Skip to main content

Louisiana – berço do jazz

Louisiana – berço do jazz
Ver mais

Ícones famosos e agradáveis surpresas

Para muitos, a Louisiana é conhecida como o berço do jazz, o paraíso dos sanduíches "po'boys" super-recheados e onde ocorrem as melhores comemorações do Mardi Gras. A lista das atividades menos conhecidas deste pantanoso estado sulista é deliciosamente nova para quem é de fora: um prato fumegante de gumbo de frutos do mar, beignets fresquinhos e drive-thrus de daiquiri. Felizmente, os inexperientes podem participar de umas das Trilhas gastronômicas da Louisiana para se familiarizarem com os inconfundíveis sabores creole/cajun e a história por trás deles.

Sem contar a batida inconfundível da música zydeco, os canais com sua beleza sombria e os templos sagrados das sacerdotisas vodu (onde você também pode colocar suas energias de volta nos trilhos). Aqui, os músicos de cajun e creole (que criaram as músicas do swamp pop com uma mistura de rock, R&B e blues) vivem em uma nova geração de talentos que move as multidões nas casas de espetáculos locais e intimistas. Outra ótima opção para quem está por fora: uma noite no Blue Moon Saloon and Guesthouse, um histórico bar de música country que recebe apresentações todas as noites. A Louisiana é um local onde a expressão artística floresce e os artistas podem dar asas à criatividade, o que se reflete nas várias galerias com exposições permanentes de artistas de fora.

 

Um lugar como nenhum outro

Só na Louisiana, a corrida de touros da Espanha se transformou em uma atividade em que as pessoas colocam patins e capacetes (com chifres) e saem por aí caçando uns aos outros como "touros de patins". E só na Louisiana é possível encontrar shows com sapos, em vez de shows com cães, e prisioneiros dando uma de caubói nos rodeios das prisões. Esse estado sabe como dar uma boa festa e criar a expectativa da chegada o ano todo: a contagem regressiva de 365 dias para o Mardi Gras, que celebra a Terça-feira Gorda, é o evento mais esperado do ano em todo o estado. Esse festival pré-quaresma/Páscoa, repleto de festas, desfiles, colares de contas, fantasias e tradicionais bolos-rei é um dos eventos mais frequentados de todos os Estados Unidos.

Louisiana – berço do jazz

Louisiana – berço do jazz
Ver mais

Fato interessante

A colorida arquitetura da Royal Street de Nova Orleans, com sua influência espanhola
Ver mais

Grande parte da arquitetura do French Quarter em Nova Orleans é, na verdade, espanhola.

Nottoway Plantation, em White Castle, apenas uma das inúmeras e magníficas mansões da Louisiana
Ver mais

A Nottoway Plantation, em White Castle, é a maior mansão do sul com arquitetura pré-guerra civil e serviu de inspiração para a mansão da animação "A Princesa e o Sapo" da Disney.

Uma estátua de Elvis celebra os dias do rei em um programa de rádio transmitido do Shreveport Municipal Auditorium
Ver mais

A carreira musical de Elvis Presley começou a adquirir projeção no Louisiana Hayride, uma série de concertos transmitidos pelo rádio e realizados periodicamente no Shreveport, o auditório municipal do centro de Louisiana, em 1954.

Lugares imperdíveis

Bandeiras penduradas nas varadas do French Quarter

French Quarter em Nova Orleans

Vieste, viste, mardi grasaste: as visitas à Louisiana só fazem sentido com uma viagem à icônica comunidade onde se encontram inúmeras culturas e tradições. Explore esse histórico distrito nacional, com gastronomia, museus e música incomparáveis, além da famosíssima Bourbon Street.

Saiba mais

Nascer do sol sobre o pântano ao longo da estrada All-American da Creole Nature Trail

Estrada All-American da Creole Nature Trail

Essa rota de 290 quilômetros atravessa a região pantanosa e o litoral de Louisiana e pode ser considerada uma viagem direto ao coração da cultura cajun. Você encontrará jacarés, praias, pesca de caranguejo, pescadores, flores silvestres e inúmeras opções para saborear frutos do mar ao longo dessa belíssima trajetória.

Saiba mais

Avery Island

Esta ilhota sobre um domo de sal na Iberia Parish é lar da TABASCO, onde é possível fazer um tour e experimentar os produtos para depois explorar o agradável ambiente. Visite os Jungle Gardens (Jardins da Selva) e conheça a serenidade da ilha, bem como seus animais selvagens.

Saiba mais

Um tour em aerobarco pela bacia na Atchafalaya National Heritage Area

Atchafalaya National Heritage Area

Aqui, a bacia constitui a maior região de rios pantanosos dos EUA, abrigando florestas de madeira de lei, canais e lagos de águas represadas que compartilham o ambiente com os animais selvagens dos pântanos (inclusive os lagostins). Não deixe de fazer um passeio pela trilha aquática tradicional nesse ambiente espetacular; a trilha conta a incrivelmente complexa história da água, da terra e do povo da região.

Saiba mais

Vermilionville Living History & Folk Life Park

Em Lafayette, esse parque folclórico exalta a cultura acadiana, indígena e creole americana do final do século XVIII e início do século XIX. Dentre os destaques estão 19 atrações, sete residências restauradas, guias em trajes típicos e artesãos locais.

Saiba mais

Um túnel de árvores impressionante que leva à Oak Alley Plantation

Oak Alley Plantation

Que tal conhecer uma genuína residência histórica construída em arquitetura pré-guerra civil? A excursão por Oak Alley leva você diretamente à Big House, uma exposição de acampamentos da Guerra Civil Americana e uma exposição de senzalas. Desfrute também de um buffet de almoço cajun/creole, além do bar de "destilados" e uma loja.

Saiba mais

A imponente Jackson Square

St. Louis Cathedral e Jackson Square

A mais antiga catedral católica dos EUA em funcionamento ininterrupto ergue-se imponente na Jackson Square. As excursões por esse marco histórico são autoguiadas, com paradas imperdíveis no Catholic Cultural Heritage Center (Centro de Tradição Cultural Católica) e no Old Ursuline Convent Museum (Antigo Museu do Convento Ursulino). Depois, explore a Jackson Square, o icônico parque do French Quarter, com toda a sua personalidade.

Um tambor saúda os amantes da música no aclamado Preservation Hall

Preservation Hall

Sem dúvidas, esse é o melhor lugar para curtir o jazz clássico e ao vivo de Nova Orleans, onde a tradição se mantém viva desde 1961. Compre os ingressos para os shows de qualquer noite. O lugar já recebeu apresentações de estilos como rock, country e hip-hop.

Saiba mais

Calçadão em Poverty Point, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO

Poverty Point

Veja o monte de 22 metros de altura, os meios-círculos concêntricos e outras obras, tudo feito à mão pelos índios americanos há 3.400 anos. O Patrimônio Mundial pela UNESCO fica em Pioneer.

Saiba mais

Louisiana State Museum

Cinco dos nove museus do sistema estadual encontram-se no French Quarter: Cabildo, Presbytere, 1850 House, Madame John's Legacy e New Orleans Jazz Museum no Old U.S. Mint. Visite um ou todos.

Saiba mais

Pôr-do-sol colorido sobre a Atchafalaya Basin
Ver mais
Experiência Louisiana

Site oficial de turismo da Louisiana