-
Ver mais
Comece por King’s Footsteps em Birmingham, Alabama
-
Ver mais
Um microcosmo de luta pelos direitos civis em Tuskegee, Alabama
-
Ver mais
Siga a Selma to Montgomery National Historic Trail
-
Ver mais
Jackson, Mississippi: o coração do ativismo pelos direitos civis
-
Ver mais
Little Rock, Arkansas: lar do Central High School National Historic Site e muitas outras atrações
-
Ver mais
Música e museus dos direitos civis em Memphis, Tennessee
-
Ver mais
O legado de Martin Luther King Jr. está vivo em Atlanta, Georgia
Mudando os rumos da liberdade: uma excursão histórica através dos direitos civis
- Distância da rota:
- 2.091 km
- Tempo recomendado:
- 1-2 semanas
Um tributo à luta em homenagem ao legado do sudeste dos EUA
Dentre os temas dominantes no sul do país, os direitos civis representam um dos mais controversos. Não apenas por ser um tema causador de divisões, mas porque seguir sua corrente de pensamento é reviver altos e baixos e compreender como esses altos e baixos atraem a atenção e incendeiam o vigor para promover mudanças positivas. Ao longo desta rota, cujo itinerário inclui a casa onde nasceu Martin Luther King Jr. e o local do seu assassinato, você conhecerá, em memoriais, museus e pontos históricos, os soldados do movimento: crianças, colaboradores, clérigos e outros. Você também terá um vislumbre da comovente cultura sulista enquanto aprecia a farta culinária, músicas de blues e celebrações divertidas nas metrópoles e cidades ao longo do caminho.
Comece por King’s Footsteps em Birmingham, Alabama
Pegue um voo direto para o Aeroporto Internacional Shuttlesworth de Birmingham – batizado em homenagem ao Reverendo Fred Shuttlesworth, ativista de direitos civis – ou saia de carro do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta e faça um percurso de aproximadamente duas horas e meia. Sua viagem o conduzirá ao coração de uma vibrante e tradicionalíssima cidade onde a figura de Martin Luther King, Jr. está estampada por todos os cantos. O grande e falecido ativista visitou o lugar em abril de 1963, ano em que eventos ligados aos direitos civis fizeram história em Birmingham. Faça a sua primeira parada no Birmingham Civil Rights District (Distrito dos Direitos Civis de Birmingham), onde você poderá conhecer pontos de encontro de manifestantes no Kelly Ingram Park (Parque Kelly Ingram), e também o Birmingham Civil Rights Institute (Instituto de Direitos Civis de Birmingham), que mantém a porta e as barras da cela onde King escreveu "Letter from Birmingham Jail" (Carta Escrita na Prisão de Birmingham) e a filmagem do discurso "I Have a Dream" (Eu Tenho Um Sonho). Perto dali, visite o Fourth Avenue North Historic District, o distrito dos negócios negros na era King, e a 16th Street Baptist Church (Igreja Batista da 16th Street), onde os vibrantes cultos de domingo mudaram um pouco desde os tempos em que King era um visitante.
Um microcosmo de luta pelos direitos civis em Tuskegee, Alabama
Tuskegee oferece um amplo panorama da história dos direitos civis por meio de seus inúmeros monumentos e museus. Comece na Tuskegee University (Universidade de Tuskegee), anteriormente o Tuskegee Institute (Instituto de Tuskegee), fundada por Booker T. Washington em 1881 como escola para treinar professores afro-americanos. Faça sua visita em um fim de semana para aproveitar as excursões guiadas a The Oaks, o lar de Washington, ou explore o George Washington Carver Museum (Museu George Washington Carver) e o próprio campus, um distrito histórico de destaque. Vá até a capela da universidade, onde espirituais afro-americanos são retratados em vitrais conhecidos como as "Singing Windows" (Janelas Cantantes). Também vale a pena visitar o Tuskegee Airmen National Historic Site (Local Histórico Nacional dos Aviadores de Tuskegee), que conta a história dos pilotos negros pioneiros por meio de seu museu-hangar, exposições à beira da estrada e eventos regulares, incluindo espetáculos aéreos. Antes de sair de Tuskegee, organize uma parada no Tuskegee Human & Civil Rights Multicultural Center (Centro Multicultural dos Direitos Humanos e Civis de Tuskegee), onde exposições traçam paralelos entre o conflito dos direitos civis nos EUA da metade do século XX e os primeiros conflitos entre exploradores europeus e as tribos nativas americanas: amplo material para explorar em seu trajeto rumo oeste até Selma.
Siga a Selma to Montgomery National Historic Trail
A viagem entre Tuskegee e Jackson levará você por Montgomery e depois Selma, os pontos de partida e chegada dos 87 quilômetros da Selma to Montgomery National Historic Trail (Trilha Histórica Nacional de Selma a Montgomery), que celebra aqueles que protestaram nas ruas pelo direito ao voto em 1965. Em Montgomery, um dos alicerces do movimento dos direitos civis, faça uma excursão no Capitólio antes de explorar locais no centro da cidade, como a Dexter Avenue King Memorial Baptist Church (Igreja Batista Dexter Avenue King Memorial), onde o Dr. King viveu, pregou e planejou o boicote aos ônibus da Montgomery. Visite mais tarde a Rosa Parks Library and Museum (Museu e Biblioteca Rosa Parks) e o Freedom Rides Museum (Museu da Liberdade de Viajar), uma celebração às pessoas de todas as raças que protestaram contra o transporte público segregado. Vá para Haynesville e o Lowndes Interpretive Center (Centro Interpretativo Lowndes) e veja exposições no caminho realizadas à beira da estrada. Ao chegar a Selma, vá ao Selma Interpretive Center (Centro Interpretativo de Selma); o local nos conta como as forças armadas atacaram a primeira onda de manifestantes no Domingo Sangrento. Antes de prosseguir rumo ao Mississippi, vale a pena conferir estes lugares: a Brown Chapel African Methodist Episcopal Church (Igreja Metodista Episcopal Africana Brown Chapel), onde as manifestações começaram, o National Voting Rights Museum (Museu Nacional dos Direitos de Voto) e o Ancient Africa Enslavement and Civil War Museum (Museu da Escravatura da África Antiga e da Guerra Civil Americana).
