Skip to main content
Test Image
Ver mais

Alterações no Programa de Isenção de Vistos (VWP) e no Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA)

Categorias

Informações oficiais de viagem

Hoje, os Estados Unidos iniciarão a implementação de alterações ao Programa de Isenção de Vistos (VWP) para viagens com origem em 38 mercados qualificados. As novas alterações não proíbem a viagem para os Estados Unidos nem a entrada no país, e a grande maioria dos participantes do VWP não será afetada pela nova legislação.

Com essas alterações, os seguintes viajantes não poderão mais viajar para os Estados Unidos ou entrar no país pelo VWP — eles precisarão aplicar para um visto:

  • Cidadãos de países qualificados para o VWP que viajaram ou estiveram no Irã, Iraque, Sudão ou Síria a partir de 1º de março de 2011 (com exceções limitadas a viagens com objetivos diplomáticos ou militares a serviço de um país qualificado para o VWP).
  • Cidadãos de países qualificados para o VWP que também possuam cidadania do Irã, Iraque, Sudão ou Síria.

Esses indivíduos ainda poderão aplicar para um visto através do processo regular de imigração nos consulados e embaixadas dos EUA. Para aqueles que necessitarem de um visto para viagens urgentes aos EUA relacionadas a negócios ou a questões médicas ou humanitárias, os consultados e embaixadas dos EUA poderão acelerar o processo de aplicação.

Os viajantes que possuírem o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) válido e que tiverem indicado anteriormente que possuem dupla nacionalidade, sendo uma delas uma das quatro relacionadas acima, terão seu ESTA cancelado. Qualquer viajante que receber essa notificação ainda tem o direito de viajar aos EUA com um visto de não-imigrante válido, emitido por embaixada ou consulado norte-americano local.

    O Departamento de Segurança Interna poderá cancelar essas restrições em casos excepcionais, se for determinado que tal cancelamento é de interesse da lei ou da segurança nacional dos Estados Unidos. No entanto, esses cancelamentos não estão disponíveis no momento.

    Disponibilizaremos mais informações sobre o direito à exceção em casos de viagens com fins diplomáticos e militares e sobre o cancelamento das restrições em outros casos juntamente com a nova aplicação para o ESTA no final do mês de fevereiro. Se você precisar viajar antes desse período, recomenda-se que você aplique para o visto.

    Os titulares de ESTA devem verificar o status de seu ESTA antes de viajar; para isso, basta acessar o site do CBP: cbp.gov. Encontre mais informações sobre a aplicação para vistos no site travel.state.gov. Encontre uma lista de todos os consulados e embaixadas dos EUA no site usembassy.gov.

    Todas as dúvidas relacionadas a vistos e a entrada no país devem ser enviadas para o consulado ou embaixada local.