Skip to main content
  • Algumas das cenas do filme "Lincoln" se passam na Brickhouse Run de Petersburg, nas proximidades de Richmond, na Virgínia
    Ver mais

    Richmond, Virgínia: um destino épico

  • The Inn at Rodanthe em Outer Banks, na Carolina do Norte, que serviu de cenário para a história de amor de "Noite de Tormenta"
    Ver mais

    Belo cenário na praia em Outer Banks, na Carolina do Norte

  • O encantador centro de Wilmington, na Carolina do Norte, local de gravação de diversas cenas do cinema e da TV
    Ver mais

    Sets em Wilmington, na Carolina do Norte

  • Pineapple Fountain no Charleston Waterfront Park
    Ver mais

    O encanto de Charleston, na Carolina do Sul

  • Mercer Williams House em Savannah, na Georgia, que aparece em cenas do filme "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal"
    Ver mais

    Cena final em Savannah, na Georgia

French Quarter em Charleston, na Carolina do Sul
Ver mais

Locações de filmes rodados na região sul do país

  • Distância da rota:
    1195,00 km
  • Tempo recomendado:
    5 dias

Onde o cenário, muitas vezes, se torna a estrela

A região sul do país é usada como cenário para gravações desde o início do século XX, mas houve um crescimento exponencial nas produções rodadas na Carolina do Norte, na Virgínia e na Georgia ao longo dos últimos 30 anos. Os pitorescos salgueiros chorões, os calçadões de paralelepípedos e as belas praias são planos de fundo impressionantes e figuram em cenas inesquecíveis. Além disso, os impostos para as filmagens na região são convidativos. Se quiser sentar-se no banco onde Forrest Gump esperou pelo ônibus, conhecer o lugar onde Abraham Lincoln fez um famoso discurso ou fazer um passeio de canoa nas águas que aparecem no filme "Diário de uma Paixão", conheça os antigos sets de filmagens onde essas cenas foram gravadas, assista a gravação de produções atuais e aprecie a beleza surpreendente.

01
Algumas das cenas do filme "Lincoln" se passam na Brickhouse Run de Petersburg, nas proximidades de Richmond, na Virgínia
Ver mais

Richmond, Virgínia: um destino épico

Richmond, capital do estado da Virgínia, antiga capital dos Estados Unidos Confederados durante a Guerra Civil Americana na década de 1860, atrai turistas há 400 anos. Hoje, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Richmond, você encontra uma combinação cosmopolita de artes, cerveja artesanal, recreação ao ar livre e delícias culinárias. Também é fácil conhecer a história local com visitas a monumentos, pontos de referência, campos de batalha e lugares que aparecem nas telas do cinema. O filme mais famoso rodado em Richmond, o épico "Lincoln", de Steven Spielberg, conta a história do ex-presidente dos Estados Unidos. As filmagens do longa lançado em 2012 aconteceram em diversos pontos da cidade e levaram mais de 53 dias. Você pode conhecer os principais locais que aparecem na produção, como o belo e histórico Jefferson Hotel, que hospedou boa parte do elenco e da equipe, o Balliceaux, restaurante frequentado pelo ator Joseph Gordon-Levitt, e a Maymont, uma propriedade de 40 hectares que conta com uma mansão da Era Dourada e belos jardins, que serviu de cenário para a rendição da cidade de Appomattox e de um trajeto de carruagem feito pelo presidente e sua esposa, representada por Sally Field. A equipe também filmou em Petersburg, nas proximidades, em locais como o Centre Hill Museum (Museu Centre Hill), que Abraham Lincoln visitou em abril de 1865. Para as filmagens, a Union Station (Estação Central) de Petersburg foi transformada em um edifício federal de Washington, D.C., e a área logo ao norte da estação abrigava cavalos, carruagens e carroças.

