Skip to main content
  • Cripta de Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King em Atlanta, na Georgia
    Ver mais

    O legado de Martin Luther King Jr. permanece vivo em Atlanta, na Georgia

  • King Memorial Baptist Church na Dexter Avenue em Montgomery, no Alabama
    Ver mais

    Os reis da música country e da luta pelos direitos civis em Montgomery, no Alabama

  • Barber Vintage Motorsports Museum em Birmingham, no Alabama
    Ver mais

    Uma viagem no tempo em Birmingham e Tuscaloosa, no Alabama

  • Inaugurado em 1948, o Club Ebony é famoso por trazer grandes estrelas a Indianola, no Mississippi
    Ver mais

    Visite a casa da figura lendária do blues, B.B. King, em Indianola, no Mississippi

  • The Delta Blues Museum em Clarksdale, no Mississippi
    Ver mais

    Museus, itens autografados e muito mais em Clarksdale

  • Local de nascimento de Elvis Presley em Tupelo, no Mississippi
    Ver mais

    Conheça as raízes de Elvis Presley em Tupelo, no Mississippi

  • Graceland, a casa de Elvis Presley em Memphis, no Tennessee
    Ver mais

    Memphis, Tennessee: a cidade dos reis

Mural de B.B. King em Indianola, no Mississippi
Ver mais

Os reis do sul

  • Distância da rota:
    1.194,00
  • Tempo recomendado:
    1-2 semanas

Refazendo os passos de figuras lendárias

As coincidências entre B.B. King, Martin Luther King Jr. e Elvis Presley vão além da fama. Todos eles vieram do sul, o que influenciou suas trajetórias até o posto de ícones mundiais. O começo humilde das carreiras desses três reis passa pelo sul dos Estados Unidos, indo da Georgia ao Tennessee, onde seus legados tornaram-se parte da paisagem. Nessa viagem, explore as raízes e conheça o impacto histórico desses grandes nomes, mergulhando na cultura do extremo sul como esses reis fizeram.

01
Cripta de Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King em Atlanta, na Georgia
Ver mais

O legado de Martin Luther King Jr. permanece vivo em Atlanta, na Georgia

Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, você descobrirá que essa cidade animada é o lugar perfeito para conhecer um pouco do sul dos Estados Unidos. Saboreie a típica culinária sulista e encante-se com bairros e pontos turísticos históricos impressionantes. Atlanta também foi o local de nascimento do líder na luta pelos direitos civis, Martin Luther King Jr. A casa do ativista na Auburn Avenue, em Atlanta, foi preservada e hoje integra o Martin Luther King Jr. National Historic Site (Local Histórico Nacional Martin Luther King Jr.). Faça uma excursão guiada pela casa e conheça a Ebenezer Baptist Church (Igreja Batista Ebenézer), onde ele atuou como pastor. Na sequência, visite o The King Center, onde Martin e sua esposa, Coretta, encontram-se enterrados próximo a uma chama eterna. Nas proximidades do National Historic Site, faça um passeio por Curb Market, no bairro de Sweet Auburn, onde diversos estabelecimentos servem pratos típicos da culinária sulista. Não se esqueça de consultar o calendário de Atlanta para conferir todos os eventos que a cidade promove em homenagem a Martin Luther King Jr.

Mais informações
257 km
3 horas de carro
02
King Memorial Baptist Church na Dexter Avenue em Montgomery, no Alabama
Ver mais

Os reis da música country e da luta pelos direitos civis em Montgomery, no Alabama

