Skip to main content
  • A estátua dos clérigos no Kelly Ingram Park em Birmingham, Alabama
    Ver mais

    Comece seguindo os passos de Luther King em Birmingham, Alabama

  • Centro de Tuskegee, Alabama, a pouca distância dos locais históricos do U.S. National Park Service
    Ver mais

    Um microcosmo de luta pelos direitos civis em Tuskegee, Alabama

  • No Rosa Parks Museum in Montgomery, Alabama, vivenciando a emoção do boicote aos ônibus
    Ver mais

    Siga a Selma to Montgomery National Historic Trail

  • O Alamo Theater em Jackson, Mississippi
    Ver mais

    Jackson, Mississippi: o coração do ativismo pelos direitos civis

  • Little Rock Central High School National Historic Site, um dos mais importantes locais dos direitos civis nos EUA
    Ver mais

    Little Rock, Arkansas: lar do Central High School National Historic Site e muitas outras atrações

  • O National Civil Rights Museum em Memphis, Tennessee
    Ver mais

    Música e museus dos direitos civis em Memphis, Tennessee

  • APEX Museum em Atlanta, Georgia
    Ver mais

    O legado de Martin Luther King Jr. está vivo em Atlanta, Georgia

Posando em frente à 16th Street Baptist Church em Birmingham, Alabama
Ver mais

Mudando os rumos da liberdade: uma excursão histórica através dos direitos civis

  • Distância da rota:
    2091,00 km
  • Tempo recomendado:
    6 dias

Um tributo à luta em homenagem ao legado do sudeste dos EUA

Dentre os temas dominantes no sul dos EUA, os direitos civis representam um dos mais controversos. Não apenas por ser um tema causador de divisões, mas porque seguir sua corrente de pensamento é reviver altos e baixos e compreender como esses altos e baixos atraem a atenção e incendeiam o vigor para promover mudanças positivas. Ao longo desta rota, cujo itinerário inclui a casa onde nasceu Martin Luther King Jr. e o local do seu assassinato, você conhecerá, em memoriais, museus e pontos históricos, os soldados do movimento: crianças, colegas, clérigos e outros.

01
A estátua dos clérigos no Kelly Ingram Park em Birmingham, Alabama
Ver mais

Comece seguindo os passos de Luther King em Birmingham, Alabama

Voe diretamente para o Birmingham’s Shuttlesworth International Airport (Aeroporto Internacional Shuttlesworth de Birmingham, batizado em homenagem ao Reverendo Fred Shuttlesworth, ativista de direitos civis) ou pegue o carro saindo do Atlanta’s Hartsfield-Jackson International Airport (Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta) e faça um percurso de aproximadamente duas horas e meia. Sua viagem o conduzirá ao coração de uma vibrante e tradicionalíssima cidade onde a figura de Martin Luther King, Jr. está estampada por todos os cantos. O grande e falecido ativista visitou o lugar em abril de 1963, ano em que eventos ligados aos direitos civis fizeram história em Birmingham. Faça a sua primeira parada no Birmingham Civil Rights District; aqui, você poderá conhecer pontos de encontro de manifestantes no Kelly Ingram Park (Parque Kelly Ingram), mas conheça também o Birmingham Civil Rights Institute (Instituto de Direitos Civis de Birmingham), que mantém a porta e as barras da cela onde King escreveu "Letter from Birmingham Jail" (Carta Escrita na Prisão de Birmingham) e a filmagem do discurso de "I Have a Dream" (Eu Tenho Um Sonho). Perto dali, visite o Fourth Avenue North Historic District, o distrito dos negócios negros na era King, e a 16th Street Baptist Church (Igreja Batista da 16th Street), onde os vibrantes cultos de domingo mudaram um pouco desde os dias quando King era um visitante. Saindo de Birmingham, faça uma parada na cidade de Bessemer para visitar o Gip's Place, o último remanescente e um dos mais antigos "bares sulistas" de quintal dos Estados Unidos.

Mais informações
211 km
2 horas de carro
02
Centro de Tuskegee, Alabama, a pouca distância dos locais históricos do U.S. National Park Service
Ver mais

Um microcosmo de luta pelos direitos civis em Tuskegee, Alabama

Tuskegee oferece um amplo panorama da história dos direitos civis por meio de seus inúmeros monumentos e museus. Comece na Tuskegee University (Universidade de Tuskegee), anteriormente o Tuskegee Institute (Instituto de Tuskegee), fundada por Booker T. Washington em 1881 como escola para treinar professores afro-americanos. Faça sua visita em um fim de semana para aproveitar as excursões guiadas a The Oaks, o lar de Washington, ou explore o George Washington Carver Museum (Museu George Washington Carver) e o próprio campus, um distrito histórico de destaque. Vá até a capela da universidade e veja a representação de 11 Negro spirituals (canções folclóricas) nos vitrais conhecidos como "Singing Windows" (Janelas Cantantes). Vale a pena também visitar o Tuskegee Airmen National Historic Site (Local Histórico Nacional dos Aviadores de Tuskegee), que conta a história dos primeiros pilotos afro-americanos no seu museu hangar, nas exposições às margens das estradas e em eventos regulares, incluindo espetáculos aéreos. Antes de sair de Tuskegee, organize uma parada no Tuskegee Human & Civil Rights Multicultural Center (Centro Multicultural dos Direitos Humanos e Civis), onde exposições traçam paralelos entre o conflito dos direitos civis nos EUA da metade do século XX e os primeiros conflitos entre exploradores europeus e as tribos nativas americanas: amplo material para explorar em seu trajeto rumo oeste até Selma.

Mais informações
64 km
1 hora de carro
03
No Rosa Parks Museum in Montgomery, Alabama, vivenciando a emoção do boicote aos ônibus
Ver mais

Siga a Selma to Montgomery National Historic Trail

A viagem entre Tuskegee e Jackson o levará por Montgomery e depois Selma, os pontos de partida e chegada dos 87 quilômetros da Selma to Montgomery National Historic Trail (Trilha Histórica Nacional de Selma a Montgomery); a trilha celebra aqueles que protestaram nas ruas pelo direito de voto em 1965. Em Montgomery, um dos alicerces do movimento dos direitos civis, faça uma excursão no Capitólio antes de explorar locais no centro da cidade, como a Dexter Avenue King Memorial Baptist Church (Igreja Batista Dexter Avenue King Memorial), onde o Dr. King viveu, pregou e planejou o boicote aos ônibus da Montgomery. Visite mais tarde a Rosa Parks Library and Museum (Museu e Biblioteca Rosa Parks) e o Freedom Rides Museum (Museu da Liberdade de Viajar), uma celebração às pessoas de todas as raças que protestaram contra o transporte público segregado. Vá para Haynesville e o Lowndes Interpretive Center (Centro Interpretativo Lowndes) e veja exposições no caminho realizadas à beira da estrada. Ao chegar a Selma, vá ao Selma Interpretive Center (Centro Interpretativo de Selma); o local nos conta como as forças armadas atacaram a primeira onda de manifestantes no Domingo Sangrento. Antes de prosseguir rumo ao Mississippi, vale a pena conferir estes lugares: a Brown Chapel African Methodist Episcopal Church (Igreja Metodista Episcopal Africana Brown Chapel), onde as manifestações começaram, o National Voting Rights Museum (Museu Nacional dos Direitos de Voto) e o Slavery & Civil War Museum (Museu da Escravidão e da Guerra Civil Americana).

399 km
4 horas de carro
04
O Alamo Theater em Jackson, Mississippi
Ver mais

Jackson, Mississippi: o coração do ativismo pelos direitos civis

No trajeto rumo à capital do Mississippi, pare em Meridian, um centro do ativismo pelos direitos civis, e relembre mártires dessa luta, como James Chaney, morto durante o "Verão da Liberdade" de 1964. De lá, vá para Jackson e o Smith Robertson Museum and Cultural Center (Museu e Centro Cultural Smith Robertson), localizado nas instalações da primeira escola pública de afro-americanos no Mississippi. Em seguida, visite a Tougaloo College (Faculdade Tougaloo) e explore a Farish Street, um centro histórico de negócios negros, incluindo o restaurado Alamo Theater (Teatro Álamo). Experimente os sanduíches de linguiça quente defumada quando a fome apertar. Jackson foi também o lar do famoso defensor dos direitos civis Medgar Evers, cujo museu de mesmo nome conta sua vida e assassinato em 1963 por um defensor da supremacia branca. No caminho para a sua próxima parada, encontre-se com Sylvester Hoover em Greenwood e ele o levará até a Bryant’s Grocery (Merceria Bryant's) na cidade de Money, um lugar ligado a Emmett Till, jovem assassinado aos 14 anos de idade. A morte de Till é frequentemente associada ao despertar do mundo para a luta pelos direitos civis nos EUA. Se você tiver tempo, solicite as viagens alternativas de Hoover para outros locais relacionados aos direitos civis no Mississippi.

