Skip to main content
  • Vistas da caminhada até Cueva Ventana em Arecibo, Porto Rico
    Ver mais

    Região norte: brisa do mar e aventuras em locais pouco explorados

  • Vista aérea do Cabo Rojo Lighthouse no oeste de Porto Rico
    Ver mais

    Região oeste: surf, faróis épicos e refúgios na praia

  • Apreciando as águas calmas e azuis da reserva natural de Caja de Muertos, na costa de Ponce, Porto Rico
    Ver mais

    Região sul: Pérola do Sul, águas termais e passeios pelas ilhas

  • Descendo de tirolesa no Toro Verde Adventure Park em Orocovis, Porto Rico
    Ver mais

    Região da Cordilheira Central: fazendas de café, tirolesas nas montanhas e cruzeiros no lago

Uma rodovia cênica perto de Isabela, Porto Rico
Ver mais

Viagem de carro por Porto Rico: aventura na ilha e beleza cênica

Por Zaida Rios

  • Distância da rota:
    487,00
  • Tempo recomendado:
    1-2 semanas

Porto Rico deixará você com desejo de viajar. Não é à toa que o território é chamado de "Ilha do Encantamento".

A rica diversidade de cultura, as maravilhas naturais, as aventuras ao ar livre e a história fazem dele um refúgio encantador. Capte o verdadeiro sentido de tudo isso em uma viagem de carro pela ilha. Pegue suas malas, seu protetor solar e coloque seus óculos de sol – é hora de pegar a estrada e descobrir Porto Rico. Nesta rota, você voará para o Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín (SJU), na vibrante capital de San Juan, onde você deverá passar alguns dias antes de sair para explorar quatro das diversas regiões da ilha.

01
Vistas da caminhada até Cueva Ventana em Arecibo, Porto Rico
Ver mais

Região norte: brisa do mar e aventuras em locais pouco explorados

Depois de explorar San Juan, alugue um carro e viaje a oeste até Manatí. Vá para a praia de Mar Chiquita, que significa "mar pequeno" em espanhol, onde duas formações de corais cercam uma enseada rasa, criando o efeito de uma praia menor dentro de uma maior. O surf relaxante se traduz nas condições da praia, ideais para descontrair, nadar e mergulhar sem se deixar levar pelas ondas. Venha na hora do almoço, seu dia na praia ficará ainda melhor. Food trucks vendendo alimentos no estilo da ilha são encontrados no estacionamento da praia nas proximidades. As delícias locais que valem a pena experimentar incluem empanadas recheadas com picadilho e coco frío (água de coco fresca e gelada servida diretamente no coco). Não muito longe de Mar Chiquita, caminhe pela Laguna Tortuguero, uma área ecológica diversificada que é um dos dois lagos naturais de Porto Rico e oferece vistas deslumbrantes do mar.

Continue seguindo a oeste até Arecibo para apreciar ainda mais o encanto da natureza. Inscreva-se para uma excursão de espeleologia na Cueva Ventana. Aqui, você será guiado por um complexo sistema de cavernas repleto de estalagmites e estalactites bem preservadas. Suba à atração principal, Cueva Ventana, uma enorme abertura de caverna que lembra uma janela que dá para uma vista impressionante. Antes de continuar para o oeste, faça um pequeno desvio para o Lago Dos Bocas. Alugue um barco para fazer um cruzeiro ao redor do lago ou pegue uma balsa para um dos restaurantes ao redor. Termine o seu dia em um ambiente de estilo caseiro, saboreando pratos típicos de Porto Rico, como banana-da-terra frita, carne de porco assada, batatas recheadas e arroz e feijão, junto com uma garrafa de Medalla (uma cerveja local) gelada.

49 km
1 hora de carro
02
Vista aérea do Cabo Rojo Lighthouse no oeste de Porto Rico
Ver mais

Região oeste: surf, faróis épicos e refúgios na praia

A apenas 30 minutos de carro a oeste de Arecibo você chegará à costa oeste da ilha. Especialmente conhecida por suas praias, esta área é o paraíso dos surfistas. Além de oferecer ondas perfeitas, as oportunidades turísticas são inúmeras. Em Isabela, uma pitoresca cidade à beira-mar, passeie pelas ruas visitando cafés e lojas. Enquanto estiver em Isabela, não perca a oportunidade de fazer um passeio a cavalo na praia. Inscreva-se para uma excursão com o Tropical Trail Rides e faça um passeio tranquilo junto à água verde-azulada e por uma floresta exuberante.

