Skip to main content
The Wave Organ (O Órgão das Ondas)
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

Um enorme instrumento musical tocado pelo oceano.

Localizado em um quebra-mar na Baía de San Francisco, o Wave Organ foi construído em 1986. Em colaboração com o Exploratorium, o artista Peter Richards construiu uma escultura acústica que amplifica os sons das ondas na baía. O quebra-mar do órgão foi construído com granito esculpido e mármore de um cemitério demolido. Magníficas peças antigas e devidamente desenvolvidas formam assentos escalonados irregulares e até mesmo um suporte para lixeira. O instrumento em si é composto por mais de 20 tubos de PVC e de concreto que se estendem para baixo na água em várias elevações. O som é criado pelas ondas que batem contra as extremidades desses tubos. Quando as ondas chegam, os tubos ressoam com música líquida: notas baixas e gorgolejantes que vão e vêm com o movimento incansável do oceano e a mudança das marés.

A ciência sônica do órgão das ondas

Como surge a música? É semelhante aos fenômenos do som ouvido em uma concha — um volume específico de ressonância de ar em uma frequência específica. O mesmo tipo de coisa acontece nos tubos do Wave Organ, mas há uma diferença importante. No Wave Organ, as colunas de ar dentro dos tubos mudam constantemente à medida que a água se move para dentro e para fora; e, à medida que o tamanho e o volume da coluna de ar em cada tubo muda, o tom do som produzido também varia. Quanto maior o volume de ar, menor o som; quanto menor o volume de ar, maior o som.

O ambiente semelhante a um parque no sotavento do quebra-mar oferece vista para o Marina District (Distrito Marina) de San Francisco, o horizonte de San Francisco, as colinas de East Bay, Sausalito, o Mt. Tamalpais (Monte Tamalpais), o Presídio, a Golden Gate Bridge e Marin Headlands. Muitas vezes, pela manhã, os pescadores ficam no órgão, que depois da caminhada pela marina pode parecer um lugar isolado de paz dentro da cidade.

Saiba antes de ir

A acústica do órgão das ondas só funciona quando a maré está presente, e a música é melhor ouvida na maré alta. Há um estacionamento disponível na marina a uma curta distância. (Há um clube de marina privado que oferece melhor acesso, mas o estacionamento é fechado para o público naquele ponto.) O órgão não fica longe da área de recreação de Crissy Field, que, se você tiver tempo para visitar, fica a cerca de 3 quilômetros de caminhada ao longo da trilha.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais