Califórnia
- Principais aeroportos:
- Los Angeles (LAX)
- San Diego (SAN)
- San Francisco (SFO)
- Apelido:
- O Estado Dourado
Califórnia: um dos melhores destinos do mundo para se passar as férias
A vida ao ar livre: parques nacionais da Califórnia
Excelente ambiente ao ar livre
Os quase 300 parques nacionais e estaduais são uma prova do terreno espetacular onde se encontra a Califórnia.
Com um litoral de cair o queixo, desertos sensacionais e montanhas escarpadas, a Califórnia tem espaços abertos para tudo: de viagens de carro com paisagens deslumbrantes até aventuras repletas de adrenalina.
Nos parques como o Yosemite National Park e o Redwood State and National Park, Patrimônios da Humanidade segundo a UNESCO, há atividades o ano todo. Na primavera, desça os rios do Gold Country de rafting e vá fazer uma caminhada para avistar flores selvagens no Anza-Borrego Desert State Park, ou dê suas tacadas nos famosos campos de golfe. No verão, vá surfar no Orange County ou em Santa Cruz, ou então alugue uma casa-barco em um lago cintilante. Chegando o outono, fotografe a lindíssima folhagem da High Sierra ou vá pisar uvas em uma região vinicultora. No inverno, desça de esqui famosas pistas ou faça um cruzeiro para avistar baleias na North Coast.
Cultura
Faça da riquíssima e variada cultura californiana parte das suas férias.
As artes e a cultura californianas vão além das paredes dos museus de primeira linha. Comunidades como Carmel-by-the-Sea, Idyllwild e Laguna Beach são prova viva da rica herança artística. As missões espanholas dão uma luz sobre as raízes da Califórnia.
Celebre a cena musical do estado em festivais como o Coachella Valley Music and Arts Festival, próximo a Palm Springs, o Monterey Jazz Festival na costa central e o Outside Lands, em San Francisco. Conheça culturas diversas na Chinatown de San Francisco ou o Old Town e suas influências mexicanas, em San Diego.
Mergulhe na famosa cultura de surfe em Huntington Beach, também conhecida como Cidade do Surfe. Maravilhe-se com a magia das estrelas de cinema da Califórnia, sabendo que as maiores celebridades moram e trabalham bem pertinho de Hollywood.
Aventuras urbanas
E quando se trata de diversão na cidade grande, os pontos urbanos da Califórnia brilham.
A Califórnia é uma terra de fantásticos refúgios urbanos, com centros vibrantes como a agitada Union Square de San Francisco, o dinâmico centro e a Sunset Strip de Los Angeles e o histórico Gaslamp Quarter de San Diego. Venha conhecer os sabores criados por chefs celebrados em restaurantes inovadores ou provar a comida de um delicioso food truck, cada vez mais famosos (e deliciosos). Quando escurecer, tome um coquetel preparado por um mixologista, vá a um concerto ou peça ou se jogue na pista de dança a noite inteira.
Reserve um tempo para apreciar atrações urbanas famosas, como o Disneyland Resort em Anaheim, o SeaWorld San Diego e o Universal Studios Hollywood, além de pérolas escondidas de jardins urbanos ocultos para refúgios amplos e verdes, como o Balboa Park e seu internacionalmente famoso zoológico, em San Diego.
Prazer
A Califórnia tem uma série inigualável de experiências inesperadas para você dar um presente a si mesmo.
Escape para a felicidade em um luxuoso spa ou um sereno refúgio do bem-estar. Prove vinhos de primeira em elegantes vinícolas. Entre em estilos da haute couture nas boutiques de Beverly Hills ou no South Coast Plaza, em Costa Mesa. Faça um passeio VIP pelos cenários de filmes e pelas maiores atrações. Saboreie refeições criadas por chefs que ostentam estrelas Michelin, como Thomas Keller, do The French Laundry, em Yountville, e Wolfgang Puck, do Spago, em Los Angeles.
O que não falta são prazeres inestimáveis. Veja um dos melhores shows de luzes do mundo – o pôr do sol californiano – pelos penhascos de Mendocino. Veja a neblina mística tomar a Golden Gate Bridge de San Francisco e contemple arco-íris nas cachoeiras do Yosemite National Park.
A vida ao ar livre: parques nacionais da Califórnia
Fato interessante
Na Califórnia estão o ponto mais alto (Mount Whitney, ou monte Whitney) e o mais baixo (Death Valley, Vale da Morte) dos Estados Unidos continental.