Skip to main content

Oklahoma: uma autêntica maravilha

Oklahoma: uma autêntica maravilha
Ver mais

Herança dos povos indígenas norte-americanos e a vida dos caubóis em Oklahoma

Oklahoma é o estado dos EUA onde vive a maior população de índios nativos norte-americanos, sendo o lar de 39 tribos. Descubra a rica herança participando da tradicional powwow ou visitando o Chickasaw Cultural Center (Centro Cultural Chickasaw), o Five Civilized Tribes Museum (Museu das Cinco Tribos Civilizadas), o Standing Bear Monument (Monumento ao Índio Standing Bear), o Cherokee Heritage Center (Centro da Tradição Cherokee) e o Red Earth Art Center (Centro de Arte da Terra Vermelha), que apresenta o concorrido Red Earth Native American Cultural Festival (Festival Cultural dos Índios Nativos Norte-Americanos da Terra Vermelha) todos os anos em junho. Duas atrações imperdíveis da arte e cultura do Oeste norte-americano, o Gilcrease Museum em Tulsa e o National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City, apresentam a história dos pioneiros e a cultura dos caubóis. Há outros jeitos de conhecer um pouquinho mais do país: hospede-se em um autêntico rancho de gado em atividade, assista a um rodeio e ouça música country ao vivo em praticamente todas as cidades, todas as noites durante a semana.

 

Marcos importantes da Rota 66

Nenhuma outra rodovia dos EUA tem a mística da Rota 66 e, em Oklahoma, há muito mais dela do que em qualquer outro lugar; isso inclui a faixa calçada conhecida como "ribbon road", uma seção de 2,7 metros de largura pavimentada em 1922. À beira da estrada, você encontra pitorescos marcos icônicos, como uma gigantesca baleia azul, um grande celeiro redondo, um parque de totens tribais, os espetáculos de variedades do Coleman Theatre e a Golden Driller, uma estátua com 23 metros de altura erguida em Tulsa que acabou se transformando em figura icônica e adotada como monumento do estado em 1979. Visite as vastas coleções de souvenires da Mãe das Estradas no Route 66 Interpretive Center (Centro Interpretativo da Rota 66), no Oklahoma Route 66 Museum (Museu de Oklahoma da Rota 66) ou no National Route 66 Museum (Museu Nacional da Rota 66). Quando sentir fome, faça uma parada no Pops 66 Soda Ranch para comer um hambúrguer ou saborear dentre 700 variedades de refrigerantes.

 

Viva na cidade grande

Embora boa parte de Oklahoma se caracterize por pequenas cidades e cenários abertos, o estado não é totalmente rural. Em Oklahoma City, confira o Bricktown, uma meca do entretenimento transformada em distrito comercial, com bares, clubes, boutiques e restaurantes, além da Chesapeake Energy Arena, do Chickasaw Bricktown Ballpark e do passeio em táxi aquático através do coração de Bricktown. Visite atrações voltadas para toda a família, como o Oklahoma City Zoo e o Science Museum Oklahoma no Adventure District. Tire uma foto da Skydance Bridge, uma incrível ponte de pedestres coberta com uma escultura em forma de estrela de 60 metros de altura. Em Oklahoma City, há também um efervescente cenário culinário; basta pedir sugestões aos moradores locais sobre onde encontrar o churrasco favorito, ou um delicioso frango frito, ou ainda um belo hambúrguer com cebolas. O rock agita Tulsa, a segunda maior cidade de Oklahoma, com concertos no BOK Center, no Cain’s Ballroom e no The Joint do Hard Rock Casino. Os amantes da natureza encontrarão atividades nos espaços abertos da própria cidade. Caminhe pelo Turkey Mountain Urban Park, pedale pelo Tulsa River Parks ou pesque nas profundezas da represa do Rio Arkansas.

