Skip to main content
Dançar salsa nas ruas de San Juan, Porto Rico
Ver mais

Ouça o Soul

Vivencie os EUA

Toda música tem alma, mas com a música soul (“alma” em inglês), o nome já diz tudo. As raízes datam de 1950 com artistas lendários como Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown. Mas o soul tem força ainda nos dias de hoje. Em todo os EUA, você encontrará música e experiências que agitam a alma e fazem você bater as mãos e os pés.

Explore o Soul

Stax Museum of American Soul (Museu Stax do Soul Norte-Americano)

Visite o lugar conhecido como “Soulsville USA” para ver o legado da música soul preservado em Memphis, Tennessee. A história começa no começo dos anos 60, quando os irmãos Jim Stewart e Estelle Axton, daí o nome Stax Records, cultivaram estrelas, incluindo Carla Thomas, Otis Redding, Isaac Hayes e Wilson Picekett. O as exposições do Stax Museum incluem o Cadillac Eldorado 1972 dourado de Hayes, uma pista de dança, artes de álbum, vídeos e uma cabine para ouvir música. Quando em Memphis, não perca o  Memphis Rock n’ Soul Museum, a mansão Graceland de Elvis Presley e a Beale Street.

Museu Motown

Uma das maiores gravadoras de soul formada em Detroit, Michigan, onde nasceu o característico Motown Sound dos anos 60. Faça um passeio pelo antigo lar de Berry Gordy, decorado com uma placa que diz “Hitsville, U.S.A”, onde super grupos como The Supremes, The Jackson 5 e The Temptations gravaram hit após hit no Studio A. Deixe que um guia especialista passeie com você pelo museu, ouça músicas cativantes e veja fantasias, álbuns de ouro e outros itens memoráveis. O Ford Modelo T também foi inventado na Motor City, onde os visitantes encontrarão um pulso energizante em estabelecimentos culturais, distritos de entretenimento e no centro de RiverWalk.

Muscle Shoals Sound Studio

Independentemente de quando você visitar a região noroeste de Alabama, não vai demorar para você descobrir como o Muscle Shoals Sound, que teve seu auge nos anos 60 e 70, continua a atrair músicos de todo o mundo para gravar sucessos aqui. Visite os estúdios FAME e o Muscle Shoals Sound Studio para saber como empresas concorrentes criaram os maiores nomes da indústria: cantores de soul como Aretha Franklin, Etta James e Otis Redding e, posteriormente, Rod Stewart, The Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd. Visite a cidade vizinha Tuscumbia e aprenda muito fazendo um tour pelo Hall da Fama da música de Alabama.

The Apollo Theater

É uma honra para os artistas conseguir tocar no palco do The Apollo Theater na cidade de Nova York. Alguns dos maiores nomes da indústria, incluindo Billie Holiday, Sammy Davis Jr., James Brown, Gladys Knight, Luther Vandross e Lauryn Hill, começaram aqui. Os concursos da Noite Amadora às quartas-feiras, criados em 1934, são particularmente famosos. O público não tem medo de dizer o que pensa nesse estabelecimento onde você “arrasa ou vaza”. Nos outros dias, dê muita risada com comediantes e experimente a comida fabulosa em toda essa mecca do entretenimento da cidade de Nova York.

Blueberry Hill

Chuck Berry, o “Pai do Rock ’n’ Roll,” realizou mais de 200 shows no Duck Room em Blueberry Hill, aberto desde 1972 no Delmar Loop em St. Louis, no Missouri. Mais recentemente, Ed Sheeran, Grandmaster Flash e vários outros músicos continuam a criar música aqui. Coma os famosos hambúrgueres, peça drinques no bar e absorva a nostalgia. Enquanto estiver no bairro, tire uma selfie com a estátua de Chuck Berry, leia as placas na calçada da fama de St. Louis e curta ainda mais música nas casas de show The Pageant e Delmar Hall.

O tour histórico da família de James Brown

Nunca é tarde demais para aprender sobre o legado deixado pelo cantor e líder de banda James Brown, o “Padrinho do soul”. Entre em um ônibus de 25 passageiros e deixe que a James Brown Family Foundation leve você em um tour por sua cidade natal Augusta, Georgia, incluindo onde o astro estudou e morou. Aprecie sua estátua no Augusta Common e veja relíquias de Brown no Augusta Museum of History. Fique mais um pouco na cidade para curtir a hospitalidade sulista. Caminhe pela orla ou compre ingressos para ver o campeonato Masters em abril, no Augusta National Golf Club.

Tempo

Visite esse restaurante moderno e enérgico em Filadélfia, Pensilvânia para ouvir música de qualidade. Peça uma bebida forte no bar de whiskey (experimente um voo se conseguir escolher um) e coma pratos de entrada inspirados, como a torta do pastor ou costelas, ou aprecie aperitivos como ovos cozidos e hambúrgueres. Todos os dias, há música soul e jazz ao vivo no primeiro andar, e, às sextas e sábados, os DJs tocam suas músicas no andar de cima desse bar parisiano. Enquanto estiver no “Berço dos Estados Unidos”, entre em um ônibus de excursão para ver pontos históricos, incluindo o Independence Hall e o Liberty Bell, e visite os comerciantes no Reading Terminal Market.

Festival de música gospel de Chicago

O gospel urbano nasceu em Chicago, Illinois. Sinta a força por trás das letras cantadas por solistas, bandas e corais durante esse festival de junho no Millennium Park e no vizinho Chicago Cultural Center. Durante dois dias, ouça músicas históricas e seleções contemporâneas enquanto os arranjos vibrantes e a energia no palco hipnotizam você. Não falta coisas para ver e fazer próximo aos locais de show. Faça compras na Magnificent Mile, passeie por museus de nível mundial, caminhe pela orla do Lago Michigan e experimente culinária exclusiva, como a pizza de prato fundo e os hot dogs ao estilo Chicago.

Dançando na praia ao pôr do sol
Ver mais
Histórias do Soul
Experiência

Destinos do soul: raízes musicais e novos ritmos em cinco cidades dos EUA

Robusto, positivo, alegre e reconfortante: assim é o soul, criado pela fusão do gospel com jazz e R&B

Calma Carmona em San Juan, Porto Rico
Experiência

Explorando a magia de San Juan, Porto Rico: Calma Carmona fala sobre inspiração

A cantora de San Juan explica por que a cidade é tão mágica para ela.

Experiência

O ponto de encontro da música com a culinária soul

A música e a culinária soul remetem a sensações nostálgicas e ao lar, doce lar.

Experiência

Grandes nomes do soul norte-americano e os lugares por onde passaram no país

Os pilares da música soul não podem ser confinados a uma só área geográfica ou a um só período da história.

Experiência

Cinco lugares para explorar a vida noturna de San Juan, Porto Rico

Em San Juan, há atrações para todos os gostos, seja você um pé-de-valsa, um apreciador de coquetéis artesanais ou simplesmente alguém que curte um barzinho para relaxar envolto pelo ambiente local.

Experiência

A melhor forma de passar 24 horas em San Juan, Porto Rico

Em visita a San Juan? Confira cinco experiências que você precisa conhecer.

Experiência

As gravadoras de soul e o legado que perdura até hoje

A ligação entre gravadoras, estúdios, cidades e artistas envolvidos na criação da música soul é mais forte do que em qualquer outro gênero.

Campaign

Conheça os EUA através da música

1 música, 5 artistas, 5 cidades.

Conheça o novo filme e o áudio 3D

Explorar mais