- Estados:
- West Virginia
Após uma curva na estrada tranquila, avistamos a bela paisagem montanhosa de West Virginia. Na sequência, nos deparamos com as águas cristalinas do lago Summersville e penhascos surpreendentes.
É impossível imaginar que a natureza possa ser ainda mais grandiosa. Algumas horas depois, estou sentada para assistir a um espetáculo ao ar livre, em meio a centenas de moradores locais que dançam alegremente, à beira do rio, em Charleston. Assim é West Virginia: um lugar onde há muita natureza e experiências únicas.
Lago Summersville: uma joia resplandecente em meio à floresta exuberante
"Muitas pessoas não sabem, mas a sua cor favorita é o verde", afirma Steve. Com sua esposa Donna, ele administra o Summersville Lake Retreat and Lighthouse, uma das excelentes opções de acomodação nas montanhas de West Virginia. Da plataforma de observação do farol, me encantei com a paisagem impressionante: colinas verdejantes até onde pude enxergar e o cintilante lago Summersville em meio a tudo. O farol pode não servir para orientar os navios, mas é um ponto de referência para os aviões que passam pela região, além de proporcionar vistas inesquecíveis das montanhas para quem o visita.
De volta ao Retreat, você pode hospedar-se em meio à paisagem idílica que proporciona acesso fácil ao lago. Summersville é um dos lagos mais bonitos que já vi. Como suas águas têm temperaturas amenas, é possível explorá-lo de diversas formas. Algumas das opções são a pesca, o nado e o mergulho.
Visita ao farol no Summersville Lake Retreat and Lighthouse
Kanawha State Forest: paraíso ao lado da capital
Saindo da capital de West Virginia, Charleston, não é preciso ir muito longe para aproveitar o melhor da natureza. De carro, a Kanawha State Forest (Floresta Estadual Kanawha) fica a poucos minutos de distância do centro de Charleston. O lugar recebe os visitantes com 14 trilhas para caminhadas e 9 trilhas destinadas à prática de mountain biking. Eu adoro ver as pessoas relaxando e recarregando as energias nas áreas de piquenique, curtindo a família enquanto saboreiam uma boa refeição.
Passeio de bicicleta pela Kanahwa State Forest
Charleston: cultura, história e diversão
O atrativo da capital de West Virginia é uma combinação de charme de cidade pequena com cenas artística e gastronômica vibrantes. Você não pode deixar de passear a pé pelo centro histórico da cidade. Um dos destinos do meu roteiro era a Capitol Street, onde aproveitei para ouvir aos artistas de rua e provar as famosas delícias geladas da sorveteria Ellen's Homemade Ice Cream. Saindo da sorveteria, atravesse a rua para visitar a Taylor Books, que conta com uma livraria moderna, um adorável café e uma galeria de arte local. Gostei muito do trabalho de Charles Jupiter Hamilton. É possível ver a obra desse artista local por toda a parte em Charleston, não só em galerias, mas também em muros, vitrines e menus de restaurantes.
Falando em restaurantes, Charleston oferece de tudo, de restaurantes comuns a lugares mais sofisticados que proporcionam experiências gourmet. Eu fui ao Lola's, um restaurante aconchegante que fica a poucos minutos do centro da cidade. O lugar é ideal para comer com os amigos sob a iluminação especial e cercado por árvores, saboreando a culinária ao estilo "da fazenda à mesa". Minha visita a Charleston terminou em grande estilo, com a vista do pôr-do-sol sobre o rio Kanawha, ao som de um espetáculo ao ar livre, que apreciei com moradores locais durante o Live on the Levee. O evento acontece às sextas-feiras à noite, do final de maio ao começo de setembro.
Com a combinação de hospitalidade, arte e cultura fascinantes e uma beleza natural surpreendente, West Virginia é um destino fora do circuito e realmente impressionante, que recomendo a qualquer pessoa.