-
Ver mais
Nashville, Tennessee: canções contagiantes na cidade da música
-
Ver mais
Huntsville, Alabama: história americana e beleza natural
-
Ver mais
Muscle Shoals, Alabama: cidade pequena, música grandiosa
-
Ver mais
Birmingham, Alabama: cultura e gastronomia no coração do Alabama
-
Ver mais
Montgomery, Alabama: a incrível história do sul
-
Ver mais
Litoral do Alabama: beleza natural na praia
-
Ver mais
Nova Orleans, Louisiana: destino imperdível no sul
De Nashville a Nova Orleans passando pelo Alabama: excursão pelas cidades do sul
- Distância da rota:
- 1.331 km
- Tempo recomendado:
- 1-2 semanas
História, música, cultura e a clássica comida sulista: uma genuína definição do extremo sul dos EUA.
Reserve tempo para fazer esta viagem de carro de Nashville a Nova Orleans passando pelo Alabama e conheça os marcos históricos mais famosos da região. No caminho, você avistará uma instalação da NASA, visitará uma das maiores cidades musicais da qual provavelmente nunca ouviu falar, saboreará pratos de uma culinária premiada, curtirá uma aula de história e conhecerá uma vida noturna inesquecível.
Nashville, Tennessee: canções contagiantes na cidade da música
Desembarque no Aeroporto Internacional de Nashville (BNA) e alugue um carro. A cidade de Nashville é um centro musical de influências tão fortes que até mesmo o aeroporto é palco de mais de 700 espetáculos ao vivo em cartaz o ano todo. Parte do triângulo musical do sul (inclui ainda Memphis e Muscle Shoals, Alabama), Nashville ostenta um cenário musical inigualável. O centro da cidade o aguarda com apresentações de música country no Grand Ole Opry; aqui acontece a produção da transmissão ao vivo há mais tempo no ar nos EUA. Encante-se com os trajes, carros, instrumentos e outras lembranças no Country Music Hall of Fame and Museum (Galeria da Fama e Museu da Música Country). Você ficará por dentro de tudo sobre o "homem de preto" no Johnny Cash Museum (Museu Johnny Cash). Solte a voz no mesmo microfone usado por Elvis Presley no RCA Studio B. A região também deve sua fama ao uísque Jack Daniel’s, envelhecido em barris. Aproveite os passeios diários da destilaria em Lynchburg (há também passeios sem consumo de bebida alcoólica). Experimente o frango apimentado de Nashville, o churrasco assado lentamente ou os pratos caseiros do sul antes de prosseguir para Huntsville, Alabama.
Huntsville, Alabama: história americana e beleza natural
Cruzar a divisa do estado é uma viagem ladeada por pequenas cidades e a zona rural. Sua primeira parada no coração do extremo sul é Huntsville, uma cidade cujo desenvolvimento se deu a partir da economia do algodão e da ferrovia, transformando-se de posto avançado das tropas da União durante a Guerra Civil Americana em um epicentro da ciência e da exploração espacial. Hoje, você encontra um interessante espectro de locais históricos relacionados, dentre eles um dos mais antigos depósitos ferroviários ainda em existência e uma das maiores concentrações de casas com arquitetura pré-guerra civil, que servem como pano de fundo histórico para o avançadíssimo U.S. Space & Rocket Center (Centro Espacial e de Foguetes dos EUA) e o Marshall Space Center (Centro de Voos Espaciais Marshall), que é o centro de visitantes oficial da NASA, onde também fica o Space Camp. Confira a vasta coleção de objetos de viagens espaciais, um genuíno foguete Saturn V e a única "estrutura completa" do mundo: ônibus espacial, propulsores de foguete e tanque externo. Não deixe de saborear algo no German Biergarten. Explore o lado natural de Huntsville visitando o Huntsville Botanical Garden (Jardim Botânico de Huntsville) ou o Monte Sano State Park (Parque Estadual de Monte Sano). Vistas tranquilas das montanhas, a incrível folhagem da estação e atividades ao ar livre fazem deste parque um dos melhores de Huntsville para relaxar. Perto dali, outra parada no triângulo musical do sul é Muscle Shoals.
