Skip to main content
Um músico de jazz tocando no Pittsburgh International Jazz Festival, Pensilvânia
Ver mais

Ouça o jazz

Conheça os EUA

Jazz é uma invenção dos EUA, uma inovação concebida em Nova Orleans, Louisiana, e que mudou os rumos da música em todo o mundo. Ela possui a animação excêntrica do swing, a complexidade do bebop e as harmonias criativas da improvisação. Seja tocada por gigantes como Louis Armstrong e Miles Davis, ou por desconhecidos nos menores clubes, o jazz representa a expressão, a emoção e a vida aproveitada ao máximo.

Explore o jazz

Frenchmen Street

Os turistas seguem em bandos para Bourbon Street em Nova Orleans, Louisiana, mas os amantes do jazz buscam a música em Frenchman Street, a uma curta caminhada de distância. Não há lugar para se sentar no Spotted Cat Music Club, que não cobra couvert para shows de jazz tradicionais e um setlist de blues ocasional. A poucos metros de distância, o Snug Harbor Jazz Bistro serve comida creole e jazz moderno em um prédio do século XIX. Visite atrações nas proximidades, como New Orleans Jazz Museum (Museu de Jazz de Nova Orleans), New Orleans Historic Voodoo Museum (Museu da História do Vodu de Nova Orleans) e a Jax Brewery, com um museu, lojas e uma vista do Mississippi River (Rio Mississippi).

American Jazz Museum

O American Jazz Museum (Museu de Jazz dos EUA) em Kansas City, Missouri, conta a história do jazz por meio de artes visuais, exposições interativas e filmes. Mas esse museu também coloca a música em exibição, mostrando o melhor dos artistas de jazz atual no Blue Room Jazz Club e no Gem Theater. Os visitantes também vão querer conferir o Negro Leagues Baseball Museum (Museu do Beisebol das Ligas Esportivas Negras), logo ao lado, contando sobre as estrelas e as histórias da liga lendária. Os fãs do verdadeiro churrasco à moda antiga de Kansas City devem experimentar o Arthur Bryant's Barbeque, que serve pratos de dar água na boca, acompanhados de pão branco e fritas.

San Jose Jazz Summer Fest

Ocorrendo anualmente no começo de agosto, o San Jose Jazz Summer Fest começou em 1990 como um evento modesto com público de cerca de 10.000 pessoas. Desde então, ele se tornou o maior festival gratuito de jazz dos EUA, com vários palcos no coração de San Jose, Califórnia, a menos de uma hora de distância de San Francisco. O público encontrará de tudo: de fusion da costa oeste e funk a jazz free form e moderno, podendo até mesmo aprender um pouco de swing. O festival fica no entorno do distrito de restaurantes da cidade, que inclui o altamente conceituado Original Joe's, conhecido por pratos de carnes e italianos tradicionais, e o The City Fish, que oferece frutos do mar locais em um ambiente descontraído.

Cezanne

É recomendado ouvir e não conversar no Cezanne, um bar de jazz renomado em Houston, Texas. O calendário inclui de tudo: de artistas locais a apresentações internacionais. O clube aconchegante também oferece um menu com pratos tradicionais no pub Black Labrador no andar de baixo. Durante o dia, confira o Buffalo Soldiers National Museum (Museu Nacional de Soldados de Buffalo) nas proximidades, onde são contadas as histórias dos afro-americanos que lutaram em conflitos militares. Ou visite o Houston Museum of Natural Science (Museu de Ciências Naturais de Houston) e seu Cockrell Butterfly Center (Centro de Borboletas de Cockrell), que inclui uma caminhada pelo habitat natural das borboletas.

Louis Armstrong House Museum

O tempo não engolirá a residência de Louis Armstrong, no Queens, Nova York, pois Lucille, esposa do lendário trompetista, a doou à cidade. A Louis Armstrong House (Residência de Louis Armstrong) foi declarada um patrimônio da cidade de Nova York em 1988, sendo listada no National Register of Historic Places (Registro Nacional de Lugares Históricos). Hoje, o museu expõe várias gravações, fotos, instrumentos, cartas e trabalhos artísticos. Após um passeio pelo museu, prove sabores tradicionais de Porto Rico, como carne de porco assada e bolinhos de bacalhau no Rincon Criollo. Outras atrações incluem o New York Hall of Science (Salão de Ciências de Nova York), que apresenta mais de 450 exposições naquele que já foi o pavilhão da World's Fair (Feira Mundial).