Mais informações
423 km
4,5 horas de carro
05
Little Rock Central High School National Historic Site, um dos mais importantes locais dos direitos civis nos EUA
Ver mais

Little Rock, Arkansas: lar do Central High School National Historic Site e muitas outras atrações

A 4,5 horas de carro de Jackson, Little Rock (Arkansas) abriga um dos mais importantes marcos dos direitos civis do país: o Central High School National Historic Site. Ali, em 1957, o grupo de estudantes afro-americanos Little Rock Nine ingressou em uma escola de ensino médio somente para brancos em busca de educação de qualidade. Use o app do Arkansas Civil Rights History Tour para conhecer mais de 35 pontos de interesse relacionados à população afro-americana na área de Little Rock. No centro da cidade, percorra a Arkansas Civil Rights Heritage Trail, que celebra os sacrifícios e conquistas dos ativistas da igualdade racial e étnica no Arkansas. Feche sua viagem visitando outra grande variedade de atrações, como o Mosaic Templars Cultural Center; o Clinton Presidential Center, onde fica a árvore de Anne Frank; a Daisy Bates House; e “Testament", monumento em homenagem ao Little Rock Nine e primeiro memorial aos direitos civis inaugurado na capital de um estado do Sul dos EUA. Antes de partir para o Tennessee, prove a comida do Lassis Inn ou do Sims Bar-B-Que, restaurantes tradicionais de Little Rock pertencentes a afro-americanos que ganharam prestígio nacional ao longo dos anos.

220 km
2,25 horas de carro
06
O National Civil Rights Museum em Memphis, Tennessee
Ver mais

Música e museus dos direitos civis em Memphis, Tennessee

Memphis foi determinante no movimento dos direitos civis, algo que se mistura com seu lendário cenário musical. Comece sua visita com toda seriedade no Memphis’ National Civil Rights Museum (Museu Nacional dos Direitos Civis de Memphis) no Lorraine Motel e veja um pouco da varanda e do quarto do motel onde Luther King Jr. foi assassinado. Do outro lado do museu, fica a pensão que serviu de hospedagem para o atirador. Neste Edifício Legado, exposições detalham a investigação, perseguição e prisões associadas ao assassinato de King. Memphis está repleta de outros importantes locais envolvendo os direitos civis: do Burkle Estate, uma famosa parada na Underground Railroad (Ferrovia Subterrânea), e as históricas placas que homenageiam ativistas como Ida B. Wells ao Mason Temple (Templo Mason), onde o Dr. King proferiu seu lendário discurso final. Você não pode deixar de conhecer o Beale Street’s Withers Collection Museum & Gallery (Museu e Galeria da Coleção Withers de Beale Street) . Encerre sua visita no Memphis Rock ‘n’ Soul Museum (Museu do Rock 'n' Roll em Memphis) ou o Stax Museum of American Soul Music (Museu Stax da Música Soul Norte-americana), onde você fará um mergulho no cenário musical de Memphis e conhecerá suas ligações com a história mais ampla dos direitos civis no sul dos EUA. Essas paradas simplesmente irão inspirar a trilha sonora da última parte de sua viagem a Atlanta.

Mais informações
610 km
6 horas de carro
07
APEX Museum em Atlanta, Georgia
Ver mais

O legado de Martin Luther King Jr. está vivo em Atlanta, Georgia

É uma longa, mas recompensadora viagem até Atlanta, uma cidade transbordante de cultura, onde casas e igrejas históricas, festivais e o novo Center for Civil and Human Rights (Centro de Direitos Civis e Humanos) consolidam Atlanta como um centro dos direitos civis. Atlanta, porém, é provavelmente mais famosa por ser a terra natal de Martin Luther King Jr. Faça uma excursão guiada à casa onde King nasceu na Auburn Avenue e, de lá, explore elementos autoguiados do Luther King Jr. National Historic Site (Local Histórico Nacional Martin Luther King Jr.): a Ebenezer Baptist Church (Igreja Batista Ebenézer), onde três gerações da família King pregaram; o The King Center (Centro King), onde King e sua esposa, Coretta, foram enterrados; e a International Civil Rights Walk of Fame (Calçada da Fama dos Direitos Civis Internacionais), onde estão gravadas as pegadas de Rosa Parks, Desmond Tutu e outros. Cercando o local, o distrito de Sweet Auburn o convida a explorar por sua própria conta. De março a novembro, você pode passear a pé na companhia de um especialista do Atlanta Preservation Center (Centro de Preservação de Atlanta) como guia ou, se preferir, fazer uma excursão pelo local por conta própria, parando no APEX Museum (Museu APEX), cujas exposições contam a história de Sweet Auburn, um bairro surgido em meados do século XIX. Quando estiver pronto para partir, o Atlanta’s Hartsfield-Jackson International Airport (Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta) fica a apenas 13 quilômetros do centro da cidade.

Golden Gate Bridge, São Francisco, Califórnia
Ver mais
Continuar explorando