Muscle Shoals, Alabama: cidade pequena, música grandiosa
Não fique com o pé atrás em seguir por uma hora pela I-65 para visitar Muscle Shoals. Se você não assistiu ao documentário homônimo, logo descobrirá porque esta cidade fora do circuito convencional é chamada de a Capital Mundial da Gravação de Sucessos. Com a criação do FAME Studios e do Muscle Shoals Sound Studio na década de 1960, o chamado Muscle Shoals Sound se desenvolveu de uma mistura de blues e gospel tradicionais com melodias R & B e country. Você ouvirá grandes sucessos das paradas, como "Brown Sugar" dos Rolling Stones, "Kodachrome" de Paul Simon e "I’ll Take You There" das Staple Sisters, sem falar nas grandes canções de Aretha Franklin, Etta James, Otis Redding, Rod Stewart e Bob Dylan. Explore esses estúdios para ter uma verdadeira ideia do quão grandiosa é a influência musical da cidade. Na vizinha Tuscumbia, conheça o berço de Helen Keller. Há excursões guiadas de segunda a sábado, além de um festival realizado em homenagem a Keller todos os anos no mês de junho. Após um dia no território da música, siga para Birmingham e divirta-se com uma eclética mistura de atividades e cultura.
Birmingham, Alabama: cultura e gastronomia no coração do Alabama
A região rural dá lugar à atmosfera urbana em seu trajeto até Birmingham, a maior cidade do estado. Desenvolvida a partir das indústrias de carvão, aço e ferroviária, Birmingham tornou-se um centro cultural no qual não falta a genuína hospitalidade sulista. Os amantes de motocicleta ficarão eletrizados com a maior coleção mundial desses veículos de duas rodas e de carros da Lotus no Barber Vintage Motorsports Museum (Museu Vintage de Motorsports Barber). Conheça fatos históricos importantíssimos no Birmingham Civil Rights National Monument (Monumento Nacional dos Direitos Civis de Birmingham), um distrito com quatro quarteirões onde está localizada a Igreja Batista na 16th Street e o Birmingham Civil Rights Institute (Instituto dos Direitos Civis de Birmingham), repleto de exposições e artefatos. Para o jantar, faça reservas em um dos restaurantes locais de Frank Stitt (premiado chef da James Beard Foundation), dentre eles o Highlands Bar and Grill, o Chez Fonfon ou o Bottega Restaurant. Vivencie todas essas emoções na Gip’s Place em Bessemer, uma estalagem com temática blues fora do circuito convencional que agita os amantes da música há mais de 60 anos. Próxima parada: Montgomery.
Montgomery, Alabama: a incrível história do sul
A conexão entre Birmingham e Montgomery é um compartilhamento de histórias do extremo sul. Montgomery é o palco da criação dos Estados Confederados da América em 1861; aqui também, um século depois, chegou o Dr. Martin Luther King, Jr. como pregador desconhecido e organizador de protestos pacíficos que culminaram no vultoso movimento pelos direitos civis nos EUA. Visite centros culturais arraigados de importância histórica, como o Civil Rights Memorial Center (Centro Memorial aos Diretos Civis), o Rosa Parks Library and Museum (Museu e Biblioteca Rosa Parks) e a Igreja Batista King Memorial da Dexter Avenue, onde Martin Luther King Jr. ajudou a coordenar o famoso boicote aos ônibus de Montgomery. O centro de Montgomery é compacto, ideal para pedestres e repleto de locais imperdíveis, como o Hank Williams Museum (Museu Hank Williams) e a First White House of the Confederacy (Primeira Casa Branca da União). Visite o bairro Old Cloverdale para conhecer o F. Scott and Zelda Fitzgerald Museum (Museu F. Scott e Zelda Fitzgerald), situado na casa do famoso casal da Era do Jazz. Para coroar o dia, que tal um jantar, bebidas e diversão ao vivo às margens do Rio Alabama? Dê um pulinho ao Capitol Oyster Bar, um famoso ponto de encontro às margens do rio, antes de seguir para o litoral.
Litoral do Alabama: beleza natural na praia
Vá para o litoral e desfrute do luxo relaxante de hospedar-se em uma agradável cidade do golfo. Localizada na Baía de Mobile e dominada no passado por franceses, britânicos e espanhóis, as influências culturais da cidade de Mobile podem ser vistas na arquitetura e na atmosfera de seus sete Distritos Históricos listados nos Registros Nacionais. Sede da primeira comemoração do Mardi Gras nos EUA em 1703, Mobile é especialista em festividades; exemplo disso são as duas semanas e meia do seu festival anual! Curta o lado mais pacato de Mobile fazendo um passeio de barco pelo delta do rio Mobile-Tensaw, conhecido como o Amazonas dos E