Regattabar no Charles Hotel

Amantes do jazz procuram músicas de qualidade e o Regattabar do Charles Hotel em Boston, Massachusetts, não deixa a desejar, com uma programação de iniciantes tocando de tudo: de improvisações a gypsy jazz e flamenco. O bar oferece sofisticação inesquecível com coquetéis únicos, lanches generosos e janelas do teto ao chão voltadas para Harvard Square. Após o show, Night Market, um animado restaurante a poucos quarteirões de distância, possui tapas de estilo asiático não convencionais e coquetéis à base de saquê. O início da história dos Estados Unidos também está à flor da pele, com vários museus e patrimônios ao redor de Harvard Yard e Harvard Square.

Baker's Keyboard Lounge

O Baker's Keyboard Lounge em Detroit, Michigan, é um exemplo perfeito de jazz club: íntimo, mas confortável (99 lugares com acabamento retrô), soul food deliciosa (bagre, costeletas de porco fritas e torta de pêssego) e uma história que inclui artistas lendários (John Coltrane, Miles Davis e Ella Fitzgerald). Hoje, você ouvirá de tudo, de levadas no piano a jazz com guitarra no estilo blues e sessões com artista de jazz com renome internacional, como Sandy Patton. Durante o dia, o famoso Detroit Zoo (Zoológico de Detroit), com sua miniferrovia, está a uma pequena distância de carro para o norte.

Reno Jazz Festival

O Reno Jazz Festival (Festival de Jazz de Reno), que acontece na School of the Arts (Escola de Artes) da University of Nevada (Universidade de Nevada), tem suas fundações na educação, reunindo estudantes de música, educadores e músicos de jazz de primeira linha para três dias de workshop, jam sessions, competições e, claro, apresentações. O público do festival assiste a bandas de jazz colegiais e universitárias de todo o país, bem como a artistas de jazz em turnê. Em Reno, Nevada, e em suas proximidades, confira o Wilbur D. May Museum (Museu Wilbur D. May Museum) e seus artefatos exóticos, arboretos e jardins botânicos. Para amantes da natureza, as águas azuis cintilantes do Lake Tahoe (Lago Tahoe) ficam a menos de uma hora de distância.

Uma banda de jazz tocando no Nocturne Jazz and Supper Club em Denver, Colorado
Ver mais
Histórias do jazz
Experiência

All That Jazz: 7 cidades dos EUA para descobrir a música e mais

Com origens no blues do sul dos EUA, o jazz é um gênero nascido nesse país e cujas raízes melódicas que se estendem por todo o mundo.

O cantor de jazz de Nova Orleans, Robin Barnes, com uma banda de segunda linha no French Quarter
Experiência

Uma celebração espera por você em Nova Orleans, Louisiana

Você está sentado do lado de fora em uma manhã quente de domingo depois de desfrutar de um café da manhã revigorante.

Experiência

Guia de festivais: sua preparação para eventos de jazz

A onipresença de festivais de jazz nos EUA atesta a adaptabilidade do gênero e o apelo abrangente.

Experiência

Museus de jazz: celebre o gênero nessas atrações musicais

Para especialistas de jazz fãs dedicados da música, a apreciação musical vai além das apresentações e dos clubes.

Robin Barnes, dançando nas ruas com uma banda típica de Nova Orleans, Louisiana
Experiência

Como passar um fim de semana em Nova Orleans, Louisiana

Curtindo um café au laits e soul food cajun com a cantora de jazz e nativa de Nova Orleans, Robin Barnes

Experiência

10 casas de show dos EUA para uma experiência do jazz

Com seu estilo improvisado, o jazz sempre foi destinado a uma plataforma ao vivo, e não faltam lugares nos EUA para assistir a um show.