Saindo de Atlanta, siga para o sudoeste em direção à histórica cidade de Montgomery, no Alabama. A cidade é famosa por sua importância na Guerra Civil Americana, por ter abrigado Hank Williams, grande nome da música country, e por ser testemunha do início da luta de Martin Luther King Jr. pelos direitos civis, entre outros motivos. O ponto de partida perfeito para a sua visita é o capitólio histórico da cidade, onde os políticos do sul criaram os Estados Confederados da América em 1861. Faça uma visita ao prédio e siga para conhecer a First White House of the Confederacy (Primeira Casa Branca da União). Aproveite para exercitar-se um pouco com uma visita à King Memorial Church and Parsonage (Igreja, Casa e Memorial a Martin Luther King Jr.), cujo porão serviu de centro de operações, onde o ativista organizou um boicote pelos direitos civis. Você também pode fazer uma parada no Hank Williams Museum (Museu Hank Williams), no distrito de entretenimento de Alley, e caminhar pelo calçadão ao longo do rio Alabama, até a Commerce Street, onde há diversas opções de restaurantes e entretenimento.

Mais informações
165 km
2 horas de carro
03
Barber Vintage Motorsports Museum em Birmingham, no Alabama
Ver mais

Uma viagem no tempo em Birmingham e Tuscaloosa, no Alabama

A poucos quilômetros de carro de Montgomery encontra-se a cidade de Birmingham, ainda no Alabama. Faça uma parada no centro de Birmingham para encontrar três locais importantes para a luta pelos direitos civis: a Baptist Church (Igreja Batista) da 16th Street, o Birmingham Civil Rights Institute (Instituto de Birmingham pelos Direitos Civis) e o histórico Kelly Ingram Park (Parque Kelly Ingram). Depois de conhecer esses locais, siga por dois quarteirões até a Jazz Hall of Fame (Galeria da Fama do Jazz) para conhecer um pouco da música dos reis do jazz. Quanto estiver com fome, siga para o bairro Five Points South, que conta com restaurantes famosos comandados por chefs renomados. Depois de uma refeição farta, siga montanha acima até o Vulcan Park (Parque Vulcano) para admirar a maior estátua em ferro fundido dos EUA. Símbolo da história da cidade nos setores de ferro e aço, a estátua de 17 metros do deus romano do fogo e da forja encontra-se sobre um pedestal de 38 metros. Tenha a câmera em mãos, pois o lugar é perfeito para tirar fotos. De volta à estrada, siga por uma hora em direção ao sudoeste, até a cidade de Tuscaloosa. Nas proximidades, encontra-se o Moundville Archaeological Park (Parque Arqueológico de Moundville), uma área de 130 hectares onde a maior civilização de índios da América do Norte viveu entre os anos de 1.000 e 1.450. Um paraíso para quem gosta de história!

Mais informações
315 km
4 horas de carro
04
Inaugurado em 1948, o Club Ebony é famoso por trazer grandes estrelas a Indianola, no Mississippi
Ver mais

Visite a casa da figura lendária do blues, B.B. King, em Indianola, no Mississippi

Indianola, terra da celebridade do blues B.B. King, é a próxima parada de sua viagem de carro. No centro do delta do Mississippi, as planícies e a história da cidade mostram um pouco da cultura do sul. Visite o B.B. King Museum and Delta Interpretive Center (Museu B.B. King e Centro Interpretativo Delta) para descobrir como o astro passou de agricultor e motorista de trator à figura lendária da música internacional. Aproveite para visitar um estúdio ou assistir uma apresentação de música ao vivo. Do lado de fora, você pode fazer uma excursão a pé por Indianola. Siga as indicações até pontos históricos, que vão desde a esquina em que B.B. King ganhou seu primeiro cachê cantando blues até o famoso Club Ebony, que já recebeu apresentações de nomes como Turner, Ray Charles e o próprio B.B. King. Procure pela estátua em homenagem a B.B. King no parque que leva o nome do cantor e pelo mural que o retrata. Na sequência, vá para a Front Street para conhecer o centro da cidade e faça uma parada para provar pratos típicos do sul.

