Skip to main content
Reservatório de Hetch Hetchy

Califórnia

Yosemite National Park: cinco tesouros escondidos para explorar em Tuolumne, Califórnia

Por: Idoia Gkikas

Steve Brooks
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

Você vai começar a realmente apreciar esta incomparável paisagem quando se aventurar fora dos grandes circuitos habituais e conferir estes lugares menos conhecidos do Yosemite National Park.

Esta dica é de quem entende: se você está planejando visitar o Yosemite National Park (Parque Nacional Yosemite), fique no condado de Tuolumne (pronuncia-se "tuóloumi"), que abrange mais de metade do território do parque. Tuolumne oferece o acesso mais direto de todo o norte da Califórnia e de San Francisco pela Highway 120, que fica aberta durante o ano todo e conta com muitos tipos de acomodações a preços acessíveis nos arredores do parque. Quer se concentrar nos passeios e evitar dirigir a viagem toda? Basta reservar um passeio de ônibus do condado de Tuolumne ou pegar um ônibus do Yosemite Area Regional Transportation System (YARTS) e deixar a condução e o estacionamento por conta dos profissionais.

Reservatório de Hetch Hetchy

Criado pela represa O'Shaughnessy, de 130 metros de extensão, no rio Tuolumne, o Reservatório de Hetch Hetchy é um corpo hídrico intocado ladeado por íngremes superfícies rochosas de granito. Caminhe ao longo de toda a extensão da represa para se maravilhar com esta impressionante estrutura; em seguida, percorras as trilhas até as Wapama Falls (cataratas de Wapama) ou Rancheria Falls (cataratas de Rancheria). Fato interessante: a reserva fornece boa parte do suprimento de água potável para a área da baía de San Francisco e é uma das mais limpas dos EUA. A água liberada de Hetch Hetchy cria uma aventura de rafting de 29 quilômetros no rio Tuolumne, rio abaixo do parque.

Rancheria Falls

Uma caminhada moderada, de 21 quilômetros ida e volta, leva os visitantes da represa O'Shaughnessy ao redor da margem norte do Reservatório de Hetch Hetchy, chegando a Rancheria Falls (cataratas Rancheria). Diversas cachoeiras deságuam a mais de 300 metros de altura dentro do ondulante reservatório, lá embaixo. Uma hiking durante a primavera vai recompensá-lo com belíssimas quedas d'água, flores silvestres florescendo e, à distância, vistas deslumbrantes dos picos das montanhas cobertas de neve.

Em vez de uma queda vertical, Rancheria Falls é composta por diversas cascatas que vão deixá-lo deslumbrado.

Em vez de uma queda vertical, Rancheria Falls é composta por diversas cascatas que vão deixá-lo deslumbrado.
Ver mais
John DeGrazio

Wapama Falls

A Wapama Falls (cataratas Wapama) proporciona um fantástico dia de caminhada com um excelente desfecho. Do início da trilha na represa O'Shaughnessy, você fará uma caminhada de ida e volta de 8 quilômetros até as cataratas de 425 metros de altura. Na primavera, o derretimento da neve do inverno contribui para uma emocionante experiência. Você ficará encoberto pela névoa (ou até mesmo encharcado, dependendo dos níveis de água) da água fresca da montanha durante a travessia da Falls Creek Bridge. No final da estação, quando o fluxo de água é menos intenso, os aventureiros podem caminhar sob a ponte para explorar as piscinas naturais esculpidas no granito pela cachoeira.

Pronto para se molhar? A força de Wapama Falls garante um refresco após uma longa caminhada.

Pronto para se molhar? A força de Wapama Falls garante um refresco após uma longa caminhada.
Ver mais
Paul Bell

Tuolumne Meadows

O rio Tuolumne serpenteia suavemente através deste grande prado subalpino, cercado por pinheiros imponentes, picos de montanhas escarpadas e impressionantes picos rochosos. Durante os meses quentes, um ônibus viaja pela Tioga Road para facilitar o acesso ao prado e há acampamentos disponíveis. Pessoas com todos os níveis de condicionamento físico vão desfrutar dos excelentes hikings daqui.

A esplêndida paisagem das montanhas, a vastidão e a paisagem perfeita para uma foto abundam em Tuolumne Meadows.

A esplêndida paisagem das montanhas, a vastidão e a paisagem perfeita para uma foto abundam em Tuolumne Meadows.
Ver mais
Tracy Barbutes
Mais informações

Tuolumne Grove of Giant Sequoias

As dezenas de sequoias gigantes neste bosque são tão antigas e altas que suas copas criam ecossistemas próprios. Devido ao fechamento do bosque de Mariposa para reforma, atualmente, este é um dos dois bosques abertos, onde você pode ver estas majestosas árvores. Garanta sua foto tirada em pé no interior do túnel através do tronco de uma antiga sequoia.

Sequoias gigantes, como estas encontradas no Tuolumne Grove of Giant Sequoias, são algumas das maiores árvores do mundo.

Sequoias gigantes, como estas encontradas no Tuolumne Grove of Giant Sequoias, são algumas das maiores árvores do mundo.
Ver mais
Kim Carroll

Como chegar

Tuolumne fica a menos de quatro horas de carro dos aeroportos internacionais de San Francisco e Oakland e é o trajeto mais direto para chegar a Yosemite saindo da área da baía de San Francisco. Saindo de Sacramento, a área fica a 90 minutos de carro em direção ao sul. Você pode usar serviços privados de transporte para se locomover pelo condado e o Yosemite Area Regional Transportation System (YARTS, o sistema de transporte público) para chegar até o parque.