Skip to main content
  • Aproveite o tempo na Tumon Bay
    Ver mais

    Aproveite o tempo na Tumon Bay

  • Sabor local: saboreie uma refeição na praia
    Ver mais

    Sabor local: saboreie uma refeição na praia

  • Refúgio em Ritidian Point
    Ver mais

    Refúgio em Ritidian Point

  • Dê um mergulho na Inarajan Natural Pool
    Ver mais

    Dê um mergulho na Inarajan Natural Pool

  • Conheça o povo de Hagåtña
    Ver mais

    Conheça o povo de Hagåtña

Aprecie sabores exclusivos em meio à intocada beleza natural
Ver mais

Guam: uma ilha repleta de belezas naturais e charme cultural

Por Amy Lynch

  • Distância da rota:
    116,00 km
  • Tempo recomendado:
    2 days

Aprecie sabores exclusivos em meio à intocada beleza natural

Conhecida como o lugar "onde o dia nos EUA começa", a ilha de Guam é literalmente o primeiro pedaço de terra nos EUA a receber a luz do sol todos os dias. Popular entre os visitantes por sua estonteante beleza tropical, Guam é um paraíso para os que gostam de viajar de carro, com novos sabores, aventuras e descobertas por todos os cantos. A cultura chamorro é algo que o irá impressionar ao longo da sua viagem pela ilha de Guam. Traços da forte influência espanhola podem ser vistos por toda parte em Guam, da música, arte e arquitetura à sua famosa e deliciosa culinária. Visto que o território de Guam tem apenas 48 quilômetros de comprimento e não mais do que 15 quilômetros de largura em qualquer ponto, não é difícil localizar-se na ilha. Sendo assim, para curtir ao máximo a sua estadia, faça esta viagem de carro que o conduzirá por toda a ilha.

01
Aproveite o tempo na Tumon Bay
Ver mais

Aproveite o tempo na Tumon Bay

A maioria dos viajantes inicia a sua estada na ilha em Tamuning, na Tumon Bay (Baía de Tumon), ou na vizinha Alapung Beach (Praia de Alapung), ambas a pouca distância do aeroporto com acesso pela Route 10A e a South Marine Corps Drive. Este trecho de litoral oferece esportes aquáticos cujos fornecedores são conhecidos por suas excursões de parasail, aluguéis de banana boat, passeios para prática de snorkel, encontros com golfinhos e muito mais, além de uma variedade de empresas de mergulho dedicadas a proporcionar experiências com SCUBA capazes de eletrizar até mesmo os viajantes mais experientes. 

Guam é quase toda circundada pela Mariana Trench (Trincheira de Mariana), ou seja, está próxima às águas mais profundas do planeta e é um local imperdível para mergulhadores certificados de todos os níveis de habilidade.  Dois recifes artificiais celebram a história militar da ilha e, ao mesmo tempo, apresentam aos exploradores submarinos um par inesquecível de vistas globalmente importantes: um navio de guerra alemão da Primeira Guerra Mundial e um cargueiro japonês da Segunda Guerra Mundial.

1 km
02
Sabor local: saboreie uma refeição na praia
Ver mais

Sabor local: saboreie uma refeição na praia

Para ter uma amostra real de Guam, uma infinidade de opções gastronômicas encabeçam a lista de pratos "imperdíveis" de qualquer visitante desejoso de experimentar os melhores e os mais ousados sabores da ilha. O prato mais característico de Guam é o kelaguen, uma refeição feita com frango (embora outras variações incluam peixe, carne ou SPAM), limão, cebolas e coco como ingredientes principais, cozidos em ácido cítrico, mas não aquecidos, criando um verdadeiro mosaico de sabores.

Após aguçar o apetite ao calor do sol na Tumon Bay, os viajantes famintos se reúnem a um quarteirão da Tumon Beach no Beachin' Shrimp para saborear porções de kelaguen ou aventurar-se um quarteirão a mais até o Meskla Dos para apreciar um clássico hambúrguer norte-americano com batatas fritas e anéis de cebola. Para manterem-se refrescados no clima marinho tropical, os viajantes e os moradores locais saboreiam bebidas como chá de limão engarrafado, chá de leite assam e ponche chamorro. Como opção, a Gun Beach (Praia de Gun), situada a apenas 100 metros norte da belíssima Crystal Chapel (Capela Crystal) na Tumon Bay, é um tranquilo lugar cujo o excelente e solitário pub anuncia a entrada para um longo e sereno litoral. No Guam Beach Bar, os visitantes apreciam um prato local favorito de frango assado e costelas, servido com arroz vermelho, espiga de milho e molho de finadene, um condimento salgado à base de soja típico de Guam.

30 km
1 hora de carro
03
Refúgio em Ritidian Point
Ver mais

Refúgio em Ritidian Point

Para apreciar o que há de mais grandioso em termos naturais, pegue a Route 3A de Guam e siga até Ritidian Point, onde um refúgio nacional da vida selvagem o aguarda no extremo norte da ilha. Coberta por uma exuberante vastidão verdejante e com vista para uma infinita expansão azul, a calma glória do chamado da natureza pode ser ouvida nas ondas próximas aos pontos mais distantes de Guam. O refúgio, completo com trilhas de caminhada, excursões em cavernas, praia de areias brancas, um centro dedicado à natureza e ruínas recém-descobertas de uma antiga vila, abre apenas aos sábados, domingos, segundas e terças. 

55 km
1,5 hora de carro
04
Dê um mergulho na Inarajan Natural Pool
Ver mais

Dê um mergulho na Inarajan Natural Pool

Para desfrutar de uma experiência genuinamente "guamaniana", siga tranquilamente pela sinuosa estrada de 55 quilômetros que percorre todo o centro da ilha após sair de Ritidian Point. Pegue a Route 4 de Guam até a região sudeste, onde se situa a Inarajan Natural Pool (Piscina Natural de Inarajan), que está ligada a um parque público. Graças ao seu surgimento natural em meio a uma série de formações de corais, as rasas águas salgadas proporcionam condições para banhos e criam o lugar perfeito para praticantes de snorkel ainda sem experiência e banhistas casuais, que poderão observar toda sorte de peixes tropicais bem de perto.

30 km
1 hora de carro
05
Conheça o povo de Hagåtña
Ver mais

Conheça o povo de Hagåtña

Nenhuma exploração a Guam é completa sem uma imersão sensorial total em sua cultura local, e grande parte dela pode ser vista na capital de Hagåtña, um trajeto de 30 quilômetros pela Route 4, saindo da piscina natural. A cidade está situada ao sul de Alapung e Tamuning/Tumon Bay e encerra um tesouro de experiências enriquecedoras. Sua pequena população, que mal chega a 1.000 pessoas, convida os visitantes curiosos a conhecer suas apresentações culturais em cartaz o ano todo, os museus, as catedrais, os restaurantes e os mercados. 

O Guam Museum (Museu de Guam) oferece um vislumbre da história da ilha, enquanto os restaurantes e lojas da capital proporcionam aos visitantes a oportunidade de estabelecer contatos pessoais com os moradores locais por meio de utensílios feitos à mão e da gastronomia de chamorro. Para curtir uma experiência tipicamente local, visite a Chamorro Village em Hagåtña em uma noite de quarta-feira, quando o mercado central da cidade fervilha ao aroma de churrascos, ao som da música e ante uma comemoração coletiva de patrocínios feitos por pequenas empresas em apoio aos artistas, produtores e proprietários de Guam.