Mais informações
100 km
1 hora de carro
05
The Delta Blues Museum em Clarksdale, no Mississippi
Ver mais

Museus, itens autografados e muito mais em Clarksdale

Mergulhe a fundo na história do blues com uma visita a Clarksdale. Considerada o "lugar de nascimento do blues", Clarksdale tem muita história no ramo musical e sua proximidade ao rio Mississippi consolida a cidade como uma meca da cultura sulista. No centro da cidade, reserve tempo para visitar o Delta Blues Museum (Museu do Blues no Delta) e o Rock & Blues Museum (Museu do Rock e do Blues). No Delta Blues Museum é possível conhecer o que resta da cabana de Muddy Waters e ver uma das guitarras de B.B. King. No Rock & Blues Museum, há uma série de itens autografados em exposição. Enquanto dirige pela cidade, preste atenção às placas azuis que indicam a Mississippi Blues Trail (Trilha do Blues no Mississippi) e dão destaque a locais importantes para a história da música. Antes de cair na estrada de novo, faça uma parada na Cat Head Delta Blues & Folk Art. Essa famosa loja é o lugar ideal para descobrir quem vai se apresentar em breve na cidade ou escolher um CD de blues para levar como lembrança.

Mais informações
182 km
2 horas de carro
06
Local de nascimento de Elvis Presley em Tupelo, no Mississippi
Ver mais

Conheça as raízes de Elvis Presley em Tupelo, no Mississippi

A fome bateu? No caminho para Tupelo, faça uma parada em Oxford, cidade universitária conhecida pelo famoso espetinho de frango. Depois de recarregar as energias, continue para o leste, em direção a Tupelo, cidade onde nasceu o rei do rock 'n' roll, Elvis Presley. Conheça a Tupelo Hardware, loja onde Gladys Presley comprou o primeiro violão de seu filho Elvis. Na sequência, visite o local de nascimento de Elvis Presley para conhecer um pouco mais sobre essa figura lendária da música. No local é possível conhecer a casa de dois cômodos onde Elvis nasceu e outros locais importantes ao longo de sua vida, em uma trilha pavimentada nas proximidades da casa. Enquanto estiver na cidade, aproveite para visitar outros locais interessantes e provar o hamburgão do Johnnie's Drive-In, além de visitar as antigas instalações da Shake Rag, lugar que sempre recebia músicos afro-americanos que estavam na estrada. Vai visitar a cidade em junho? Então você está com sorte. O Tupelo Elvis Festival (Festival de Elvis em Tupelo) acontece todos os anos e homenageia o cantor com uma série de apresentações de músicos locais e de todo o país, uma apresentação gospel no domingo e o Elvis Tribute Artist Contest (Concurso de Melhor Elvis).

Mais informações
175 km
2 horas de carro
07
Graceland, a casa de Elvis Presley em Memphis, no Tennessee
Ver mais

Memphis, Tennessee: a cidade dos reis

Siga para o Tennessee para chegar à última parada dessa incrível viagem, a cidade de Memphis, onde B.B. King ficou conhecido como o "rei do blues" na Beale Street, Elvis Presley apresentou o rock 'n' roll ao mundo no Sun Studio e Martin Luther King Jr. fez seu famoso discurso final. Comece sua visita com uma excursão por Graceland e pelo Sun Studio para conhecer a história do início e do fim da carreira de Elvis. Visite também o Memphis Rock 'n' Soul Museum (Museu do Rock e do Soul de Memphis) para entender como os legados de B.B. King, Elvis Presley e outros grandes nomes estão interligados à cultura da cidade. E nenhuma viagem a Memphis fica completa sem uma visita ao National Civil Rights Museum (Museu Nacional dos Direitos Civis), no Lorraine Motel, onde Martin Luther King Jr. foi assassinado. Para encerrar essa trajetória pela história do sul com chave de ouro, aproveite para jantar e curtir a música ao vivo no B.B. King's Blues Club, na Beale Street. Para voltar para casa, embarque em seu voo no Aeroporto Internacional de Memphis, nas proximidades.