Mais cenas do cinema: Petersburg também serviu de plano de fundo para diversas cenas do filme "Cold Mountain", romance sobre a Guerra Civil Americana lançado em 2003. Alguns dos outros filmes rodados em Richmond são "O Chacal", "A Volta do Todo Poderoso", "A Conspiração", "Lolita" e "Hannibal".

Mais informações
333 km
4 horas de carro
02
The Inn at Rodanthe em Outer Banks, na Carolina do Norte, que serviu de cenário para a história de amor de "Noite de Tormenta"
Ver mais

Belo cenário na praia em Outer Banks, na Carolina do Norte

Saindo de Richmond, siga em direção a sudeste até essa ilha-barreira. É fácil entender por que a bela Rodanthe foi escolhida como cenário do romance "Noites de Tormenta", lançado em 2008 com base no best-seller de Nicholas Sparks.  Visitando algumas das inesquecíveis locações do filme, você conhecerá um pouco da vida local. Uma das casas à beira-mar passou por uma grande reforma antes do início das gravações para poder servir de cenário para a pousada do filme. O local está disponível para locação, mas as reservas são concorridas. Leve seus binóculos para conhecer outro local de gravação, o Pea Island National Wildlife Refuge (Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Pea Island), um paraíso de 2.361 hectares para mais de 360 espécies de aves. Ao longo da Highway 12, rodovia estreita que proporciona belas vistas, o filme mostrou os pôneis que vivem na região de Outer Banks há mais de 400 anos. Tome a balsa em direção à Ocracoke Island, que serviu de locação para algumas cenas, e faça excursões a locais como o Ocracoke Lighthouse (Farol de Ocracoke) e a Teach's Hole Blackbeard Exhibit and Pirate Specialty Shop. 

Mais cenas do cinema: parte da Cape Lookout National Seashore, na parte sul da região conhecida como Outer Banks, serviu de plano de fundo para uma cena do filme "The Butcher's Wife", de 1991. Além disso, diversas cenas do filme "Projeto Brainstorm", de 1983, foram gravadas na região de Outer Banks, inclusive no Wright Brothers National Memorial (Memorial Nacional aos Irmãos Wright), em Kill Devil Hills.

Mais informações
415 km
5 horas de carro
03
O encantador centro de Wilmington, na Carolina do Norte, local de gravação de diversas cenas do cinema e da TV
Ver mais

Sets em Wilmington, na Carolina do Norte

Siga para o sul, até Wilmington, cidade litorânea conhecida como "Hollywood do Leste", onde já foram rodados mais de 400 filmes e programas de televisão, que vão desde grandes sucessos, como "Homem de Ferro 3" até filmes e seriados independentes. A beleza e a diversidade geográfica – incluindo um centro encantador às margens do rio, uma bela zona rural e três praias – tornam a região a locação ideal. Para conhecer um set de filmagens, confira as excursões pelos EUE/Screen Gems Studios, uma instalação de Wilmington onde mais de 350 filmes, programas de televisão e projetos comerciais foram rodados desde 1985. Após a excursão, aproveite para comer no Catch, o restaurante favorito de Gwyneth Paltrow durante a gravação do filme "Homem de Ferro 3", ou no Ports of Call em Southport, onde Julianne Hough celebrou seu 23º aniversário durante a gravação de "Um Porto Seguro". Apenas 48 quilômetros ao sul de Wilmington, Southport serviu de cenário para a produção "Um Porto Seguro", inspirado em um romance de Nicholas Sparks. Nas proximidades, passeie pela Fort Fisher State Recreation Area (Área de Recreação Estadual de Forte Fisher), local onde os personagens Katie e Alex (interpretados por Julianne Hough e Josh Duhamel) se beijam. 

Mais cenas do cinema: conheça por conta própria outras locações que apareceram na tela dos cinemas e visite locais de Wilmington que serviram para gravações de filmes como "Dormindo com o Inimigo", "Um Morto Muito Louco", "Um Amor para Recordar", "Império dos Discos, Uma Loja Muito Louca - Sexo, Rock & Confusão", "Família do Bagulho" e "Invocação do Mal".

