Skip to main content
Pike Place Market em Seattle

Washington

Um guia para encontrar bons cafés em Seattle

Por: Pam Mandel

CrackerClips Stock Media/Shutterstock.com
1 of 1
  • States:
    Washington

Na cidade de Seattle, em Washington, quase sempre há fila fora do Pike Place Market, onde está localizado o Starbucks mais antigo da cidade.


Apesar de essa cafeteria internacional ter aberto uma unidade do Starbucks Reserve Roastery & Tasting Room a poucos quilômetros de distância, os turistas preferem a loja que deu início a tudo e, de quebra, batem foto do logotipo marrom original.

Não há como negar que o Starbucks ajudou a moldar a adoração de Seattle pela cultura do café, mas a coisa não para por aí. A cidade alega ter mais lojas de café do que qualquer outra cidade dos EUA — e isso não inclui cafés, padarias e restaurantes com máquina de espresso atrás do balcão.

Mas por que Seattle tem essa verdadeira adoração pelas cafeterias? Alguns dizem que é o clima fechado, chuvoso, e que no inverno o dia nunca tem mais de oito horas e uma xícara de café bem quentinho mantém as pessoas despertas. Seattle também é uma cidade muito letrada, pois não faltam leitores bebericando seus lattes enquanto folheiam um jornal ou um romance. Há também o apelo urbano dos espaços públicos para encontrar os amigos e admirar a arte que os baristas criam na espuma dos lattes.

Onde beber

Aqui em Seattle, quem decide o clima do café é você. Para quem quer um simples cafezinho, vale ir ao aconchegante C & P Coffee, localizado em uma casa no estilo Craftsman no oeste de Seattle, é um verdadeiro ponto de encontro. Há também o animado Zeitgeist na Pioneer Square, com localização central e repleto de designers e geeks que trabalham nas redondezas. No All City Coffee, no descolado bairro de Georgetown, dá para dividir a mesa com um artista ou com um piloto que acabou de aterrissar no Boeing Field, ali pertinho. 

Os fãs do café que buscam uma experiência mais imersiva encontrarão oportunidades de aprendizado por todo o lado. Aprenda a degustar café e diferenciar os sabores com uma aula de “cupping” no Seattle Coffee Works. Você mesmo pode tirar sua dose no La Marzocco Espresso Lab, no Seattle Center, que oferece aulas e demonstrações. E se mesmo assim você não souber por onde começar, experimente participar de um passeio guiado para provar vários tipos em toda a cidade.

Beba como um dos nossos

Depois de escolher uma cafeteria, decidir o que colocará dentro da xícara pode ser uma tarefa árdua. Em Seattle, um café não é só um café. Você encontrará uma variedade de grãos, leites, temperaturas e estilos de extração. O uso de coador é figurinha carimbada nos cardápios. Trata-se daquele método já conhecido de colocar água sobre o pó de café para extrair sabor e textura homogêneos. Para os dias ensolarados de Seattle, experimente o café gelado. Para isso, o pó de café é deixado de molho por 12 horas, em seguida a bebida é filtrada e o café é servido com gelo. Alguns cardápios oferecem café single origin (origem única) – e os baristas explicam, satisfeitos, onde os grãos foram cultivados e se foram ou não torrados no local. E, claro, não faltam bebidas à base do espresso clássico – de um mocha com chantili até uma dose meticulosamente extraída e servida em uma xícara pequenina. 

Não há como errar. Então, encontrar seu preferido é só diversão! Paixão é o que torna a atmosfera do café em Seattle tão empolgante, porque os baristas se importam muito com o que você coloca em sua xícara. É tão intenso que você sente o gosto. 

Os baristas elevam essa bebida a uma forma de arte.

Os baristas elevam essa bebida a uma forma de arte.
Ver mais

Tópicos relacionados:

Explorar mais

Mark Twain Riverboat on the Mississippi in Hannibal, Missouri
Ver mais

Experiência

Hannibal