- Estados:
- Utah
Um labirinto alienígena de hoodoos vermelhos, laranjas e rosados
Bryce Canyon fica a menos de quatro horas de carro de Las Vegas, Nevada, e de Salt Lake City, Utah. É o parque nacional favorito de muitos visitantes no sudoeste dos EUA e é fácil de perceber o porquê. Enquanto o Grand Canyon, no Arizona, impressione por sua imensidão, o Bryce no sul de Utah é menor, mais intimista e acessível, e suas formações surreais são, aparentemente, mais delicadas. Na verdade, levou milhões de anos para que as forças do vento, do gelo e da água esculpissem esta terra de torres, pináculos e barbatanas de pedra. Este guia oferece sugestões sobre a melhor forma de admirar o desfiladeiro e fornece dicas práticas para sua viagem.
Como chegar lá partindo de Las Vegas, Nevada
Depois de ver as luzes brilhantes e de viver as emoções de Las Vegas, siga de carro ao norte, na Interstate Highway 15 até St. George, Utah. Em seguida, escolha um de dois caminhos para chegar a Bryce: pelo Zion National Park (Parque Nacional Zion) ou pelo Cedar Breaks National Monument. Se optar por Zion, siga pela Interstate 15 até a State Route 9. A taxa de entrada (válida por 7 dias) é de US$ 30 por veículo. Se você preferir ver o Cedar Breaks (semelhante ao Bryce, mas menor), continue na Interstate 15 até Cedar City, em seguida, pegue a State Route 14 até a State Route 148 (também conhecida como Cedar Breaks Scenic Byway, fechada do final de outubro ou início de novembro até o final de maio).
Como circular
A maioria dos visitantes conhece o Bryce de carro, portanto, os estacionamentos onde há mirantes para o desfiladeiro podem ficar muito congestionados durante os movimentados meses de verão. Uma alternativa sem estresse é usar o serviço gratuito do Bryce Canyon shuttle, que opera do final de abril a setembro. As paradas do serviço de shuttle incluem o Ruby's Inn (fora do parque), o centro de visitantes e os pontos Sunset (Pôr do Sol) e Inspiration (Inspiração). "O shuttle sai a cada oito a doze minutos, e é uma ótima maneira de evitar dores de cabeça com o trânsito", diz Kathleen Gonder, guarda-florestal do Serviço Nacional de Parques.
É provável que durante os movimentados meses de verão as estradas no Bryce Canyon National Park não estejam vazias.
Hospedagem e gastronomia
A uma curta distância da borda do desfiladeiro, o Lodge at Bryce Canyon tem um restaurante que serve refeições saborosas em uma clássica sala de jantar do Oeste com painéis de madeira e uma lareira de pedra. Há também a Valhalla Pizzeria, que serve café e produtos assados, além de pratos italianos, pizza e saladas.
Fora do parque, o amplo Ruby's Inn tem mais de 360 quartos, cabanas, um acampamento e três restaurantes. O Ruby's também oferece passeios a cavalo, em veículo off-road e aéreos, além de aluguel de mountain bikes.
Se a pousada e o Ruby's estiverem cheios, tente os motéis em Bryce Canyon City e nos arredores, que ficam próximos da State Route 63. Também é possível acampar nos dois acampamentos dentro do parque.
O que ver
Com 13 mirantes ao longo da cênica viagem de 61 km do parque, não há escassez de lugares para contemplar a beleza de Bryce de cima. Os pontos da alvorada e pôr do sol, perto da pousada, oferecem panoramas dos pináculos densos do Bryce Amphitheater e estão entre os locais mais populares do parque.
As vistas dos pontos Inspiration e Bryce, nas proximidades, são igualmente fascinantes. No sul do parque, não deixe de visitar o mirante Natural Bridge (ponte natural), que oferece uma vista a um impressionante arco de pedra. Dica: a luminosidade no meio da manhã é ideal para tirar fotos.
Dê uma parada no centro de visitantes para ver exposições de geologia e de vida selvagem e para assistir a um filme de orientação de 20 minutos chamado de "Shadows of Time” (Sombras do Tempo).
Há tanta coisa para se ver no Bryce Canyon. Traga sua câmera.
O que fazer
Para absorver totalmente a magia de Bryce, caminhe para dentro do desfiladeiro. No principal Bryce Ampitheater, combine as trilhas de Navajo e Queens Garden para fazer um circuito moderado de 4,6 quilômetros passando pelo famoso hoodoo do martelo de Thor e o desfiladeiro Wall Street. Reserve cerca de 2 horas para esta caminhada.
Dentro do anfiteatro, há muitas mais trilhas, todas interligadas e com dificuldade que varia de moderada a intensa. Para visitantes que estão em boa forma física, Gonder sugere a Fairyland Loop Trail, de 12,9 quilômetros. "Embora seja cansativa, adoro essa trilha, que abriga as formações da Tower Bridge e China Wall", explica.
Procura uma caminhada mais fácil? Experimente a Rim Trail, de 17,7 quilômetros, que se estende de Fairyland ao Bryce Point e oferece vários pontos de acesso. Se você percorrer toda a extensão ou passear por seções mais curtas, vistas fantásticas do desfiladeiro o aguardarão.
Muitas vezes esquecida devido à sua localização na região norte do parque, a viagem de ida e volta de 1,3 quilômetros da trilha Mossy Cave passa por um riacho perene que fica entre os coloridos hoodoos e termina em uma pequena cachoeira de 4,6 metros de altura.
Não quer caminhar? Faça o percurso a cavalo. De abril a outubro, sente-se em uma sela para fazer um passeio pelas trilhas do desfiladeiro com duração de 2 horas ou de meio dia. Os guardas-florestais do parque também falam regularmente sobre a geologia da região no Sunset Point (ponto do Pôr do Sol) e conduzem caminhadas guiadas pela borda dos desfiladeiros. Depois de escurecer, junte-se a um guarda-florestal para um programa de astronomia e observe por um telescópio o céu estrelado. No centro de visitantes, você encontra um cronograma de programas do guarda-florestal.
O hoodoo do famoso martelo de Thor do Bryce Canyon eleva-se sobre o parque.
Vai no inverno? Prepare-se
Bryce Canyon fica a uma altitude elevada (até 2.778 metros) e tem uma queda de neve média de quase 245 centímetros no inverno (de novembro a março), resultando em vistas deslumbrantes de rochas vermelhas e um cenário coberto pela neve branca. Traga roupas quentes, pois a média de altas do dia é de 4,4 graus Celsius, podendo cair para -34 graus Celsius durante a noite.
Durante o inverno, a neve realça a beleza natural do Bryce Canyon.
Viagens adicionais
Da Cidade de Bryce Canyon, siga por 20 minutos ao noroeste, até o Red Canyon, na Dixie National Forest. As formações de arenito do desfiladeiro e do solo são intensamente avermelhados.
Procurando uma excursão menos conhecida perto de Bryce? Visite a bifurcação leste do Sevier River Scenic Backway, uma estrada de cascalho bem conservada que se estende por 27 quilômetros ao longo da fronteira do Bryce Canyon National Park até o reservatório Tropic Reservoir. Esta encantadora região coberta de pinheiros, onde você pode pescar, fazer passeios de barco, caminhar, andar de mountain bike ou simplesmente desfrutar de um piquenique, é um tanto fria, mesmo nos meses de verão.