Skip to main content
Vista noturna de Los Angeles, Califórnia, do Griffith Observatory
1 de 1
  • Estados:
    Arizona
    Havaí
    Califórnia
    Texas
    Novo México

Lar de mais de 60 International Dark Sky Parks, os EUA têm muitos lugares para apreciar um mar de estrelas e constelações com vistas panorâmicas.

Mas você não precisa passar a noite no deserto para obter uma compreensão mais profunda da astronomia. Do topo das montanhas no Havaí e Texas aos desertos do Arizona e Novo México, viaje pelos EUA e descubra observatórios para visitantes, planetários populares e telescópios importantes que vão despertar a curiosidade e encantar.

Kitt Peak National Observatory

Situado na paisagem de terracota fora de Tucson, Arizona, o Kitt Peak National Observatory (Observatório Nacional Kitt Peak) é o lar de uma das maiores e mais diversificadas coleções de telescópios de pesquisa do mundo. Durante o dia, os visitantes podem fazer um tour pelo local por meio de programas autoguiados, guiados ou VIPs. Veja o inovador telescópio solar McMath-Pierce ou participe de visualizações solares por meio de telescópios especiais. O popular Nightly Observing Program (Programa de Observação Noturna) atrai visitantes de toda parte, bem como os programas mais intimistas Dark Sky Discovery (Descoberta do Céu Noturno) e Night of Marvelous Moon (Noite de Lua Maravilhosa). O Overnight Telescope Observing Program (Programa de Observação Noturna por Telescópio) oferece a oportunidade de ver objetos do céu profundo com a orientação de um especialista, e o Astrophotography Workshop (Workshop de Astrofotografia) de três dias ensina os fundamentos da imagem do céu noturno.

Para terminar a sua visita, dirija-se ao Tohono O'odham National Cultural Center & Museum (Centro Cultural Nacional e Museu Tohono O'odham) para ter um visão aprofundada da cultura local dos nativos americanos. Passeie pelo jardim botânico do Arizona-Sonora Desert Museum (Museu do Deserto de Sonora no Arizona) para saber mais sobre a história natural do Arizona ou vá ao Saguaro National Park (Parque Nacional de Saguaro) e caminhe por trilhas sinuosas no deserto cercadas por cactos imponentes.

Uma variedade de telescópios no Kitt Peak National Observatory

Uma variedade de telescópios no Kitt Peak National Observatory
Ver mais
Mais informações

Observatórios na Mauna Kea

A Ilha Havaí oferece mais do que praias arenosas e ondas azuis. No topo da Mauna Kea, a montanha mais alta do Havaí a uma altitude de mais de 4.200 metros, há um conjunto de observatórios famosos. Para começar, os visitantes devem ir ao W.M. Keck Observatory Headquarters, nas proximidades de Waimea, para aprender sobre os observatórios e comprar lembrancinhas. Em seguida, suba a montanha a uma altitude de cerca de 2.800 metros até o Mauna Kea Visitor Information Station (Posto de Informações ao Visitante da Mauna Kea). Este é o local ideal para obter uma compreensão mais profunda da montanha e dos observatórios ou ver as estrelas sem ter que caminhar até o topo.

Se você subir até o topo, é recomendável reservar uma excursão guiada com uma empresa autorizada. A viagem requer um veículo 4x4, e muitas locadoras de veículos proíbem os veículos de atravessar o terreno acidentado. No pico, o centro de visitantes do W.M. Keck Observatory conta com galerias e exposições sobre pesquisas e operações. Maravilhe-se com as vistas da cúpula do telescópio Keck 1 e com a beleza da ilha ao redor.

As praias próximas fornecem o cenário perfeito para observar as estrelas sozinho. Durante o dia, visite as lojas locais e a feira livre no centro de Hilo. Aventure-se no Wailuku River State Park (Parque Estadual do Rio Wailuku) para ver a queda d'água da catarata Rainbow Falls e os Boiling Pots, uma série de lagos borbulhantes. Não deixe de fazer um passeio pela fazenda Waimea para explorar um rancho em funcionamento.