Oklahoma: uma autêntica maravilha

Oklahoma: uma autêntica maravilha
Ver mais

Fato interessante

Frank Lloyd Wright projetou somente um arranha-céu: o Price Tower, de 19 andares, em Bartlesville.
Ver mais

Frank Lloyd Wright projetou somente um arranha-céu: o Price Tower, de 19 andares, em Bartlesville.

O Centennial Land Run Monument no distrito de Bricktown, Oklahoma City
Ver mais

A história do apelido do estado vem dos colonizadores, que tentavam bater o tempo oficial de partida (e chegar aqui "mais cedo") durante a corrida para assegurar um pedaço de terra em 1889.

O artista de música country, Blake Shelton, em seu restaurante, Ole Red em Tishomingo, Oklahoma
Ver mais

Oklahoma é o berço de alguns dos maiores nomes da música Country, dentre eles Blake Shelton, Carrie Underwood, Garth Brooks, Reba McEntire e Toby Keith.

Lugares imperdíveis

Garrafa de refrigerante iluminada de 20 metros na área externa do restaurante Pops em Arcadia, na Rota 66

Rota 66

Cerca de 650 quilômetros desta icônica rodovia passam por Oklahoma, um trecho mais extenso do que o de qualquer outro estado do país. Além de inúmeras atrações à beira da estrada e restaurantes retrô, visite estes museus dedicados à Mãe das Estradas: o Oklahoma Route 66 Museum em Clinton, o National Transportation and Route 66 Museum em Elk City e o Route 66 Interpretive Center em Chandler.

Família explorando as exposições no National Cowboy & Western Heritage Museum

National Cowboy & Western Heritage Museum

Localizado em Oklahoma City, este museu abriga um incrível acervo de arte e artefatos do Oeste norte-americano. Além de mais de 28.000 objetos, o museu conta também com uma variedade eclética de galerias de exposição, abrangendo rodeios, armas de fogo, arte dos índios nativos norte-americanos, caubóis como vistos pela cultura popular e a Prosperity Junction, uma réplica fiel de uma cidade pioneira do Oeste dos EUA no séculoXIX.

Woolaroc Museum & Wildlife Preserve em Bartlesville, Oklahoma

Woolaroc Museum and Wildlife Preserve

A antiga casa de verão do magnata do petróleo, Frank Phillips, mistura natureza, história e arte em uma única atração. Atravesse a reserva e desfrute da rara oportunidade de ver bem de perto o poderoso bisão, o alce e o gado da espécie Longhorn do Texas. Explore o grandioso museu, com suas coleções de arte do Oeste dos EUA e dos povos indígenas norte-americanos, artefatos pré-históricos de 40 tribos das Planícies e uma vasta exposição de armas de fogo Colt. No chalé, você encontra mobílias autênticas de quando Phillips entretinha dignatários, celebridades, políticos e homens de negócio.

Escultura de um índio nativo norte-americano saudando os visitantes no Gilcrease Museum em Tulsa

Gilcrease Museum

Este museu de Tulsa abriga a maior coleção mundial de arte e artefatos do Oeste norte-americano. No interior do museu, você encontra obras de ícones como Winslow Homer, John Singer Sargent e James McNeill Whistler. A coleção de vestuário, armas e artesanatos dos índios nativos norte-americanos é simplesmente singular. No lado externo, explore os belíssimos jardins temáticos. Fato interessante: faz parte do acervo do museu a única cópia manuscrita e reconhecida de que se tem conhecimento da Declaração da Independência e de Artigos da Confederação.

Demonstração de dança no Chickasaw Cultural Center em Sulphur

Chickasaw Cultural Center

Bem mais do que um museu, esta gigantesca instalação conta a história da Nação Chickasaw, do contato com os primeiros europeus aos dias de hoje. Explore as exposições ricas em detalhes, os jardins bem cuidados, as intrigantes esculturas e a tradicional vila Chickasaw, que apresenta demonstrações ao vivo dos costumes tribais. Não deixe de ver a dança típica diária e aprecie a comida dos nativos norte-americanos, que inclui hambúrguer de carne de búfalo, pão frito e pashofa, uma sopa de milho Chickasaw, no café.

