Skip to main content
Artista do blues Nathan Quick gravando em Houston, Texas
Ver mais

Ouça o blues

Vivencie os EUA

O blues nasceu nos Estados Unidos e ficou mundialmente famosos graças a lendas como B.B. King, Muddy Waters, e John Lee Hooker. O blues é universal. Ele dialoga com a essência do que é ser humano tornando o sofrimento em um estilo musical alegre e empolgante. Hoje, você verá que os blues tradicional e inovador vão bem, obrigado, em cidades de todos os Estados Unidos.

Explore o blues

Beale Street

Toda noite tem festa  no Beale Street, um destino extravagante em Memphis, Tennessee, onde a celebração e a música ao vivo contagiam as ruas. Homenageie a lenda do blues B.B. King visitando o bar original do artista B.B. King’s Blues Club. Faça um tour pelo W.C. Handy Home and Museum para saber mais sobre o “Pai do blues” e confira um show ao ar livre no Handy Park. Reserve um quarto em um dos 10 hotéis que ficam a uma caminhada de distância do distrito de entretenimento. Feche a viagem com chave de ouro com um passeio ao National Civil Rights Museum.

National Blues Museum

Quem disse que museus são silenciosos? Não é assim no National Blues Museum em St. Louis, Missouri, onde a música preenche todo o Lumiere Place Legends Room às sextas-feiras e domingos. Sempre que você visitar, passeie pelas exposições repletas de artefatos antigos e ouça demos dos diferentes estilos regionais do blues. Assista a palestras sobre diversos músicos famosos, incluindo Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Memphis Minnie e Stevie Ray Vaughan. Veja fotografias raras, assista a filmes e descubra como o blues é a base de outros gêneros musicais americanos. No lado de fora, visite o Gateway Arch e depois coma o churrasco ao estilo St. Louis.

W.C. Handy Blues & Barbecue Festival

Durante quatro dias em junho, as pessoas vão para Henderson, Kentucky, para homenagear W.C. Handy, o “Pai do blues,” que morou aqui na virada do século. O W.C. Handy Blues & Barbecue Festival no Audubon Mill Park, no Rio Ohio, traz uma lista incrível de músicos. Os lineups incluem Tab Benoit, Wet Willie, Coco Montoya e Samantha Fish. No dia de abertura, experimente o churrasco vendido pelos comerciantes. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita neste evento organizado pela Henderson Music Preservation Society. Uma curiosidade: o ornitólogo e pintor John James Audubon também morou aqui.

Gip’s Place

O Gip’s Place, fundado no começo dos anos 50, em Bessemer, Alabama, é o último “juke joint” autêntico no estado. Artistas do blues viajam de muito longe para tocar nesse ponto de encontro do final de semana, e fãs dedicados convergem no pequeno estabelecimento para ouvir e conhecer o lendário proprietário. O bar é encontrado no quintal de Henry "Gip" Gibson, de 90 anos, que cumprimenta cada cliente e, se estiver no clima, pega seu violão e sua gaita para tocar uma música ou duas. Traga seus próprios drinques, pague à vista na saída e dance a noite toda.

Mississippi Blues Trail

Seguindo a Mississippi Blues Trail, visite dezenas de pontos turísticos, museus e monumentos nos lugares que foram berço do blues. Pare em Clarksdale, Mississippi, onde se originou o mito de que o lendário Robert Johnson foi à “Encruzilhada”, na intersecção das estradas 61 e 49, e vendeu sua alma para o diabo em troca de suas habilidades com a guitarra. Encontre o marcador e aprenda sobre Johnson e outros artistas no Delta Blues Museum. Passei por exposições, assista a uma palestra e aproveite um festival de música ou filmes. Passe no Red’s Blues Club para beber uma cerveja e curtir música ao vivo; a experiência é realmente autêntica.

Home Team BBQ

Quando estiver em Charleston, South Carolina, procure destinos que combinam a culinária sulista aconchegante com o blues autêntico. Com três unidades, o Home Team BBQ é um lugar feliz que descreve a si mesmo e garante “o único blues aqui é a música”. Sente e seja encantado por uma varanda e absorva a atmosfera rústica dos bares de música country. Músicos talentosos locais e em tour vão ao palco para entreter a multidão. Fique um pouco mais para absorver o charme sulista dessa cidade praiana e caminhar em ruas de paralelepípedo de bairros históricos.

King Biscuit Blues Festival

Em outubro, os fãs do blues migram para as margens do grande Rio Mississippi em Helena, Arkansas, para ouvir música onde ela foi criada, na Região Delta. Diversas bandas, que incluem Gov’t Mule, Bob Holloway & The Southern Sons e JJ Grey & Mofro, tocam em vários palcos durante três dias. Venha curtir a música e, depois, faça um passeio de barco pelo rio, pedale no parque estadual Delta Heritage Trail e caminhe pelo Delta Cultural Center para saber mais sobre a região.

Tour não oficial dos Blues Brothers

Embarque em uma aventura em Chicago, Illinois, recriando as paradas feitas por Jake e Elwood Blues, interpretados brilhantemente por John Belushi e Dan Aykroyd no filme musical de comédia “Blues Brothers” de 1980. Visite o apartamento dos Elwood na Van Buren Street, a Ray’s Music Exchange no Grand Boulevard, o Soul Food Café, a Pilgrim Baptist Church, o saguão do Daley Center e uma série de outros pontos turísticos. Explore ainda mais em grande estilo abordo do passei de barco da Chicago Architecture Foundation.

Foto detalhada de uma performance de blues
Ver mais
Histórias do blues
Experiência

Raízes profundas: cinco cidades dos EUA para descobrir a história do blues

Originário das experiências afro-americanas do sul, o blues é um forma de expressão artística tipicamente norte-americana.

Experiência

Mantendo o blues vivo em Houston, Texas

A cidade de Houston tem uma rica história de blues, mais isso não significa que os bons momentos são apenas coisa do passado.

Experiência

Setes festivais, de boogie ao blues

Planeje fazer suas viagens pelos EUA na época dos festivais de blues, que acontecem nos melhores destinos.

Experiência

Homenagem às lendas: museus e monumentos do blues

Para os amantes do blues, esses museus e monumentos oferecem um vislumbre intimista das vidas dos músicos considerados pais desse estilo musical.

Experiência

Onde ouvir blues: juke joints autênticos, bares menos conceituados e espaços de blues históricos

O blues nasceu no sudeste dos EUA em varandas e espeluncas onde as pessoas dançavam, bebiam e curtiam música.

O músico Nathan Quick compra discos de vinil em Houston, Texas
Experiência

Criando vínculos por meio do blues: Nathan Quick conta a sua história em Houston

Um músico de Houston nos conta quais são seus pontos favoritos na cidade e como há sempre algo novo a descobrir.

Experiência

A melhor forma de passar 24 horas em Houston, Texas

Tem um dia livre? Veja a seguir cinco atividades imperdíveis em Houston.

Conheça o novo filme e o áudio 3D

Explorar mais