Skip to main content

Samoa Americana

Samoa Americana
Ver mais

Praias e natureza inspiradoras

A Samoa Americana é um destino tropical de beleza natural exuberante e rico em cultura polinésia. A principal atração é o National Park of American Samoa (Parque Nacional da Samoa Americana), que abrange partes das ilhas de Tutuila, Ta’u, and Ofu. Mergulhe, faça snorkeling e caminhe pelas paisagens intocadas da floresta tropical, das praias e dos recifes de coral, habitados por espécies selvagens. A capital Pago Pago, situada na ilha de Tutuila, oferece atividades e atrações populares: caminhadas pelo Mount ‘Alava (monte 'Alava), Two Dollar Beach, o National Marine Sanctuary of American Samoa (Santuário Marinho Nacional da Samoa Americana), hotéis, compras e gastronomia na Pago Plaza e na Fagatogo Square (praça de Fagatogo). Se estiver em busca de isolamento, as praias de Ofu vão te surpreender. Setembro e outubro são os melhores meses para observar as baleias-jubarte, mas é possível avistar uma infinidade de outras espécies o ano todo, de morcegos e lagartixas a golfinhos e tartarugas-marinhas.

Preservação da cultura polinésia

A Samoa Americana é uma experiência mágica para entusiastas da cultura. Exceto pela introdução da cultura cristã no século XIX, a cultura é praticamente a mesma há três mil anos. A aiga, ou família estendida, é a base da sociedade. Há muito respeito pelos idosos e pelos chefes dos vilarejos, ou matai. Mais de 90% dos nativos falam o idioma samoano. É possível ver locais vestidos com a lavalava (sarong) ou puletasi (saia e túnica estampadas), dançando a siva (dança samoana), cozinhando no umu (forno na terra) e bebendo água de coco direto da fruta. Nas vilas, as noites e todo o domingo são dedicados a orações e descanso. Esse é o Fa’a Samoa — o jeito samoano.

O que você deve saber antes de ir

É essencial planejar sua viagem com antecedência. Os únicos voos diretos para Pago Pago saem de Samoa e do Havaí. As atrações mais populares são concorridas; reserve charters de pesca, mergulhos guiados e outros tours pelas ilhas com antecedência sempre que possível. Se você pretende explorar as ilhas remotas de Ofu e Ta’u, reserve os voos antecipadamente e planeje para o começo da viagem. A Samoa Americana fica somente 14 graus ao sul da linha do Equador. Julho é o mês mais frio. Dezembro e janeiro são bastante quentes. Leve chapéu, repelente de insetos e protetor solar, além de roupas leves para explorar as vilas. a moeda local é o dólar americano. Muitas praias e baías fazem parte de propriedades privadas e é comum precisar pagar pequenas taxas de acesso a famílias locais. Além disso, o National Park of American Samoa é alugado para os EUA e, portanto, os serviços oferecidos podem ser diferentes daqueles nos parques nacionais americanos.

Samoa Americana

Samoa Americana
Ver mais

Fato interessante

O National Park of American Samoa é o único parque americano ao sul da linha do Equador.
Ver mais

O National Park of American Samoa é o único parque americano ao sul da linha do Equador.

Pola Ridge Forest, parte do National Park of American Samoa
Ver mais

A família por parte de mãe do astro do cinema Dwayne “The Rock” Johnson é samoana.

A Samoa Americana tem a maior proporção de alistamentos nas forças armadas americanas entre os estados e territórios do país.
Ver mais

A Samoa Americana tem a maior proporção de alistamentos nas forças armadas americanas entre os estados e territórios do país.

Lugares imperdíveis

Vista aérea da ilha de Ofu

National Park of American Samoa

Abrangendo partes de três ilhas, este é o único parque nacional dos EUA ao sul da linha do Equador e um dos mais remotos e intocados do mundo. O acesso mais fácil é pela ilha de Tutuila. Embarque em um aiga, um ônibus familiar, para ir até o parque e caminhar por picos vulcânicos e praias idílicas. Prepare-se para o exercício físico. Planeje com antecedência para conhecer as áreas do parque nas ilhas de Ta'u e Ofu. Remotas e pouco povoadas, essas porções do parque oferecem maravilhosos momentos de isolamento e contemplação.

Vista debaixo d'água em Fagatele Bay

Fagatele Bay

Fagatele Bay (baía de Fagatele), na ilha de Tutuila, faz parte do National Marine Sanctuary of American Samoa, que protege cerca de 168 espécies de corais e 271 espécies de peixes. É considerada a porção de maior biodiversidade do santuário marinho americano. A baía se originou de uma cratera vulcânica e suas águas mornas são rodeadas por montes verdejantes. Traga equipamento para snorkeling ou mergulho.

