Skip to main content
Um poço chamado Neversink
1 de 1
  • Estados:
    Alabama

Esta maravilha natural se projeta 16 andares abaixo através de uma rara flora e copiosas cachoeiras.

Situado no norte do Alabama, o magnífico poço conhecido como Neversink é uma espécie de sumidouro e caverna, além de uma maravilha geológica na qual fotógrafos e alpinistas encontram sua inspiração em igual medida.

O poço, um dos sumidouros mais fotografados dos Estados Unidos (se não do mundo), mede 13 metros de largura no topo, com uma cavidade que se projeta drasticamente por 34 metros até o fundo, cuja largura tem duas vezes ou mais o tamanho da abertura. Na descida, a visão de quem pratica rapel é de camadas de gelo no inverno, filetes de quedas d’água após as chuvas da primavera e exuberantes e raras samambaias gotejando no verão.

Preservação da natureza em um poço gigante

Depois de passar alguns anos tentando preservar o poço em seu estado natural intocado, a Southeastern Cave Conservancy (Conservação de Cavernas do Sudeste) reuniu fundos obtidos de doações e regularizou a propriedade em 1995. Atualmente, o grupo mantém e supervisiona sua utilização por visitantes e exploradores de cavernas e acompanha atento as questões ecológicas. Aos viajantes, o grupo solicita a observação de suas orientações, especialmente quando o assunto é proteger a frágil população de morcegos e as diversas espécies de plantas ameaçadas de extinção para as quais o poço é seu lar.

O que você deve saber antes de ir

O poço fica próximo a Fackler no norte do Alabama, cerca de 24 quilômetros ao norte de Scottsboro. O acesso ao poço pode ser feito através de uma caminhada relativamente extenuante de 30 minutos, saindo de uma pequena área de estacionamento em uma estrada sem nome perto da County Road 264. A vista do fundo do poço é aberta apenas a alpinistas experientes e exige autorização. No entanto, mesmo um vislumbre do alto do poço vale a pena a caminhada até lá. Para conferir informações sobre como encontrar e seguir a trilha certa, obter autorização de alpinismo e recomendações referentes a treinamento, acesse o site da Southeastern Cave Conservancy.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais