Skip to main content
Golden Gate Bridge

Califórnia

Uma ode à Golden Gate Bridge

1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

Muitas cidades têm pontes famosas, mas poucas delas são imponentes como a Golden Gate Bridge em San Francisco, na Califórnia.

Ao longo dos últimos 80 anos, a estrutura localizada no Golden Gate Strait (Estreito Golden Gate) atraiu turistas de todo o mundo, que vêm em busca de fotografias dignas de cartões postais e a satisfação de atravessar a ponte. Segundo a American Society of Civil Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros Civis), a Golden Gate Bridge é considerada uma das sete maravilhas da engenharia civil dos Estados Unidos. Entrando em sua oitava década de vida, a ponte superou o desafio do tempo e continua sendo uma atração imperdível para os turistas, além de ser sinônimo de casa para os moradores locais.

Conectando comunidades

A construção da ponte começou em janeiro de 1933, com a finalidade de conectar a cidade de San Francisco ao condado de Marin, localizado do outro lado do Golden Gate Strait, que fica entre a baía de San Francisco e o oceano Pacífico.

Houve muitas opiniões sobre a cor da ponte. A Marinha dos Estados Unidos queria pintá-la de preto, com listras amarelas, para que ela se destacasse. Por fim, a ponte foi pintada com seu próprio tom de "laranja internacional", tanto para complementar a paisagem quanto para aumentar a visibilidade em caso de névoa.

A ponte foi inaugurada oficialmente no Dia do Pedestre, em 27 de maio de 1937, e estima-se que 200 mil pessoas tenham cruzado a ponte nesse dia. No dia seguinte, o então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, pressionou o botão de sinalização dourado para marcar a abertura da ponte ao tráfego de carros, exatamente ao meio-dia. As comemorações de inauguração duraram uma semana inteira.

A Golden Gate Bridge logo se tornou um ícone da cidade de San Francisco e já apareceu em diversos programas de televisão e filmes, como Superman, Godzilla e Star Trek. A ponte também é considerada um Marco Histórico da Califórnia desde 1987.

Golden Gate Bridge

Golden Gate Bridge
Ver mais

Viva momentos de ouro

Há muitas formas de conhecer a Golden Gate Bridge de perto. Siga de carro pela estrada  U.S. Route 101/California State Route 1, e não se esqueça de que é necessário pagar pedágio nesse trajeto. Entre em contato com a sua locadora de carros para conhecer todas as opções com antecedência. Se quiser aproveitar para atravessar a ponte, você pode caminhar ou pedalar pelas passagens localizadas nas laterais das pistas. Para atravessar a ponte, tome a calçada do lado leste (o lado de frente para San Francisco). O acesso só é permitido das 5h às 18h30 ou 21h30, horário local, dependendo da temporada. Recomendamos que você consulte as informações mais atualizadas sobre os horários para atravessar a ponte. Os ciclistas podem atravessar a ponte dos dois lados, 24 horas por dia, sem precisar pagar pedágio.

Também é possível fazer excursões guiadas gratuitas, realizadas a cada duas semanas. Nesse passeio, você conhecerá a história da ponte enquanto aprecia a vista da cidade. Na sequência, não deixe de visitar o Welcome Center (Centro de Boas-Vindas) para ver exposições interativas, na parte interna do centro e ao ar livre, e saber mais sobre a história, a ciência e a engenharia por trás da Golden Gate Bridge.

As duas extremidades da ponte fazem parte da Golden Gate National Recreation Area (Área de Recreação da Nacional Golden Gate), lugares perfeitos para fazer caminhadas e admirar as vistas da região. Alguns dos melhores pontos para tirar fotos da ponte ficam do outro lado do Golden Gate Straight e de San Francisco. Atravesse a ponte para ir ao Hawk Hill (Monte Hawk) e admirar vistas arrebatadoras, a Kirby Cove para tirar uma foto digna de Instagram no balanço ou ao observatório Battery Spencer para admirar as vistas do alto. Se preferir ficar nas proximidades da cidade, você pode ver a ponte de baixo, do Fort Point (Forte Point), próximo ao bairro de Marina District, ou do antigo aeroporto de Crissy Field, que oferece belas vistas e é um ótimo cenário para um piquenique no almoço.

Não deixe de conhecer outros símbolos famosos de San Francisco, como as casas vitorianas coloridas conhecidas como "Painted Ladies", o bairro Fisherman’s Wharf, a Ilha de Alcatraz e a sinuosa Lombard Street, durante a sua visita.

Veja a Golden Gate Bridge da Kirby Island

Veja a Golden Gate Bridge da Kirby Island
Ver mais

Tópicos relacionados:

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango