Skip to main content
  • Cervejas artesanais no pátio ao ar livre da Denver Beer Co.
    Ver mais

    Comece por Denver, a cidade a uma milha de altura

  • Alce em um belo dia de outono em Estes Park
    Ver mais

    Estes Park: aventuras ao ar livre para todos os gostos

  • Aventuras de snowmobile no inverno, nas montanhas próximas a Grand Lakes
    Ver mais

    Grand Lake: uma cidade com alma em meio às Rocky Mountains

  • Nascer do sol sobre as formações rochosas do Colorado National Monument, próximo a Grand Junction
    Ver mais

    Grand Junction: naturalmente impressionante

  • Vista da Painted Wall do Black Canyon no Gunnison National Park
    Ver mais

    Montrose: jornada para o Black Canyon

  • Ruínas da Square Tower House, esculpida pelo povo Pueblo, no Mesa Verde National Park
    Ver mais

    Mesa Verde: conheça a cultura do antigo povo indígena Pueblo

  • Star Dune, a duna mais alta do Great Sand Dunes National Park and Preserve, com 229 metros de altura
    Ver mais

    Alamosa: verdadeira, tranquila e sem grandes multidões

Red Rocks Park & Amphitheatre nas proximidades de Denver
Ver mais
Visit Denver

Road trip pelo Colorado: em meio à natureza da National Parks Loop

Por Idoia Gkikas

  • Distância da rota:
  • Tempo recomendado:
    1-2 semanas

Quando o assunto são aventuras ao ar livre, o Colorado é um deleite, em qualquer época do ano.

Além de ser conhecido pelo esqui, rafting e hiking, o Colorado conta com quatro parques nacionais e oito monumentos nacionais, repletos de diversas opções de atividades, animais selvagens, pontos turísticos e beleza natural. Partindo de Denver, você viverá todas as experiências ao ar livre que só o Colorado pode proporcionar, de florestas exuberantes e rios fortes a planícies e dunas imensas. Antes de começar o seu roteiro, verifique se há espaço suficiente na sua câmera ou no seu celular para todas as fotos que você vai tirar.

01
Cervejas artesanais no pátio ao ar livre da Denver Beer Co.
Ver mais
Visit Denver

Comece por Denver, a cidade a uma milha de altura

Desembarque no Aeroporto Internacional de Denver (DEN), que recebe voos diretos e conexões de todo o mundo. A cidade de Denver é conhecida por seu clima tranquilo, pela cerveja artesanal, pela gastronomia, pelas belas paisagens e por oferecer atrações para todas as idades. Com centenas de cervejarias artesanais, o Colorado é um forte candidato ao título de estado com a melhor cerveja dos EUA. Visite o primeiro brewpub do estado, o Wynkoop Brewing Company para fazer uma excursão gratuita. O atual governador, John Hickenlooper, é um dos sócios do estabelecimento. Durante a excursão, você descobre quais rótulos harmonizam com os pratos do menu. Quem gosta de gastronomia não pode deixar de visitar a histórica Denver Union Station (Estação Central de Denver), um terminal que ganhou se tornou o paraíso da comida caseira. A Next Door American Eatery é o lugar ideal para saborear refeições saudáveis, com diversas opções veganas, sem lactose e sem glúten. Para complementar, tome uma casquinha de sorvete artesanal na Milkbox Ice Creamery. Encerre a sua visita no Red Rocks Park & Amphitheatre (Parque e Anfiteatro Red Rocks), palco de grandes atrações musicais que também impressiona por suas formações geológicas. Chegue cedo para explorar trilhas de caminhadas, tirar fotos e conferir o Colorado Music Hall of Fame (Hall da Fama da Música do Colorado). A parada é obrigatória para quem gosta de natureza e fotografia. Por ser gratuita, a atração é o local ideal para uma parada a caminho para Estes Park.

Mais informações
122 km
1,5 hora de carro
02
Alce em um belo dia de outono em Estes Park
Ver mais
Visit Estes Park

