Skip to main content
Passeio de caiaque pelas praias de Port Orford, Oregon
1 de 1
  • Estados:
    Oregon

Se algum dia houve um lugar onde seu astuto senso de aventura pudesse ser resgatado, esse lugar seria o litoral do Oregon.

Com uma extensão de mais de 584 quilômetros, este trecho de litoral público reserva muitas maravilhas para se admirar. Dentre as vistas extraordinárias, estão irregulares formações rochosas projetando-se das ondas do oceano, densas florestas que revelam extensos litorais e angras ocultas, além de piscinas naturais prontas para serem exploradas. Você conhecerá também exóticas cidades que inspiraram filmes, faróis envelhecidos com suas próprias histórias e, quem sabe, um bando de baleias.

Paradas na Highway 101 saindo de Florence

Faça uma parada em Florence nas Sea Lion Caves, a maior caverna marinha dos EUA, que também é uma reserva e refúgio particular de vida selvagem com uma grande população de leões marinhos. Cativante e extravagante, este passeio subterrâneo pelas cavernas apresenta o vaguear dos leões marinhos banhando-se ao sol nas rochas, divertindo-se nas ondas e brincando com seus filhotes fofíssimos. Siga em frente por cerca de um quilômetro pela rodovia litorânea próxima a Florence, onde você poderá explorar o Heceta Head Lighthouse, um farol magnificamente situado em um penhasco, cercado por florestas alpinas. Planeje com antecedência hospedar-se no Heceta Head Lighthouse Bed & Breakfast, a poucos metros dali. A pousada de seis quartos tem duas lareiras no piso principal e deleita os hóspedes ao sabor de um café da manhã com sete pratos. Desperte ante o cenário semelhante a uma floresta encantada enquanto contempla as espetaculares vistas do litoral.

O Heceta Head Lighthouse aceso e emoldurado pela lua cheia

O Heceta Head Lighthouse aceso e emoldurado pela lua cheia
Ver mais

Atrações e observação de baleias perto de Newport

Seguindo pelo norte, vá até Newport e visite o Oregon Coast Aquarium (Aquário do Litoral do Oregon) e observe as focas, leões marinhos, tartarugas do mar e uma variedade de vida selvagem marinha. Confira um fenômeno natural na Devils Punchbowl State Natural Area (Área Estadual de Devils Punchbowl), onde as ondas se agitam e rodopiam em uma formação rochosa oca, parcialmente aberta para o Oceano Pacífico. Aproveite também para caminhar pelas trilhas e deleitar-se com as magníficas vistas do oceano antes de seguir para Yaquina Bay (Baía de Yaquina). A estrela desta cidadezinha litorânea é o Yaquina Head Lighthouse, um farol no topo do alto penhasco com vistas para o oceano. Este é o único farol do Oregon com alojamentos anexos.

Na expectativa de mais encontros com a vida marinha? Pare na Depoe Bay (Baía de Depoe), conhecida como um dos lugares de observação com a maior população de baleias do Oregon. As épocas de migração no inverno e na primavera aumentam suas chances de ver as baleias e tanto faz se você reservar uma viagem com barco para observá-las ou visitar o Whale Watching Center (Centro de Observação de Baleias). Localizado em um quebra-mar com grandes janelas voltadas para o oceano, o centro oferece vistas magníficas e uma equipe que o ajudará a avistar as baleias e tirar suas dúvidas.

Baleia cinza emerge no litoral do Oregon

Baleia cinza emerge no litoral do Oregon
Ver mais

Ícones litorâneos ao redor de Astoria

Avance um pouco mais pelo norte para ir até a Cannon Beach, uma das praias mais famosas do Oregon. Ao caminhar pelo impressionante litoral, você logo avistará a Haystack Rock, uma gigantesca formação rochosa erguendo-se a 100 metros da superfície da água. Durante a maré baixa em Hug Point, você avistará também moluscos, anêmonas-do-mar e criaturas marítimas que habitam as límpidas piscinas naturais. Aproveite o tempo para visitar ali perto o Tillamook Rock Lighthouse, um farol desativado construído em rocha de basalto. O cenário é fantástico, com as ondas salgadas rebentando contra os penhascos escarpados. Apelidado de "Terrible Tilly" (ou Tilly, o Terrível) e mal-assombrado, pelo que se diz, o farol é palco de histórias de naufrágios e tragédias.

As histórias continuam em Astoria, um pequeno porto de pesca e distribuição, caracterizado por seu rústico charme litorâneo e famoso como locação de filmagem do clássico de 1985, Os Goonies. Pegue o bonde até o Oregon Film Museum (Museu do Cinema do Oregon) e explore os souvenires usados em filmes; depois, suba novamente no bonde e confira no mapa as atrações da cidade (adquira um mapa do tesouro de atrações na Câmara do Comércio). Por fim, não deixe de subir os 164 degraus que levam ao topo da Astoria Column (Coluna de Astoria) para deslumbrar-se ante vistas panorâmicas do litoral, da baía e do rio.

Em busca da vida selvagem em meio às piscinas naturais do litoral

Em busca da vida selvagem em meio às piscinas naturais do litoral
Ver mais

Como chegar

Desembarque no Aeroporto Nacional de Portland. alugue um carro e siga pela Highway 101 margeando o litoral.

Explorar mais