Jackson, Mississippi: o coração do ativismo pelos direitos civis
No trajeto rumo à capital do Mississippi, pare em Meridian, um centro do ativismo pelos direitos civis, e relembre mártires dessa luta, como James Chaney, morto durante o "Verão da Liberdade" de 1964. De lá, vá para Jackson e o Smith Robertson Museum and Cultural Center (Museu e Centro Cultural Smith Robertson), localizado nas instalações da primeira escola pública de afro-americanos no Mississippi. Em seguida, visite a Tougaloo College (Faculdade de Tougaloo) e explore a Farish Street, um centro histórico de negócios negros, incluindo o restaurado Alamo Theater (Teatro Álamo). Experimente os sanduíches de linguiça quente defumada quando a fome apertar. Jackson foi também o lar do famoso defensor dos direitos civis Medgar Evers, cujo museu de mesmo nome conta sua vida e assassinato em 1963 por um defensor da supremacia branca. No caminho para a sua próxima parada, encontre-se com Sylvester Hoover em Greenwood e ele o levará até a Bryant’s Grocery (Merceria Bryant's) na cidade de Money, um lugar ligado a Emmett Till, jovem assassinado aos 14 anos de idade. A morte de Till é frequentemente associada ao despertar do mundo para a luta pelos direitos civis nos EUA. Se você tiver tempo, solicite as viagens alternativas de Hoover para outros locais relacionados aos direitos civis no Mississippi.
Little Rock, Arkansas: lar do Central High School National Historic Site e muitas outras atrações
A 4,5 horas de carro de Jackson, Little Rock, no Arkansas, abriga um dos mais importantes marcos dos direitos civis do país: o Central High School National Historic Site (Sítio Histórico Nacional da Central High School). Ali, em 1957, o grupo de estudantes afro-americanos conhecido como Little Rock Nine ingressou em uma escola de ensino médio somente para brancos em busca de educação de qualidade. Use o app da Arkansas Civil Rights History Tour (Excursão pela História dos Direitos Civis do Arkansas) para conhecer mais de 35 pontos de interesse relacionados à população afro-americana na região de Little Rock. No centro da cidade, percorra o Arkansas Civil Rights Heritage Trail (Circuito Tradicional dos Direitos Civis do Arkansas), que celebra os sacrifícios e conquistas daqueles que lutaram por justiça racial e étnica no Arkansas. Encerre sua viagem em Little Rock visitando várias outras atrações, como o Mosaic Templars Cultural Center (Centro Cultural Mosaic Templars); o Clinton Presidential Center (Centro Presidencial Clinton) e sua exposição Anne Frank Tree (Árvore de Anne Frank); e o "Testament", monumento em homenagem ao Little Rock Nine e primeiro memorial aos Direitos Civis inaugurado na capital de um estado do Sul dos EUA. Antes de partir para sua próxima parada no Tennessee, prove a comida do Lassis Inn ou do Sims Bar-B-Que, restaurantes tradicionais de Little Rock pertencentes a afro-americanos que ganharam prestígio nacional ao longo dos anos.
Música e museus dos direitos civis em Memphis, Tennessee
Memphis foi determinante no movimento dos direitos civis, algo que se mistura com seu lendário cenário musical. Comece sua visita com toda seriedade no Memphis’ National Civil Rights Museum (Museu Nacional dos Direitos Civis de Memphis) no Lorraine Motel e veja um pouco da varanda e do quarto do motel onde Luther King Jr. foi assassinado. Do outro lado do museu, fica a pensão que serviu de hospedagem para o atirador. Neste Edifício Legado, exposições detalham a investigação, perseguição e prisões associadas ao assassinato de King. Memphis está repleta de outros importantes locais envolvendo os direitos civis: do Burkle Estate, uma famosa parada na Underground Railroad (Ferrovia Subterrânea), e as históricas placas que homenageiam ativistas como Ida B. Wells ao Mason Temple (Templo Mason), onde o Dr. King proferiu seu lendário discurso final. Você não pode deixar de conhecer o Beale Street’s Withers Collection Museum & Gallery (Museu e Galeria da Coleção Withers de Beale Street). Encerre sua visita no Memphis Rock ‘n’ Soul Museum (Museu do Rock 'n' Roll em Memphis) ou o Stax Museum of American Soul Music (Museu Stax da Música Soul Norte-americana), onde você fará um mergulho no cenário musical de Memphis e conhecerá suas ligações com a história mais ampla dos direitos civis no sul dos EUA. Essas paradas simplesmente irão inspirar a trilha sonora da última parte de sua viagem a Atlanta.