De Isabela, siga a sudoeste até Cabo Rojo para apreciar mais vistas lindas, dignas de um cartão postal. Situado à beira de um penhasco de calcário de cor avermelhada, o Cabo Rojo Lighthouse (Farol de Cabo Rojo), fustigado pelo vento, é um exemplo da autêntica arquitetura espanhola em meio à beleza costeira escarpada. Explorando a área, você tem uma ideia da história do farol em meio às encantadoras vistas da praia. Aventure-se nas trilhas do Cabo Rojo Lighthouse até uma praia de areia branca chamada La Playuela. Com os pés na areia, você pode relaxar ou passear na praia. Olhe para cima e você terá uma bela vista do farol e dos penhascos da costa. Nas proximidades, você também pode explorar o Cabo Rojo National Wildlife Refuge (Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Cabo Rojo), um local ideal para passear por trilhas e observar a vida selvagem do Caribe.

89 km
1,5 hora de carro
03
Apreciando as águas calmas e azuis da reserva natural de Caja de Muertos, na costa de Ponce, Porto Rico
Ver mais

Região sul: Pérola do Sul, águas termais e passeios pelas ilhas

Uma hora de viagem ao leste levará você até Ponce, conhecida por sua esplêndida arquitetura do século XIX e pelo imperdível Museo de Arte de Ponce (Museu de Arte de Ponce). No Museo Castillo Serrallés (Museu Castillo Serrallés), visite a elegante propriedade de uma das famílias mais famosas de Porto Rico, os Serrallés, criadores do rum Don Q. Saiba como as indústrias de cana-de-açúcar e rum estão interligadas enquanto explora o interior da mansão, bem como pátios repletos de plantas tropicais e detalhes arquitetônicos únicos. Deixe um tempo para visitar a cruz pacífica situada na colina, de onde você desfrutará de vistas pitorescas da cidade. Ao sair, não esqueça seu presente de despedida – um copo do excelente rum Don Q.

A apenas um curto passeio de barco da costa de Ponce, embarque em uma viagem de um dia à reserva natural de Caja de Muertos. Suba a bordo de um catamarã ou pegue um barco alugado e navegue pelo Mar do Caribe até desembarcar nesta pequena ilha paradisíaca. Respire aliviado enquanto aproveita um tempo de qualidade na praia ou siga por uma trilha natural que leva ao antigo farol. Reserve tempo para mergulhar com snorkel – e fique de olho nas tartarugas-marinhas. Antes de voltar para o norte, visite Coamo, localizada a leste de Ponce. Localizada às margens de um rio, as Termas de Coamo são conhecidas por suas águas termais naturais e rejuvenescedoras. Deleite-se com um banho terapêutico em uma das piscinas ou com uma massagem no spa do local antes de seguir viagem para as montanhas.

35 km
1 hora de carro
04
Descendo de tirolesa no Toro Verde Adventure Park em Orocovis, Porto Rico
Ver mais

Região da Cordilheira Central: fazendas de café, tirolesas nas montanhas e cruzeiros no lago

De Coamo, siga para a Cordillera Central (Cordilheira Central), a região montanhosa mais linda e menos visitada da ilha. Essas montanhas verdejantes abrigam alguns dos melhores terrenos para o cultivo de café no Caribe. Para aproveitar um passeio um pouco mais descontraído, faça um tour pela fazenda de café em uma das plantações locais. Ao visitar os cafezais nas encostas e descobrir os macetes do processamento de grãos, você aprenderá como o ar fresco da montanha e o solo rico criam um ambiente ideal para um café de qualidade.

Essa densa paisagem tropical parece algo do "Jurassic Park", o que a torna o local ideal para uma das atrações mais emocionantes de Porto Rico, o Toro Verde Nature Adventure Park em Orocovis. Há várias tirolesas e programas de aventura aqui, mas os corajosos não podem perder a The Monster, uma das tirolesa mais longas do mundo, com um percurso de dois quilômetros e meio. Após uma instrução de segurança e uma caminhada através de uma ponte suspensa de 47 metros de comprimento até a plataforma de lançamento, você estará pronto para voar (de bruços como o Super-Homem!) sobre e por entre a exuberante vegetação das montanhas, a uma velocidade de até 152 km/h. Antes de voltar para San Juan e terminar sua aventura, relaxe com um prato de mofongo e um coquetel inspirado na ilha no restaurante Toro Verde no local.