Skip to main content
Visita à Tallgrass Prairie Preserve em Oklahoma

Oklahoma

Visita à Tallgrass Prairie Preserve em Oklahoma

Por: Amy Lynch

1 de 1
  • Estados:
    Oklahoma

Conheça a vida nas pradarias.

Ao sul do limite entre Kansas e Oklahoma encontra-se a famosa Joseph H. Williams Tallgrass Prairie Preserve (Reserva de Pradarias Joseph H. Williams). O trecho de terras protegidas dá uma ideia de como os EUA eram quando havia menos habitantes e mais animais selvagens na região. A Tallgrass Prairie Preserve é a maior área preservada de pradarias nativas do planeta, além de ser o único exemplar do ecossistema que já ocupou 14 estados dos EUA, de Minnesota ao Texas. Reduzidos a meros 4% de seu tamanho original, devido ao crescimento urbano e à agricultura, os 16 mil hectares chamaram a atenção de pessoas preocupadas com a sua conservação, que estão tentando preservar esse habitat. Hoje, boa parte da região pertence à The Nature Conservancy, organização responsável por protegê-la. A reserva oferece diversas trilhas para caminhadas e belas vistas da natureza, além de uma estrada de cascalho com 16 quilômetros de extensão, que circunda boa parte da pradaria.

Conheça os habitantes peludos da região, os bisões das pradarias

Imensos herbívoros pastam pela área na primavera, entre os meses de março e junho, o que atrai visitantes de todos os cantos.

A Tallgrass Prairie Preserve é conhecida por sua beleza e os bisões são a principal atração da região. Siga de carro pela estrada de 16 quilômetros para ver alguns dos 700 herbívoros gigantes que pastam pela região em meados de maio, quando é possível ver a maioria deles da estrada. 

Os EUA tinham de 30 a 60 milhões de bisões, mas hoje a espécie corre risco de extinção com a diminuição dos rebanhos para 1,5 milhão de cabeças. Esses animais imponentes, muitas vezes, pesam mais de 1.450 quilos e podem alcançar até 65 quilômetros por hora correndo. Por isso, recomenda-se que os visitantes mantenham uma distância segura e permaneçam sempre no carro.

Mais informações

Flora e fauna: a vida selvagem nas pradarias

Há diversos animais espalhados pela reserva, tanto em terra quanto no ar. 

Como a reserva conta com mais de 700 espécies de plantas, 300 tipos de aves e 80 diferentes tipos de mamíferos, é muito fácil avistar animais selvagens na região durante o ano todo. De março a maio, é comum encontrar as tetrazes-das-pradarias na região. A vegetação local começa a florescer quando o inverno perde força (em abril), crescendo até o final do verão ou o começo do outono (em setembro). 

As flores silvestres permanecem floridas durante um mês, de meados de maio a meados de junho, criando momentos mágicos. Quando elas começam a desaparecer, aves neotropicais aparecem para curtir o calor do verão. Os meses mais frios, entre outubro e fevereiro, trazem águias, falcões, linces, veados e coiotes para a região.

Atividades pela reserva

Com uma estrada e três trilhas para caminhadas à disposição, vale a pena passar algumas horas no local.

A reserva oferece três trilhas com tamanhos e habitats diferentes. A mais curta delas, conhecida como Bottomland Trail, tem menos de 1 quilômetro de extensão e começa próximo ao estacionamento e centro de informações. Na trilha é possível avistar peixes e tartarugas do Mississippi nos riachos e em terra. A trilha Study Trail tem 1,6 quilômetro de extensão e é ladeada de carvalhos, olmeiros e freixos, além de estar repleta de pássaros canoros, mais tartarugas e outros répteis. 

Para fazer a trilha mais imersiva, opte pela Prairie Earth Trail. Com trechos de terreno acidentado e áreas encobertas de lama e água, essa trilha é mais indicada para quem não liga para um pouco de sujeira e suor. Pode levar até duas horas para percorrer o trajeto de 3,2 quilômetros, devido ao seu nível de dificuldade. Traga seus binóculos para observar a área ocupada por bisões, pequenos répteis e anfíbios, além de belas vistas da área que antes era ocupada pelas tribos nativas Caddo, Osage e Wichita.

Instruções sobre como chegar

Vá de Tulsa à região das pradarias em menos de duas horas.

Na antiga U.S. Highway 60, no Condado de Osage, pegue a estrada County Road 4070 em Pawhuska, seguindo até a County Road 4201. Depois de fazer um pequeno desvio pela Country Road 4220 e voltar à 4201, siga a estrada que leva à reserva.

Explorar mais