadas em lojas, restaurantes e acomodações. O histórico Entler Hotel, com 32 quartos, agora sedia o Shepherdstown Museum. A forte influência alemã pode ser vista no Bavarian Inn Resort & Brewing Company, que serve comidas e cervejas premiadas com inspirações bávaras. A Batalha de Antietam, conhecida como o dia mais sangrento da história dos EUA, aconteceu 5 quilômetros ao norte de Shepherdstown e é comemorada no Antietam National Battlefield Site (Campo da Batalha de Antietam). Muitos soldados da União e Confederados estão enterrados no Elmwood Cemetery (Cemitério Elmwood), em Shepherdstown, mas alguns moradores locais acreditam que alguns deles ainda vagam pelas ruas. As aparições assustadoras consolidaram a fama da cidade como uma das mais assombradas dos EUA.

Uma curta viagem rumo ao sul pela State Route (Rota Estadual) 230 e County Road (Estrada do Condado) 17 levará você até Charles Town. Esta cidade tem fortes laços com George Washington, o primeiro presidente dos EUA; ela foi nomeada em homenagem a seu irmão mais novo, Charles, e a George Street recebeu o nome do presidente. O centro da cidade é repleto de prédios construídos no século XVIII, e seis casas pertenceram à família Washington. Outros locais imperdíveis incluem o Jefferson County Museum, que exibe memorabilia dos povos nativos americanos e da Guerra Civil Americana, e a Old Opera House, um dos teatros ativos mais antigos do estado, que ainda exibe musicais, peças e concertos estilo Broadway. Antiga propriedade de Washington, a imponente pousada Hillbrook Inn and Spa fica localizada em um enorme espaço verde que proporciona um refúgio romântico luxuoso e tranquilo a seus hóspedes. A Cool Spring Nature Preserve, que fica logo ao lado, é um ponto especial de florestas e pântanos para observação de aves. Passe a noite tentando a sorte no The Hollywood Casino, em Charles Town Races. Esse hotel resort estilo Las Vegas oferece apresentações de artistas renomados no centro de eventos, comida deliciosa em restaurantes premiados e um hipódromo com corridas de cavalos três noites por semana.

193 km
2,25 horas de carro
03
Vista e motivo por trás do nome do parque estadual Blackwater Falls em West Virginia
Ver mais

Região de Davis: florestas nacionais, parques estaduais e aventura

A viagem de Charles Town até Davis, nas rodovias estaduais e do condado, é repleta de densas florestas ao leste de West Virginia e na ponta mais ao norte de Virginia. No caminho, aproveite as vistas magníficas da reserva Bear Rocks. Suba nos afloramentos de arenito e tenha uma visão panorâmica deslumbrante do rio Potomac e do planalto. Pegue a Route 75 pela Monongahela National Forest e conheça a Dolly Sods, uma das oito regiões de vida selvagem da floresta. Dolly Sods tem 19 trilhas oficiais para caminhada, com mais de 76 quilômetros. A Red Creek Trail levará você até a vista principal, Lion’s Head Rock, onde encontrará as cores do outono e as flores da primavera.

Uma viagem de 30 minutos ao norte vai levar você até Davis, a cidade de maior altitude do estado. Davis é famosa por suas montanhas com trilhas para ciclismo e proximidade a diversos parques estaduais, refúgios de vida selvagem nacionais, florestas nacionais e resort de ski. O centro é adorável e tem lojas, restaurantes e prédios históricos que agora são hospedagens. A Bright Morning Inn, construída em 1896 e que servia como uma pensão para lenhadores, é agora uma pousada popular.

A uma distância de apenas cinco minutos do centro de Davis está o Blackwater Falls State Park (Parque Estadual Blackwater Falls). Passe pela Blackwater Trail Boardwalk (Passarela da Trilha Blackwater) e aprecie o ponto principal do parque, aquele que dá nome ao local, Blackwater Falls. A queda d’água desce em direção ao rústico Blackwater Canyon. O ácido tânico inofensivo tinge a água num tom quase preto, um fenômeno incrível de se ver. O parque oferece 33 quilômetros de trilhas para caminhada que se transformam em trilhas para esqui cross-country no inverno, excelentes locais de pesca e múltiplas opções para hospedagens. O parque também conta com diversas cachoeiras menores, incluindo a Elakala Falls, uma série de quatro quedas d’água que correm para o Blackwater Canyon. É possível chegar a Elakala Falls através da curta Elakala Falls Trail (Trilha de Elakala Falls).