Fogama'a Bay e cratera

A Fogama’a Bay (baía de Fogama’a) também pertence ao National Marine Sanctuary of American Samoa. Ela fica a leste de Fagatele Bay e também foi formada por uma cratera vulcânica. Traga seu próprio equipamento de snorkel para explorar os corais em águas rasas e cristalinas. O caminho até a baía tem vista para as ondas batendo nos penhascos rochosos e entradas para cavernas. A vila de Vaitogi fica próximo dali. Pergunte sobre a lenda da tartaruga e do tubarão para conhecer o folclore local.

Mergulho no porto da ilha de Aunuu

Ilha de Aunu'u

Pegue um barco em Auasi, Tutuila, para conhecer a ilha de Aunu’u. O passeio dura o dia todo. A pequena ilha vulcânica, de 475 habitantes, é coberta por floresta tropical e plantações de taro, um tipo de tubérculo bastante nutritivo. Faimulivai é o maior pântano de água doce da Samoa Americana e é um monumento natural nacional. Passe o dia caminhando e conversando com os locais.

Saiba mais

Recife de corais e picos montanhosos nas Manu'a Islands

Ofu Beach

Os viajantes mais aventureiros precisam conhecer Ofu Beach, nas Manu’a Islands. O pequeno arquipélago é composto por três ilhas: Taʻu, Ofu e Olosega. Ofu se conecta a Olosega por uma ponte, que pode ser cruzada a pé. Entre as atrações estão caminhadas, snorkeling e as praias mais remotas e intocadas que você pode imaginar. Há diversos voos de Pago Pago a Ta'u durante a semana, mas planeje com antecedência para conseguir um dos limitados voos para Ofu ou organizar o transporte por barco.

Mount ‘Alava Adventure Trail/Tramway Memorial & Lookout

Suba no pico de Mount 'Alava para obter as melhores vistas do porto de Pago Pago. Partindo da vila de Vatia, a trilha de 5,6 quilômetros atravessa florestas tropicais, plantações e o National Park of American Samoa. Quando estiver no pico, veja as ruínas do antigo teleférico, que era usado para dar acesso aos equipamentos de transmissão de TV e já foi um dos mais longos do mundo. O cabo que conecta o cume ao porto ainda está lá. Traga muita água e não se esqueça de assinar o registro de visitantes antes de ir embora.

Tisa's Barefoot Bar & Marine Sanctuary

Parte bar pé na areia, parte santuário marinho, o Tisa’s Barefoot Bar é parada obrigatória. Experimente os drinks gelados e a tradicional culinária samoana ou reserve um tour com antecedência para fazer snorkel nas águas cristalinas em frente ao bar. Tisa dedicou décadas de sua vida à preservação das praias e da vida marinha em sua propriedade. Você pode inclusive se hospedar em uma eco-fale (casa) ali na praia, mesmo.

Vista para o distrito ocidental de Tutuila, a partir do leste

A’oloaufou

Também conhecida como A’oloau, esta vila em Tutuila fica a 400 metros do nível do mar. Você precisa alugar um 4x4 para percorrer as estradas esburacadas até lá, mas as vistas impressionantes valem o passeio. Pergunte aos locais onde fica a trilha até Massacre Bay (baía do Massacre). Batizaada em homenagem ao conflito entre exploradores franceses e samoanos ocorrido em 1787, a baía é uma antiga vila e, hoje, é um refúgio relaxante de frente para o mar.

Fagatogo Market

Compre peixe fresco, passeie pelas barracas de alimentos, escolha um item do artesanato local e curta a música gospel ao vivo neste agitado mercado samoano. Não deixe de experimentar as iguarias locais, como fruta-pão, palusami (prato preparado com folhas de taro e carne em conserva), leite de coco e poi fai (pudim de banana).

World War II Heritage Trail

Graças à sua posição estratégica no sul do Pacífico, a Samoa Americana teve papel importante durante a 2ª Guerra Mundial. Percorra a World War II Heritage Trail (Trilha da História da 2ª Guerra Mundial) no National Park of American Samoa para saber mais a respeito da fascinante história da guerra. As trilhas de Blunts Point e Breakers Point têm vistas fantásticas para o porto de Pago Pago e contam com dois canhões preservados da época da guerra.

Explorar: Samoa Americana

Palmeiras em Le Falepule, Tutuila
Ver mais
Explorar: Samoa Americana
Caranguejo na Sailele Beach
Ver mais
Experiência Samoa Americana

Sites oficiais de viagens da Samoa Americana