Búfalos livres no Wichita Mountains National Wildlife Refuge em Oklahoma

Wichita Mountain Scenic Byway

Com seus 150 quilômetros e repleta de belezas, a Wichita Mountain Scenic Byway (Estrada Paisagística de Wichita Mountain) atravessas picos e vales das Wichita Mountains. A rota inclui o Wichita Mountains National Wildlife Refuge (Refúgio Nacional de Vida Selvagem das Wichita Mountains), lar de uma rara vastidão de vegetação selvagem natural por onde perambulam bisões, perus selvagens e alces. Leve o almoço para apreciar em uma das cidadezinhas ao longo do trajeto e não deixe de pegar a estrada lateral que leva ao topo do Mount Scott; o pico de 751 metros oferece amplas vistas das Wichita Mountains e do Lago Lawtonka.

Turner Falls Park em Davis, Oklahoma

Turner Falls Park

Se você adora ambientes ao ar livre, o Turner Falls Park nas Arbuckle Mountains é simplesmente completo. Com 23 metros de altura, as Turner Falls são as cachoeiras mais altas do estado e desembocam em uma popular piscina natural de verão, completa com toboáguas e trampolins, tudo ali no parque. Caminhe pelos oito quilômetros de trilhas panorâmicas, explore três cavernas naturais, traga seu almoço para fazer esta viagem de um dia ou acampe durante a noite. Há lanchonetes e mercearias no local.

Vistas espetaculares ao longo da Talimena National Scenic Byway, lado oriental do Oklahoma

Talimena National Scenic Byway

A 87 quilômetros, a Talimena National Scenic Byway (Estrada Paisagística Natural de Talimena) compreende um percurso de poucas horas, mas vale a pena curtir as vistas espetaculares e as encantadoras cidades ao longo do caminho sem pressa. Esta travessia cruza o cume da Rich Mountain e da Winding Stair Mountain no lado oriental de Oklahoma e no lado ocidental do Arkansas. Leia as placas informativas e visite locais históricos, como a Wheelock Academy, a primeira academia educativa da Nação Choctaw, e o Heavener Runestone Park, lar de misteriosas inscrições que, segundo alguns, foram deixas ali pelos Vikings.

Violão em exibição no Woody Guthrie Center em Tulsa

Woody Guthrie Center

Woody Guthrie, ícone da música folk e filho de Oklahoman, compôs "This Land is Your Land", uma canção típica sobre os  EUA; foi mentor de Bob Dylan e pai de Arlo Guthrie, que também se tornou uma lenda do folk. O Woody Guthrie Center em Tulsa exibe cadernos pessoais de Guthrie, além de roupas, instrumentos e outras lembranças. Exibições abrangendo os Dust Bowl e a Grande Depressão, além de fotografias, mapas e exposições interativas, situam a vida do músico em um contexto cultural mais amplo.

Marland Mansion & Estate em Ponca City, Oklahoma

Marland Mansion & Estate

E.W. Marland, magnata do petróleo, fez fortuna na década de 1920 e usou sua riqueza para construir a Marland Mansion em Ponca City. O design em estilo italiano da propriedade de 55 cômodos rendeu-lhe o codinome de "O Palácio na Pradaria". Explore a luxuosa residência, que inclui requintes da época: geladeira, lavadora de pratos e boxe de banho com vários chuveiros. A área da propriedade é muito bem cuidada e proporciona um belíssimo ambiente para um piquenique à tarde, especialmente à sombra da "Pioneer Woman", uma estátua encomendada por Marland para comemorar o espírito das pioneiras.

Explorar: Oklahoma

Pessoas relaxando à beira da água nos Philbrook Museum Gardens em Tulsa
Ver mais
Explorar: Oklahoma

Site oficial de turismo de Oklahoma

Explorar mais
Um belo lago, com as montanhas ao fundo

Destino

Flagstaff