50 km
0,75 hourde carro
04
Praticantes de caminhada aproveitando a Spruce Knob-Seneca Rocks National Recreation Area em West Virginia
Ver mais

Região de Seneca Rocks: cenários espetaculares com comodidades luxuosas

Uma rápida viagem rumo ao sul pela State Route 32 e U.S. Route (Rota dos EUA) 33, o levará até o próximo espetacular destino, Seneca Rocks. Vários prédios do exótico centro no National Register of Historic Places (Registro Nacional de Locais Históricos) incluem o Sites Homestead, uma casa de madeira construída em 1839, e o Boggs Mill, um moinho de grãos inaugurado em 1830. A cidade é cercada pela Spruce Knob-Seneca Rocks National Recreation Area (Área de Recreação Nacional Spruce Knob-Seneca Rocks), com o marco local que dá nome à cidade, Seneca Rocks. Este enorme penhasco é conhecido por seus desfiladeiros proeminentes e impressionantes de 275 metros de altura, sobre o rio Potomac. A área de recreação é um local popular para praticar escalada, com 375 rotas principais mapeadas. Alguns dos melhores picos, incluindo o Seneca Rocks South Peak (Pico Sul de Seneca Rocks), pode ser alcançado apenas por meio de escalada. Diversos fornecedores na cidade oferecem treinamento e guia apropriados para levar você até o topo.

Antes de prosseguir para a próxima parada, pare no Snowshoe Mountain Resort. Este resort oferece uma experiência de esqui espetacular durante o inverno e, no verão, oferece atividades como golfe, aventuras em veículos off-road, passeios de bicicleta e Segway, atividades no lago e passeios a cavalo. Se quiser relaxar, o resort oferece tratamentos de spa e aulas de yoga. Enquanto estiver na state Route 92, você conseguirá ver o Green Bank Observatory por trás das árvores. Este observatório astronômico é o maior radiotelescópio totalmente direcionável do mundo. Seu centro científico oferece tours e sedia festas e eventos durante todo o ano. Do observatório, dirija mais 90 minutos até nossa próxima parada; o complexo luxuoso The Greenbrier Resort, com 710 quartos, 20 restaurantes e lounges, 36 lojas de varejo e um cassino. O resort oferece mais de 55 atividades internas e ao ar livre, incluindo golfe em um de seus três campos conhecidos internacionalmente. A luxuosa propriedade hospedou 26 presidentes dos EUA; saiba mais sobre suas estadias no Presidents’ Cottage Museum.

Mais informações
97 km
1,5 hourde carro
05
Vista da icônica New River Gorge Bridge, em West Virginia
Ver mais

New River Gorge National Park and Preserve: o mais novo parque nacional dos EUA

Uma viagem de 1h25min rumo a noroeste do The Greenbrier é sua parada final nessa viagem pelo Mountain State. O New River Gorge National Park and Preserve (Parque e Reserva Nacional New River Gorge) abrange cerca de 28.328 hectares e oferece todos os tipos de recreação ao ar livre imagináveis. Alguns dos melhores raftings em corredeiras e rotas de escalada do país são encontrados no parque; você pode seguir os 85 km do New River ou seguir por mais de 1.400 rotas de escalada estabelecidas ou escalar mais de 80 quilômetros de trilhas. Ao longo do rio, há quatro áreas de acampamento. O parque é o lar de um dos ícones de West Virginia, a New River Gorge Bridge (Ponte do Desfiladeiro New River). Quando foi inaugurada, a ponte era uma das pontes em arco mais longas do mundo, e a mais alta para transporte de cargas comuns. Se você é uma pessoa atrevida, planeje sua viagem em outubro e participe do Bridge Day (Dia da Ponte), o único dia do ano em que os visitantes podem saltar da ponte praticando rapel, escalando ou fazendo BASE jumping. Participe da excursão guiada pela calçada sob a ponte. Canyon Rim Visitor Center, o centro principal do parque, tem exibições, mapas e outras informações. A partir do deck nos fundos do centro, é possível ter vistas incríveis da ponte, mas siga pela passarela até o desfiladeiro e encontre dois decks de observação com vistas sem obstrução. Quando a viagem chegar ao fim, siga pela Interstate (Interestadual) 64 até a capital do estado, Charleston, para pegar um voo de conexão de volta para casa no Aeroporto Internacional Yeager West Virginia (CRW).