Skip to main content
  • Vista do horizonte de Nashville, Tennessee
    Ver mais

    Nashville, Tennessee: canções contagiantes na cidade da música

  • Explorando o U.S. Space and Rocket Center em Huntsville, Alabama
    Ver mais

    Huntsville, Alabama: história americana e beleza natural

  • Passeio pelo Muscle Shoals Sound Studio no Alabama
    Ver mais

    Muscle Shoals, Alabama: cidade pequena, música grandiosa

  • Uma placa de neon sinaliza o Gip’s Place, um icônico "juke joint" em Bessemer, Alabama
    Ver mais

    Birmingham, Alabama: cultura e gastronomia no coração do Alabama

  • King Memorial Baptist Church na Dexter Avenue em Montgomery, no Alabama
    Ver mais

    Montgomery, Alabama: a incrível história do sul

  • Restaurantes à beira-mar em Mobile, Alabama
    Ver mais

    Litoral do Alabama: beleza natural na praia

  • Dançando nas ruas ao som da música dos artistas em Nova Orleans, Louisiana
    Ver mais

    Nova Orleans, Louisiana: destino imperdível no sul

Placa de Bem-vindo a Muscle Shoals no Alabama
Ver mais

De Nashville a Nova Orleans através do Alabama: excursão pelas cidades do extremo sul

Por Zaida Rios

  • Distância da rota:
    1,331,00 km
  • Tempo recomendado:
    1-2 semanas

História, música, cultura e a clássica comida sulista: uma genuína definição do extremo sul dos EUA.

Reserve tempo para fazer esta viagem de carro de Nashville a Nova Orleans passando pelo Alabama e conheça os marcos históricos mais famosos da região. No caminho, você avistará uma instalação da NASA, visitará uma das maiores cidades musicais da qual provavelmente nunca ouviu falar, saboreará pratos de uma culinária premiada, curtirá uma aula de história e conhecerá uma vida noturna inesquecível.

01
Vista do horizonte de Nashville, Tennessee
Ver mais

Nashville, Tennessee: canções contagiantes na cidade da música

Desembarque no Aeroporto Internacional de Nashville (BNA) e alugue um carro. A cidade de Nashville é um centro musical de influências tão fortes que até mesmo o aeroporto é palco de mais de 700 espetáculos ao vivo em cartaz o ano todo. Parte do triângulo musical do sul (inclui ainda Memphis e Muscle Shoals, Alabama), Nashville ostenta um cenário musical inigualável. O centro da cidade o aguarda com apresentações de música country no Grand Ole Opry; aqui acontece a produção da transmissão ao vivo há mais tempo no ar nos EUA. Encante-se com os trajes, carros, instrumentos e outras lembranças no Country Music Hall of Fame and Museum (Galeria da Fama e Museu da Música Country). Você ficará por dentro de tudo sobre o "homem de preto" no Johnny Cash Museum (Museu Johnny Cash). Solte a voz no mesmo microfone usado por Elvis Presley no RCA Studio B. A região também deve sua fama ao uísque Jack Daniel’s, envelhecido em barris. Aproveite os passeios diários da destilaria em Lynchburg (há também passeios sem consumo de bebida alcoólica). Experimente o frango apimentado de Nashville, o churrasco assado lentamente ou os pratos caseiros do sul antes de prosseguir para Huntsville, Alabama.

185 km
2 horas de carro
02
Explorando o U.S. Space and Rocket Center em Huntsville, Alabama
Ver mais