275 km
3 horas de carro
04
Pineapple Fountain no Charleston Waterfront Park
Ver mais

O encanto de Charleston, na Carolina do Sul

Seguindo pela Carolina do Sul, imagine-se caminhando em ruas arborizadas, revestidas em paralelepípedos. A bela cidade portuária de Charleston espera por você com sua hospitalidade sulista e locais históricos que levam os visitantes em uma viagem no tempo. Com a proximidade às praias, não impressiona que a cidade tenha atraído a atenção de produtores que tentam capturar todo o encanto e toda a beleza natural da região por terra e pela água.  As estrelas Rachel McAdams e Ryan Gosling, de "Diário de uma Paixão", gravaram diversas cenas em antigas fazendas da região de Charleston, como Boone Hall Plantation e Calhoun Mansion. Caminhe por The Battery, um calçadão histórico de Charleston, para pisar no mesmo local onde atores e atrizes já pisaram. Explore os mais antigos jardins dos Estados Unidos em Middleton Place, que serviu de locação para cenas do filme "O Patriota". Siga meia hora de carro para o norte, até Cypress Gardens, na cidade de Moncks Corner, na Carolina do Sul, local que já apareceu em uma série de filmes.

Mais cenas do cinema: o interesse em Charleston como locação para gravações começou a crescer em meados dos anos 90, com filmes como "Meninos de Deus", "Duro de Matar 3: A Vingança", "O Chacal", "O Professor Aloprado 2" e "O Príncipe das Marés", inspirado em um romance de Pat Conroy. As produções rodadas mais recentemente na região, como "Querido John", outro título inspirado em um livro de Nicholas Sparks, e a épica minissérie sobre a Guerra Civil Americana, "Norte e Sul", continuam levando a cidade de volta às telas. 

172 km
2 horas de carro
05
Mercer Williams House em Savannah, na Georgia, que aparece em cenas do filme "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal"
Ver mais

Cena final em Savannah, na Georgia

Uma das melhores coisas da última parada, Savannah, são as 22 praças públicas localizadas no distrito histórico da cidade, às margens do rio. Essas áreas à sombra convidam os visitantes a se sentarem para apreciar a região. Nas proximidades das praças é possível encontrar casas históricas, museus, catedrais decoradas, cafés, teatros e destinos agitados da vida noturna. Explore a região a pé ou embarque em um bonde para ver de tudo e impressionar-se com a história, que remonta ao final do século XVII. Em 1997, o filme "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal" mostrou a beleza de Savannah para o público que, até então, desconhecia a beleza impressionante dessa cidade. As cenas do filme foram rodadas por toda a cidade, em locais como o The Mercer Williams House (Museu Mercer House), o belo Forsyth Park (Parque Forsyth), o Tomochichi Federal Building (Prédio Federal Tomochichi), um marco histórico nacional, o Churchill's Pub e o Bonaventure Cemetery (Cemitério Bonaventure). O banco no qual Tom Hanks permaneceu sentado durante boa parte do filme "Forrest Gump" encontra-se no Savannah's History Museum (Museu de História de Savannah), mas a famosa cena do ponto de ônibus foi filmada na Chippewa Square (Praça Chippewa). Diversas cenas do thriller "Cabo do Medo", de 1991, e do filme "Lendas da Vida", dirigido por Robert Redford, foram gravadas em Savannah e outras partes da Carolina do Sul. "Lendas da Vida" conta a história de um veterano de guerra desiludido, o Capitão Rannulph Junuh, que aprende a jogar golfe em sua cidade natal, Savannah, em um estado conhecido por seus belos campos.

Atrações imperdíveis: no caminho para o Aeroporto Internacional de Savannah/Hilton Head, pense em todos os filmes que você precisa assistir para ajudar a manter a jornada cinematográfica pela região sul dos Estados Unidos viva em sua mente.

Mais informações