Estes Park: aventuras ao ar livre para todos os gostos

Visitado por milhões de pessoas todos os anos, o Rocky Mountain National Park (RMNP, Parque Nacional das Rocky Mountains) é um dos tesouros naturais dos EUA, além de ser o quarto parque nacional mais visitado do país. A cidade de Estes Park recebe turistas e visitantes do RMNP o ano inteiro. O centro da cidade é ideal para passeios a pé e conta com diversas opções de restaurantes, lojas e eventos festivos. Caso tenha alugado um carro, você pode deixá-lo de lado e embarcar no traslado gratuito que circula pela cidade e leva ao RMNP. Também há uma infinidade de opções de atividades ao ar livre, como cavalgadas, escaladas, observação de animais selvagens, acampamento, passeios de bicicletas e cerca de 600 quilômetros de trilhas para caminhadas. Faça a caminhada pela trilha Alluvial Fan Trail. Ideal para toda a família, o local já sofreu uma enchente que criou um campo de imensas rochas e sedimentos. Depois da visita, você verá o poder da natureza com outros olhos. O inverno também traz diversão na neve, com atrações que vão do passeio em trenó ao esqui cross-country e aos passeios na neve. As excursões e os programas conduzidos por guardas florestais são ótimas formas de conhecer um pouco do parque com quem sabe. Ao final do dia, relaxe tomando uma bebida local e artesanal e saboreando uma bela refeição em um dos muitos restaurantes de Estes Park que servem pratos elaborados com ingredientes locais. Das áreas ao ar livre, as vistas das montanhas são surpreendentes, e há muitas possibilidades de observar animais selvagens.

76 km
1,5 hora de carro
03
Aventuras de snowmobile no inverno, nas montanhas próximas a Grand Lakes
Ver mais
Grand Lake Area Chamber of Commerce

Grand Lake: uma cidade com alma em meio às Rocky Mountains

O trajeto para a próxima parada passa pela Trail Ridge Road, a "estrada em direção ao céu" do RMNP, provavelmente uma das mais impressionantes que você vai conhecer. A estrada atravessa a Divisória Continental da América do Norte e passa por paisagens que vão da floresta densa à tundra, chegando a uma altitude de 3.700 metros. O acesso à estrada permanece fechado no inverno, mas é possível chegar à comunidade de Grand Lake por rotas alternativas. A cidade de Grand Lake é considerada a porta de entrada para o RMNP no oeste e também oferece uma infinidade de atividades ao ar livre. Os esportes de inverno são um grande hit, com passeios na neve, esqui nórdico e pesca no gelo, mas o local é conhecido mesmo como a capital do snowmobile do Colorado. As lojas de artigos esportivos da região oferecem locação de equipamentos e excursões guiadas por 482 quilômetros de trilhas bem-cuidadas na área rural. Até mesmo as ruas da cidade tornam-se trilhas para a prática de snowmobile no inverno. Depois da neve, aproveite o verão para se divertir no maior lago natural do Colorado, onde é possível pescar, fazer passeios de barco, caiaque e stand-up paddle, e tomar banho de sol, tudo com as belas vistas do Mount Craig (Monte Craig), também conhecido como Mount Baldy (Monte Baldy) ao fundo. Antes de ir embora, faça a trilha que leva à Adams Falls (Cachoeira Adams). Suas diversas quedas d'água são ótimos cenários para tirar fotos, e a caminhada até o local não exige preparo físico especial.

339 km
4 horas de carro
04
Nascer do sol sobre as formações rochosas do Colorado National Monument, próximo a Grand Junction
Ver mais
Grand Junction Visitor & Convention Bureau

Grand Junction: naturalmente impressionante

Após a caminhada com belas vistas na parte oeste do Colorado, dirija-se para Grand Junction, um destino pouco fotogênico, mas que apresenta um lado diferente do Colorado. Não deixe de conhecer o Colorado National Monument (Monumento Nacional do Colorado), um local de desfiladeiros profundos, belas paisagens e formações rochosas avermelhadas diferente de tudo o que se encontra no estado. Além de explorar diversas trilhas de caminhada, muitos visitantes percorrem os 37 quilômetros da estrada Rim Rock Drive de carro ou bicicleta. O percurso é um verdadeiro desafio, mas recompensa o esforço com vistas impressionantes. À noite, aproveite para conhecer a cena gastronômica repleta de ingredientes frescos produzidos localmente, as atrações para toda a família e a Main Street, no centro de Grand Junction. É impossível ficar sem opções. Você pode procurar as esculturas incomuns espalhadas pela cidade (como fontes e um dinossauro em uma bicicleta), saborear uma cerveja gelada (Grand Junction conta com três cervejarias) ou desfrutar do vinho produzido localmente (Grand Valley concentra mais de 20 vinícolas). Antes de seguir para Montrose, compre uma lembrança da sua passagem pela cidade em uma loja local.