Huntsville, Alabama: história americana e beleza natural

Cruzar a divisa do estado é uma viagem ladeada por pequenas cidades e a zona rural. Sua primeira parada no coração do extremo sul é Huntsville, uma cidade cujo desenvolvimento se deu a partir da economia do algodão e da ferrovia, transformando-se de posto avançando das tropas da União durante a Guerra Civil Americana em um epicentro da ciência e da exploração espacial. Hoje, você encontra um interessante espectro de locais históricos relacionados, dentre eles um dos mais antigos depósitos ferroviários ainda em existência e uma das maiores concentrações de casas com arquitetura pré-guerra civil, que servem como pano de fundo histórico para o avançadíssimo U.S. Space & Rocket Center (Centro Espacial e de Foguetes dos EUA) e o Marshall Space Center (Centro de Voos Espaciais Marshall), que é o centro de visitantes oficial da NASA, onde também fica o Space Camp. Confira a vasta coleção de objetos de viagens espaciais, um genuíno foguete Saturn V e a única "estrutura completa" do mundo: ônibus espacial, propulsores de foguete e tanque externo. Não deixe de saborear algo no German Biergarten. Explore o lado natural de Huntsville visitando o Huntsville Botanical Garden (Jardim Botânico de Huntsville) ou o Monte Sano State Park (Parque Estadual de Monte Sano). Vistas tranquilas das montanhas, a incrível folhagem da estação e atividades ao ar livre fazem deste parque um dos melhores de Huntsville para relaxar. Perto dali, outra parada no triângulo musical do sul é Muscle Shoals.

Mais informações
113 km
1,15 hora de carro
03
Passeio pelo Muscle Shoals Sound Studio no Alabama
Ver mais

Muscle Shoals, Alabama: cidade pequena, música grandiosa

Não fique com o pé atrás em seguir por uma hora pela I-65 para visitar Muscle Shoals. Se você não assistiu ao documentário homônimo, logo descobrirá porque esta cidade fora do circuito convencional é chamada de a Capital Mundial da Gravação de Sucessos. Com a criação do FAME Studios e do Muscle Shoals Sound Studio na década de 1960, o chamado Muscle Shoals Sound se desenvolveu de uma mistura de blues e gospel tradicionais com melodias R & B e country. Você ouvirá grandes sucessos das paradas, como "Brown Sugar" dos Rolling Stones, "Kodachrome" de Paul Simon e "I’ll Take You There" das Staple Sisters, sem falar nas grandes canções de Aretha Franklin, Etta James, Otis Redding, Rod Stewart e Bob Dylan. Explore esses estúdios para ter uma verdadeira ideia do quão grandiosa é a influência musical da cidade. Na vizinha Tuscumbia, conheça o berço de Helen Keller. Há excursões guiadas de segunda a sábado, além de um festival realizado em homenagem a Keller todos os anos no mês de junho. Após um dia no território da música, siga para Birmingham e divirta-se com uma eclética mistura de atividades e cultura.

182 km
2 horas de carro
04
Uma placa de neon sinaliza o Gip’s Place, um icônico "juke joint" em Bessemer, Alabama
Ver mais

Birmingham, Alabama: cultura e gastronomia no coração do Alabama

A região rural dá lugar à atmosfera urbana em seu trajeto até Birmingham, a maior cidade do estado. Desenvolvida a partir das indústrias de carvão, aço e ferroviária, Birmingham tornou-se um centro cultural no qual não falta a genuína hospitalidade sulista. Os amantes de motocicleta ficarão eletrizados com a maior coleção mundial desses veículos de duas rodas e de carros da Lotus no Barber Vintage Motorsports Museum (Museu Vintage de Motorsports Barber). Conheça fatos históricos importantíssimos no Birmingham Civil Rights National Monument (Monumento Nacional dos Direitos Civis de Birmingham), um distrito com quatro quarteirões onde está localizada a Igreja Batista na 16th Street e o Birmingham Civil Rights Institute (Instituto dos Direitos Civis de Birmingham), repleto de exposições e artefatos. Para o jantar, faça reservas em um dos restaurantes locais de Frank Stitt (premiado chef da James Beard Foundation), dentre eles o Highlands Bar and Grill, o Chez Fonfon ou o Bottega Restaurant. Vivencie todas essas emoções na Gip’s Place em Bessemer, uma estalagem com temática blues fora do circuito convencional que agita os amantes da música há mais de 60 anos. Próxima parada: Montgomery.

150 km
1,5 hora de carro
05
King Memorial Baptist Church na Dexter Avenue em Montgomery, no Alabama
Ver mais

Montgomery, Alabama: a incrível história do sul

A conexão entre Birmingham e Montgomery é um compartilhamento de histórias do extremo sul. Montgomery é o palco da criação dos Estados Confederados da América em 1861; aqui também, um século depois, chegou o Dr. Martin Luther King, Jr. como pregador desconhecido e organizador de protestos pacíficos que culminaram no vultoso movimento pelos direitos civis nos EUA. Visite centros culturais arraigados de importância histórica, como o Civil Rights Memorial Center (Centro Memorial aos Diretos Civis), o Rosa Parks Library and Museum (Museu e Biblioteca Rosa Parks) e a Igreja Batista King Memorial da Dexter Avenue, onde Martin Luther King Jr. ajudou a coordenar o famoso boicote aos ônibus de Montgomery. O centro de Montgomery é compacto, ideal para pedestres e repleto de locais imperdíveis, como o Hank Williams Museum (Museu Hank Williams) e a First White House of the Confederacy (Primeira Casa Branca da União). Visite o bairro Old Cloverdale para conhecer o F. Scott and Zelda Fitzgerald Museum (Museu F. Scott e Zelda Fitzgerald), situado na casa do famoso casal da Era do Jazz. Para coroar o dia, que tal um jantar, bebidas e diversão ao vivo às margens do Rio Alabama? Dê um pulinho ao Capitol Oyster Bar, um famoso ponto de encontro às margens do rio, antes de seguir para o litoral.

Mais informações
270 km
2,5 horas de carro
06
Restaurantes à beira-mar em Mobile, Alabama
Ver mais

Litoral do Alabama: beleza natural na praia

Vá para o litoral e desfrute do luxo relaxante de hospedar-se em uma agradável cidade do golfo. Localizada na Baía de Mobile e dominada no passado por franceses, britânicos e espanhóis, as influências culturais da cidade de Mobile podem ser vistas na arquitetura e na atmosfera de seus sete Distritos Históricos listados nos Registros Nacionais. Sede da primeira comemoração do Mardi Gras nos EUA em 1703, Mobile é especialista em festividades; exemplo disso são as duas semanas e meia do seu festival anual! Curta o lado mais pacato de Mobile fazendo um passeio de barco pelo delta do rio Mobile-Tensaw, conhecido como o Amazonas dos EUA e o segundo maior estuário fluvial do país. Na costa, Gulf Shores é um deleite para quem adora praias e, aqui, elas são de areias branquinhas e banhadas pelas águas quentes do Golfo. Relaxe na praia, saboreie uma bebida em um dos bares à beira-mar e aprecie a música ao vivo ante a belíssima vista da orla. Quando a fome bater, uma boa pedida são as porções de frutos do mar fresquinhos oferecidos nos pontos favoritos locais, como o Tacky Jacks ou a Original Oyster House. Relaxado? Então é hora de seguir para sua próxima parada: Nova Orleans.

Mais informações
232 km
2,15 horas de carro
07
Dançando nas ruas ao som da música dos artistas em Nova Orleans, Louisiana
Ver mais

Nova Orleans, Louisiana: destino imperdível no sul

Siga rumo oeste pela I-10 até a lendária Nova Orleans. Famosa por sua atmosfera festiva e uma cozinha generosa, a cidade de Nova Orleans não pode ficar de fora de nenhum itinerário pelo sudeste. Estacione o carro no hotel do French Quarter (Quarteirão Francês) ou nos distritos vizinhos, já que você não precisará dele para ir à maioria das atrações mais populares. Embarque no bonde da linha St. Charles Streetcar, o mais antigo ainda em circulação nos EUA, e faça um passeio pelos bairros pitorescos, mansões históricas e carvalhos cobertos de musgo, tudo isso por apenas US$ 2,50 em uma viagem de ida e volta. Compre lembranças e aperitivos locais no French Market, pare para tomar um café de chicória e experimentar uns beignets cobertos com açúcar no Café du Monde, tire fotos e leia a sorte na Jackson Square. Encerre a noite com uma magnífica música ao vivo na Frenchmen Street. Há muitos outros lugares para explorar, como o Mardi Gras World e seus coloridos carros alegóricos e trajes; o Audubon Zoo, um zoológico voltado para a família, e o Aquarium of the Americas (Aquário das Américas); o National World War II Museum (Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial); e o belíssimo New Orleans City Park (Parque da Cidade de Nova Orleans). O Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleans (MSY) oferece acesso fácil a destinos em todo o mundo para o seu voo de retorno.