Skip to main content
Uma apresentação da New Jersey Symphony Orchestra
Ver mais

Ouça o clássico

Conheça os EUA

Fred Stucker

Refletindo a história dos próprios EUA, a música clássica americana partiu de suas solenes raízes europeias no século XVIII e evoluiu para um variado caldeirão sonoro influenciado pelo blues, jazz e pela música pop. Orquestras sinfônicas e artistas experimentais, animados e irreverentes podem ser encontrados em praticamente todas as grandes cidade dos Estados Unidos.

Explore o clássico

Carnegie Hall

Por mais de 125 anos, Carnegie Hall, localizado a apenas dois quarteirões do Central Park no coração da cidade de Nova York, Nova York, tem sido o local padrão de excelência da música clássica ao vivo. Músicos e clientes dirão que isso se deve à acústica da sala de concertos, projetada para refletir o som em vez de absorvê-lo. Além de receber os maiores artistas clássicos, de pianistas a quartetos de cordas, o salão também recebeu músicos populares e lendários músicos de jazz. Os visitantes podem programar um tour pelos bastidores do edifício, que também abriga o Carnegie Hall Archives e o Rose Museum, dedicado à história do Carnegie. Nas proximidades, as opções de restaurantes e entretenimento são inúmeras.

Wolf Trap National Park for the Performing Arts

O Wolf Trap National Park for the Performing Arts (Parque Nacional Wolf Trap de Artes Cênicas) em Vienna, Virgínia, não é apenas um espaço, mas um parque de diversões para música: o Filene Center do parque recebe 100 shows a cada temporada – representando vários gêneros – e é cercado por beleza natural , trilhas para caminhadas e restaurantes. O anfiteatro de shows ao ar livre tem 7.000 assentos cobertos no gramado e recebe fãs da música clássica desde 1971, quando o mundialmente famoso pianista russo Van Cliburn estava entre os primeiros artistas. As lendas que se apresentaram no palco incluem Yo-Yo Ma, Plácido Domingo and Emanuel Ax.

Opera in the Ozarks at Inspiration Point

A beleza montanhosa e o charme da pequena cidade de Eureka Springs, Arkansas, fazem dela o local ideal para o Opera no Ozarks, um festival anual de ópera de verão que serve como campo de treinamento para jovens profissionais da ópera. Os fãs citam a qualidade da acústica e os preços razoáveis como os grandes atrativos do local. Além dos edifícios vitorianos preservados em todo o distrito histórico da cidade, dois locais que vale a pena visitar são o Castle Antiques at Inspiration Point, por sua vista deslumbrante e variedade de antiguidades; e o descontraído Angler’s Restaurant, que serve bagre, hambúrgueres e cerveja no deque ao ar livre.

Florida Orchestra

A Florida Orchestra realiza cerca de 100 concertos sinfônicos anualmente na área de três cidade de Tampa, St. Petersburg e Clearwater. A orquestra reencena concertos do século XVII de Bach e Vivaldi, se apresenta com estrelas da música popular como Seal e oferece aos fãs shows ao ar livre o ano todo. Muitos shows são realizados no Mahaffey Theater em St. Petersburg, que fica perto de Tampa Bay e ao lado do Dali Museum (Museu Salvador Dalí), a maior coleção da obra surrealista fora da Europa.

Sacred Heart Music Center

Há três coisas que você provavelmente encontrará em uma antiga igreja: excelente acústica, impressionante arquitetura e um órgão fenomenal. A emblemática catedral neogótica que abriga o Sacred Heart Music Center em Duluth, Minnesota, não foge à regra. O local conta com uma tonalidade natural perfeita para artistas clássicos, bem como o órgão Felgemaker, uma maravilha sonora com um magnífico som de reverberação. Os artistas anteriores incluem o grupo a capella Tonic Sol-fa; Robert Robinson, o "Pavarotti do Gospel"; e uma apresentação de "Phantom of the Opera" (O Fantasma da Ópera), perfeita para o Felgemaker. Outros pontos de encontro populares de Duluth incluem a Blacklist Artisan Ales, com música ao vivo e cervejas, e o Sir Benedict Tavern on the Lake, com cervejas no estilo inglês e vista para o lago Superior.

Walt Disney Concert Hall

A impressionante Walt Disney Concert Hall, projetada por Frank Gehry, no centro de Los Angeles, Califórnia, é onde acontecem muitos dos 250 concertos anuais da Orquestra Filarmônica de Los Angeles. A atração apareceu em programas de TV ("Os Simpsons") e filmes ("Homem de Ferro"), mas é mais famosa por receber estrelas: o violoncelista Gautier Capuçon, o pianista Lang Lang, o Los Angeles Master Chorale e até mesmo artistas não clássicos. Os visitantes encontrarão o Museum of Contemporary Art (Museu de Arte Contemporânea) e o Grand Central Market, com comida, filmes e noites de jogos, a uma curta caminhada.

Curtis Institute of Music

O compositor e maestro Leonard Bernstein, a soprano Helen Jepson e o pianista clássico Shura Cherkassky estão entre os ex-alunos do The Curtis Institute of Music na Filadélfia, Pensilvânia. Enquanto os alunos estudam para ter um diploma de uma das escolas de música mais prestigiadas do mundo, eles também apresentam shows e recitais regulares, proporcionando aos amantes da música a oportunidade de ver a próxima lenda em formação. Localizado no bairro de Center City, na Filadélfia, o Curtis fica em meio a muitos excelentes restaurantes, desde o Talula’s Garden, que serve comida da fazenda à mesa, até o movimentado Victor Café, onde pratos italianos são servidos com garçons que cantam ópera.

Opera on Tap

O pessoal do Opera on Tap decidiu virar a ópera tradicional de cabeça para baixo: eles tiram a ópera dos limites da casa de espetáculos e a levam para o povo. As pequenas produções locais, que começaram no Brooklyn, Nova York, apresentam cantores e artistas de formação clássica que oferecem concertos de ópera casuais a baixo custo ou de graça. Fique de olho nas cidades dos Estados Unidos; você pode encontrar um toque a mais em um clássico como "The REAL Phantom of the Opera", brunches com jazz dançante ou pessoas cantando músicas natalinas em qualquer lugar durante o período de festas.

Violinista tocando em um festival ao ar livre
Ver mais
Histórias clássicas
Experiência

Música clássica de vanguarda: eventos e artistas modernos

Descubra o lado moderno da música clássica com compositores, locais para apresentações e eventos inovadores.

Experiência

Os festivais de música clássica mais espetaculares dos Estados Unidos

Aprecie os sons – e as vistas – nos festivais de música clássica mais espetaculares dos Estados Unidos.

Experiência

Os sons e lendas da música clássica dos Estados Unidos

Descubra nomes famosos da música clássica dos EUA, desde artistas tradicionais até compositores modernos.

Experiência

Sinfonia na cidade: orquestras e óperas nos Estados Unidos

Não importa para onde você viaje nos Estados Unidos, você com certeza estará perto de um desses conjuntos de música clássica.