98 km
1,25 hora de carro
05
Vista da Painted Wall do Black Canyon no Gunnison National Park
Ver mais
Philip Scheetz

Montrose: jornada para o Black Canyon

Passando por imensas planícies inexploradas, você chegará a Montrose, um destino acolhedor em meio às montanhas, com um ambiente agradável, muitas opções de atividades ao ar livre e um centro exótico, com muitas vitrines coloridas. Com a câmera a postos, siga para o Black Canyon National Park (Parque Nacional Black Canyon) e conheça o desfiladeiros esculpido pelo rio Gunnison ao longo de 1,7 bilhão de anos. Seus paredões são tão altos que o fundo o fundo do desfiladeiro recebe poucos minutos de luz solar por dia. É difícil entender por que há pouco movimento no parque. As vistas são de cair o queixo. Siga pela bela estrada South Rim, parando nos observatórios para admirar as vistas estonteantes do rio. Para quem gosta de pescar, na Gunnison Gorge National Conservation Area (Área de Conservação Nacional Gunnison Gorge) é possível pescar trutas em um ponto privilegiado do rio Gunnison. À noite, você pode admirar a Via Láctea na região do Black Canyon, que também é um International Dark Sky Park (Parque Internacional de Céu Escuro). Você pode acampar na região, mas também é possível hospedar-se em acomodações mais modernas na cidade. Mesa Verde é o seu próximo destino.

Mais informações
227 km
3 horas de carro
06
Ruínas da Square Tower House, esculpida pelo povo Pueblo, no Mesa Verde National Park
Ver mais
Mesa Verde Country Visitor Information Bureau

Mesa Verde: conheça a cultura do antigo povo indígena Pueblo

Saindo de Montrose, você passará pela San Juan National Forest (Floresta Nacional San Juan) e pelo famoso resort de esqui de Telluride. Faça uma parada na cidade de Dolores para esticar as pernas e visitar o Anasazi Heritage Center (Centro de Tradições Anasazi), dedicado à história das tribos indígenas Pueblo, Ute e Navajo. O local é uma amostra perfeita do que você encontrará no Mesa Verde National Park (Parque Nacional de Mesa Verde), onde é possível conhecer antigas construções bem-preservadas do povo Pueblo. No centro de visitantes, compre os ingressos para o passeio Cliff Palace (Penhasco Palace), que concentra o maior número de construções do parque, ou Balcony House, uma aventura incrível que fará você subir escadarias e rastejar por túneis. Você também pode seguir de carro pela estrada Mesa Top Loop Road, que conta com 12 observatórios espalhados por 10 quilômetros de belas paisagens. O parque está repleto de animais selvagens. Você pode encontrar cervos, coiotes, raposas, alces e répteis exóticos pelo caminho. Dica de quem conhece: traga binóculo! Para visitas no período de abril a outubro, faça sua reserva no Far View Lodge. As vistas impressionantes do deserto e o colorido do pôr-do-sol são imbatíveis. Não há sinal de celular na região nem TV no local. Se não fosse pelo acesso Wi-Fi gratuito, você poderia dar uma pausa na sua vida moderna.

Mais informações
295 km
3,5 horas de carro
07
Star Dune, a duna mais alta do Great Sand Dunes National Park and Preserve, com 229 metros de altura
Ver mais
Alamosa Convention and Visitors Bureau

Alamosa: verdadeira, tranquila e sem grandes multidões

No meio do trajeto entre Mesa Verde e Alamosa encontra-se Pagosa Springs, com as fontes geotermais mais profundas do mundo. Reserve algumas horas para desfrutar dessas águas que prometem rejuvenescer. A última parada é a cidade de Alamosa, onde se encontra o Great Sand Dunes National Park (Parque Nacional Great Sand Dunes) e as dunas de areia mais altas da América do Norte. É difícil descrever o cenário incomum da região. São dunas imensas cercadas de florestas de abetos e pinheiros, pântanos, planícies e picos de 3.900 metros. Não perca a chance de praticar sandboarding ou descer as dunas de trenó. É possível alugar o equipamento necessário do lado de fora do parque. O clima, principalmente o vento, muda com frequência. A melhor opção é subir as dunas logo cedo para depois fazer uma caminhada pela floresta e relaxar no riacho Medano Creek, dependendo da vazão de água da época. Aproveite para fazer caminhadas pela Zapata Falls (Cachoeira Zapata) e admirar as belas vistas das dunas e do San Luis Valley (Vale de San Luis). A road trip termina na metade do caminho entre Denver e Albuquerque, no Novo México. Aproveite o trecho final passando por parques inesquecíveis do Colorado e, então, dirija-se a uma das duas cidades para embarcar em seu voo de volta para casa.