Skip to main content
Cisco Brewery, Nantucket

Massachusetts

Uma excursão ao mundo de sabores da cerveja artesanal de Massachusetts

Por: Heather Lalley

1 de 1
  • Estados:
    Massachusetts

O estado é um dos protagonistas da revolução de cervejas artesanais nos EUA

Dizem que a primeira cervejaria de Massachusetts se estabeleceu apenas 17 anos depois da chegada dos peregrinos. Desde essa época, passou a ser uma protagonista na revolução da cerveja artesanal nos EUA. Hoje, o estado abriga cerca de 60 cervejarias, muitas delas produzindo cervejas com grãos maltados do próprio estado, lúpulo fresco e sabores da estação.

Ingredientes locais e sabores da estação

Avalie a influência dos ingredientes locais. A Valley Malt em Hadley transforma grãos em malte para as cervejarias artesanais de todo o estado. (A produção em pequena escala permite que ofereçam grãos tradicionais e sem glúten às cervejarias de Massachusetts) A Four Star Farm em Northfield e a Clover Hill Farm em Hardwick fornecem lúpulo. Os produtos locais da estação, como cranberries, mirtilos e ervas, dão um toque a mais ao sabor de Massachusetts. A Harpoon Brewery, que fica fora de Boston, já produziu uma stout com infusão de ostras locais! Para apreciar os sabores da estação, a Jack’s Abbey Brewing, em Framingham, produz a lager Mom & Pop’s Harvest Series, com ingredientes produzidos na fazenda da família. O resultado é uma espetacular cerveja de época, que inclui a Pumpkin Crop Lager. No Night Shift Brewing em Everett, peça a Cape Codder Weisse, uma sour ale envelhecida com cranberries.

O Night Shift Brewing, em Everett, produz uma sour ale bastante popular, feita com cranberries de Massachusetts.

O Night Shift Brewing, em Everett, produz uma sour ale bastante popular, feita com cranberries de Massachusetts.
Ver mais

Choperias e tavernas

A melhor forma de conhecer várias das microcervejarias de Massachusetts é visitar algumas das inúmeras choperias do estado. Confira a Cambridge Brewing Company, após dar uma volta pelo belíssimo campus da Universidade de Harvard, para saborear uma seleção de mais de 10 chopps premiados (a refrescante Regatta Golden Kölsch foi batizada em homenagem às disputadas corridas de barco que acontecem ali perto no Rio Charles). Assim como suas cervejas, o menu da Cambridge Brewing Company destaca os ingredientes locais e da estação.

Na Cape Ann Brewing em Gloucester, acomode-se neste lado do porto para apreciar a relaxante vista dos barcos e das aves marinhas. Participe de uma competição de perguntas e respostas ou ouça música ao vivo ao sabor de uma caneca da doce e âmbar Fisherman’s Brew, uma cerveja da Cape Ann.

Leve seu passaporte do Massachusetts Craft Brewers a vários salões do chopp e destilarias no estado.

Leve seu passaporte do Massachusetts Craft Brewers a vários salões do chopp e destilarias no estado.
Ver mais

Excursões e festivais

Quer saber mais sobre como é produzida a cerveja de Massachusetts? Faça uma das inúmeras excursões oferecidas em todo o estado para conhecer as cervejarias. Os amantes sérios da cerveja poderão pegar um passaporte do Massachusetts Craft Brewers em uma cervejaria (ou on-line) para colecionar selos em cada cervejaria visitada. Normalmente, as excursões guiadas incluem uma apresentação da instalação de produção, seguida de uma degustação.

Confira o calendário para marcar presença em um dos festivais anuais de cerveja do estado. No mês de maio, acontece o American Craft Beer Fest em Boston, a maior comemoração com cerveja produzida em pequenos lotes da Costa Leste. O evento apresenta mais de 600 cervejas artesanais. Outra opção é a Hyper-Local Craft Brewfest, que acontece em junho em Somerville com lotes de cerveja ainda menores. 

O salão do chopp é o lugar onde se faz a degustação de chopp, se experimenta os melhores petiscos e se reúne a família e os amigos.

O salão do chopp é o lugar onde se faz a degustação de chopp, se experimenta os melhores petiscos e se reúne a família e os amigos.
Ver mais

Tópicos relacionados:

Explorar mais