Skip to main content
  • Música ao vivo em um festival em Nashville, Tennessee
    Ver mais

    Nashville, Tennessee: entrando em sintonia com a cidade da música

  • Explorando Memphis, Tennessee de bicicleta
    Ver mais

    Memphis, Tennessee: aqui é o lar do Blues

  • Placa de Bem-vindo a Muscle Shoals, Alabama
    Ver mais

    Muscle Shoals e Florence: mais música no Rio Tennessee

  • Pôr do sol ao som de música ao vivo no Sloss Music & Arts Festival em Birmingham, Alabama
    Ver mais

    Birmingham, Alabama: rica em história e cultura

  • Little River Canyon National Preserve, situada próximo a Fort Payne, Alabama
    Ver mais

    Fort Payne: aventura nas montanhas

  • O Georgia Aquarium em Atlanta
    Ver mais

    Atlanta, Georgia: cidade grande, grandes atrações

Selfie no lado externo do Muscle Shoals Sound Studio, no Alabama
Ver mais

Cenários e sons do sul dos EUA: Nashville, Memphis, norte do Alabama e Atlanta

Por Zaida Rios

  • Distância da rota:
    1,127,00 km
  • Tempo recomendado:
    1-2 semanas

Chamando todos os amantes da música! Com a evolução da música nos EUA, o norte do Alabama e as cidades vizinhas do Tennessee têm uma história conhecida para contar.

Podemos dizer que o blues, o country e o rock ‘n’ roll nasceram nestas regiões do extremo sul. Faça uma viagem de carro de empolgar até mesmo os fãs mais exigentes da música. Explore todas as três paradas do triângulo musical do sul: Nashville, Memphis e Muscle Shoals; conheça importantes locais dos direitos civis em Birmingham e curta atrações de nível internacional em Atlanta em algumas das cênicas paradas no trajeto.

01
Música ao vivo em um festival em Nashville, Tennessee
Ver mais

Nashville, Tennessee: entrando em sintonia com a cidade da música

Assim que você colocar seus pés no Aeroporto Internacional de Nashville (BNA), os sons da música ao vivo estarão lá para saudá-lo. Alugue um carro e siga até o centro da cidade, onde você encontrará as mais incríveis atrações musicais. Nashville compõe o triângulo musical do sul (do qual também fazem parte Memphis e Muscle Shoals), uma região rica em produção e influência musicais. Assista a uma apresentação ao vivo ou faça um tour pelos bastidores do Grand Ole Opry. O local transmite seus concertos ao vivo todas as semanas desde 1925, o que faz deste o programa de rádio há mais tempo no ar nos EUA. No County Music Hall of Fame and Museum (Museu e Galeria da Fama da Música Country), veja lembranças fascinantes e centenas de placas concedidas aos maiores astros e estrelas da música country. Faça um passeio guiado pelo RCA Studio B, famoso por produzir canções memoráveis de Dolly Parton, Elvis Presley e Roy Orbison. Os fãs de Johnny Cash poderão conhecer tudo sobre a vida desta lenda no museu que leva seu nome, o Johnny Cash Museum. Com tantas coisas para ver e tantas opções diferentes de lojas, restaurantes e vida noturna, não é de surpreender a designação de Nashville como um dos maiores destinos de viagem pela Frommer’s and Travel + Leisure. Bem, depois de uma bela apresentação desta meca da música, é hora de seguir rumo oeste até Memphis.

341 km
3 horas de carro
02
Explorando Memphis, Tennessee de bicicleta
Ver mais

Memphis, Tennessee: aqui é o lar do Blues

A travessia pelo estado o levará através do Rio Tennessee, passando por longos trechos de cenários abertos até chegar a Memphis. Famosa como o lar do blues e o berço do rock ‘n’ roll, Memphis vibra o ano todo ao som da música ao vivo. Beale Street é onde todo o agito acontece. Calçadas enfileiradas de bares com música Blues e apresentações musicais improvisadas aparecem aqui e ali o tempo todo. Participe de uma excursão guiada pelo Sun Studio, onde lendas como B.B. King, Elvis Presley, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis iniciaram suas carreiras. Lembranças de ícones da música soul do quilate de Tina Turner e Isaac Hayes podem ser vistas no Stax Museum of American Soul Music (Museu Stax de Música Soul Americana). Sem dúvida alguma, Graceland de Elvis Presley é a atração imperdível de Memphis. Esta imensa propriedade inclui a mansão, o museu da carreira do astro e seus automóveis e uma coleção dos luxuosos aviões pessoais do Rei. Com pouco tempo ou não sabe por onde começar? A Backbeat Tours oferece itinerários com pontos de interesse imperdíveis em Memphis. Vai ser difícil se despedir de Memphis, mas você nem imagina as atrações sensacionais que o aguardam em Muscle Shoals, Alabama.