Telescópio Subaru no topo da Mauna Kea

Telescópio Subaru no topo da Mauna Kea
Ver mais
Mais informações

Griffith Observatory

Considerado um dos observatórios mais populares do mundo, o Griffith Observatory em Los Angeles é um ícone do sul da Califórnia que apareceu em diversos filmes de Hollywood, como "La La Land – Cantando Estações" e "O Exterminador do Futuro". Com uma variedade de telescópios, exposições científicas, reuniões de astrônomos amadores e outros eventos especiais, o observatório é um paraíso astronômico aberto ao público. Faça uma visita ao Samuel Oschin Planetarium (Planetário Samuel Oschin), onde os eventos são apresentados ao vivo (em vez de gravados). No cinema Leonard Nimoy Event Horizon Theatre, assista ao filme "The Once and Future Griffith Observatory", que detalha a história e as recentes renovações do observatório.

Ao redor do observatório, explore seus terrenos e desfrute de uma vista épica da cidade ou faça uma caminhada no Griffith Park (Parque Griffith). Em qualquer outro lugar de L.A., confira arte contemporânea e exposições culturais no Los Angeles County Museum of Art (Museu de Arte do Condado de Los Angeles – LACMA), passeie pela Hollywood Boulevard e tire fotos da Hollywood Walk of Fame (Calçada da Fama de Hollywood) ou vá até o Santa Monica Pier (Píer de Santa Monica) para andar de roda-gigante com vista para o Oceano Pacífico.

Explorando os terrenos do Griffith Observatory ao entardecer

Explorando os terrenos do Griffith Observatory ao entardecer
Ver mais
Mais informações

McDonald Observatory

Escondido na remota Davis Mountains (Cordilheira Davis), no oeste do Texas, o McDonald Observatory (Observatório McDonald) oferece vistas incomparáveis de alguns dos céus mais escuros do continente americano. Cercado por uma paisagem acidentada, mas estonteante, o observatório possui um centro de visitantes e oferece exposições durante o ano todo. Durante as reuniões semanais de astrônomos amadores, aprecie as vistas das montanhas circundantes em silhueta enquanto avista constelações e outros objetos celestes.

Para outras atividades que não envolvam estrelas, o Davis Mountains State Park (Parque Estadual da Cordilheira Davis), nas proximidades, oferece trilhas para caminhadas, mochilão e passeios a cavalo. O Fort Davis National Historic Site (Local Histórico Nacional de Fort Davis) oferece excursões autoguiadas ao posto militar da fronteira, e a comunidade artística de Marfa é perfeita para uma tarde de passeios turísticos.

Céu estrelado sobre o McDonald Observatory

Céu estrelado sobre o McDonald Observatory
Ver mais
Mais informações

Very Large Array do National Radio Astronomy Observatory

A apenas duas horas de Albuquerque em Socorro, Novo México, fica o Very Large Array que faz parte do National Radio Astronomy Observatory (Observatório Nacional de Radioastronomia). Um dos muitos observatórios para aproveitar as vantagens dos vastos desertos do Novo México, o Very Large Array foi destaque em filmes populares como "Contato", estrelado por Jodie Foster em 1997. Pare no Centro de Visitantes, vá até a loja de presentes, veja exposições de ciências ou faça uma excursão autoguiada a pé. Para ter uma visão mais aprofundada do Very Large Array e da radioastronomia, visite o auditório e veja um breve documentário narrado por Foster.

Enquanto estiver na região, veja a Old San Miguel Mission de Socorro, um exemplo clássico de igreja missionária colonial espanhola, ou confira as pedras preciosas em exposição no Mineral Museum (Museu de Minerais). No outono, os observadores de pássaros não podem deixar de ir ao Bosque del Apache National Wildlife Refuge (Refúgio Nacional de Vida Selvagem Bosque del Apache) para testemunhar a migração do grou-canadiano.

Uma parte dos radiotelescópios do Very Large Array no deserto do Novo México

Uma parte dos radiotelescópios do Very Large Array, no deserto do Novo México
Ver mais