Mais informações
245 km
2,5 horas de carro
03
Placa de Bem-vindo a Muscle Shoals, Alabama
Ver mais

Muscle Shoals e Florence: mais música no Rio Tennessee

No extremo noroeste do Alabama, às margens do Rio Tennessee, você descobrirá uma pequena cidade de grande influência musical. Muscle Shoals é chamada de a Capital Mundial da Gravação de Sucessos, com sua produção de música definida pelo Muscle Shoals Sound: uma mistura de blues, gospel e soul com rock e country. Você reconhecerá essa mistura em canções como "Brown Sugar" dos The Rolling Stones e "I’ll Take You There" das Staple Sisters, todas gravadas aqui mesmo em Muscle Shoals. Inúmeros outros mega-astros como Paul Simon, Bob Dylan, Rod Stewart e Bob Seger gravaram também no Muscle Shoals Sound Studio. Conheça os bastidores em uma excursão guiada. Aventure-se pela floresta no Rattlesnake Saloon para saborear um almoço e ouvir música ao vivo na caverna nesta experiência simplesmente inesquecível. Se fizer sua visita no verão, reserve um dia para assistir ao W.C. Handy Music Festival em Florence. Uma homenagem ao pai do Blues, W.C. Handy, este festival apresenta dez dias de música ao vivo e eventos especiais em locais espalhados pela cidade. De Muscle Shoals, siga para Birmingham e mergulhe ainda mais na cultura e na história do Alabama.

Mais informações
182 km
2 horas de carro
04
Pôr do sol ao som de música ao vivo no Sloss Music & Arts Festival em Birmingham, Alabama
Ver mais

Birmingham, Alabama: rica em história e cultura

A menos de duas horas de distância, Birmingham é um dos marcos históricos mais importantes do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA. Comece sua exploração no Birmingham Civil Rights National Monument (Monumento Nacional dos Direitos Civis de Birmingham) no centro de Birmingham. Admire as impressionantes estátuas e locais importantes, como a histórica Igreja Batista na 16th Street, um marco histórico nacional, e as exposições e galerias do Birmingham Civil Rights Institute (Instituto dos Direitos Civis de Birmingham). Confira os centros de entretenimento mais badalados de Birmingham para curtir música ao vivo: Uptown, Five Points South, Lakeview e Avondale, todos com excelentes opções de vida noturna e restaurantes. Birmingham é abundante em festivais e eventos. Depois de se divertir à vontade, descanse em Birmingham. Será muito bom poupar as energias para fazer umas excursões ao ar livre em Fort Payne.

153 km
1,5 hora de carro
05
Little River Canyon National Preserve, situada próximo a Fort Payne, Alabama
Ver mais

Fort Payne: aventura nas montanhas

Deixe as luzes da cidade para trás e rume até o belíssimo extremo nordeste do Alabama. Situada em um vale entre Lookout Mountain e Sand Mountain, Fort Payne lhe dará inúmeros motivos para se declarar um amante dos ambientes ao ar livre. Explore a pé a Little River Canyon National Preserve (Reserva Nacional de Little River Canyon) e conheça o lugar onde o Little River flui do topo da montanha para se precipitar em magníficas quedas d'água. Faça um cruzeiro pelo belíssimo trajeto que atravessa a reserva e tire fotos incríveis do alto dos mirantes; a brilhante folhagem do outono é de uma singularidade espetacular. Siga para o DeSoto State Park (Parque Estadual DeSoto) e divirta-se pescando, passeando de caiaque, caminhando, praticando alpinismo e pedalando. Encontrar hospedagem para um pernoite é muito fácil: as acomodações disponíveis no parque incluem desde cabanas rústicas de madeira a tendas de acampamento. Ao nascer do sol, respire o ar das montanhas, saboreie um café da manhã e termine sua viagem de carro na grande cidade de Atlanta.

Mais informações
192 km
2,15 horas de carro
06
O Georgia Aquarium em Atlanta
Ver mais

Atlanta, Georgia: cidade grande, grandes atrações

Ao se aproximar de Atlanta, ninguém acredita que há pouco menos de duas horas estava nas montanhas. Uma palavra resume Atlanta: grande. A cidade é uma das maiores áreas metropolitanas dos EUA e, indiscutivelmente, a capital cultural do sul. Para os viajantes, a região representa uma incrível seleção de atividades ideais a todas as idades. Tire fotos das fontes no Centennial Olympic Park (Parque Olímpico Centenário) e, de lá, siga a pé até o World of Coca-Cola para explorar uma das marcas mais famosas e reconhecidas do mundo. Você conhecerá o cofre onde a receita secreta é mantida e poderá provar produtos do mundo inteiro. A família toda irá adorar o Georgia Aquarium, o maior aquário do hemisfério ocidental, além do vizinho Children’s Museum of Atlanta (Museu Infantil de Atlanta). Os fanáticos por noticiários poderão dar uma espiada nos bastidores de uma transmissão no CNN Studio. Não deixe de visitar o gigantesco Center for Civil and Human Rights (Centro para os Direitos Humanos e Civis) e prestar sua homenagem no Martin Luther King Jr. National Historic Site (Local Histórico Nacional Martin Luther King Jr.). Dica: adquira o Atlanta CityPASS. Com ele, você garante descontos na entrada em cinco pontos populares de interesse. O Aeroporto Internacional de Atlanta (ATL) é o mais movimentado do mundo. Pegue seu voo de volta para casa sem qualquer dificuldade.