Skip to main content
Um guia de quem conhece a trilha do queijo de Vermont

Vermont

Um guia de quem conhece a trilha do queijo de Vermont

Por: Amy Lynch

1 de 1
  • Estados:
    Vermont

De queijo cheddar a queijo suíço leve, a saborosa variedade de Vermont, com cerca de 150 queijos locais, é um deleite que merece sua visita.

Na hierarquia dos alimentos que proporcionam satisfação e prazer, o queijo é considerado por muitos um dos campeões. Nos Estados Unidos, pode-se dizer que nenhuma outra região é mais apinhada de produtores de queijo do que a trilha do queijo de Vermont; dezenas deles recebem o público em excursões para conhecer suas leiteiras ou saborear suas delícias. Não existe um jeito certo ou errado de percorrer a trilha do queijo de Vermont. No entanto, para curtir os 240 quilômetros de uma viagem tranquila pelo norte, entremeada de paradas populares ou menos conhecidas que oferecem uma ampla variedade de sabores, texturas e experiências no trajeto, a abordagem a seguir deixará os viajantes satisfeitos e, muitas vezes, com uma sacola cheia de deliciosas lembranças.

Cheddar clássico em Brattleboro

Vermont é famosa por seu cheddar, e isso faz da Grafton Village Cheese Company em Brattleboro, Vermont, a primeira parada ideal ao longo da trilha. De pimenta malagueta defumada e cheddar clothbound a variedades envelhecidas há dois e três anos, os queijos daqui são artesanais e utilizam leite cru de laticínios locais, uma tradição de Grafton que remota à sua fundação em 1892.  

Aberto diariamente, o local em Brattleboro (à parte das instalações particulares na cidade de Grafton) recebe visitantes em sua área aberta à observação da produção, bem como na loja de vinhos e presentes. O estabelecimento fica ao lado de uma fazenda de animais domésticos e frequentemente promove eventos em celeiro aberto, como o zoológico de animais locais.

Gouda e delícias em Londonderry

Gouda é a ordem do dia na Taylor Farm, localizada em Londonderry, Vermont. A fazenda oferece quatro variedades: o Vermont Farmstead, o defumado de bordo, alho e pimenta defumada, todos estes cremosos, de sabor acentuado e produzidos com o leite das vacas da fazenda.

Porém, além do gouda, a fazenda nos presenteia com outra rara maravilha que vale a pena experimentar: o Green Mountain Nettle, provavelmente o único queijo do país feito com folhas de urtiga. Aberta o ano todo, a Taylor Farm recebe visitantes para saborear amostras em sua loja e até mesmo alimentar os animais no local.

Charme histórico em Mount Holly

Produzindo queijos suaves e cremosos desde 1824, a Crowley Cheese Company detém a posição de fábrica de queijos há mais tempo em operação nos Estados Unidos. A empresa é famosa por suas variedades em formato de cheddar e por aproveitar ingredientes como sálvia, alho e cebolinha para produzir deliciosos discos de queijo com um "quê" a mais. 

Normalmente, os funcionários desta pequena instalação produzem o queijo três dias por semana; portanto, o ideal é que os visitantes entrem em contato com antecedência antes de fazer uma parada no lugar. Oculto em um tranquilo pedaço de terra ao lado de um riacho murmurante, este ponto fora do comum é um dos locais mais íntimos da trilha. O processo de confecção do queijo leva todo um dia, ou seja, você verá diferentes partes da operação a cada vez que visitar.

Aventuras pelos sabores de Plymouth Notch

Perdendo apenas para Crowley, a Plymouth Artisan Cheese fica com a segunda colocação no quesito longevidade: o estabelecimento opera desde 1890. Seus queijos artesanais, cortados e encerados à mão, venceram inúmeras premiações ao longo dos anos.

Aberta diariamente, Plymouth oferece aos visitantes excursões autoguiadas pelo espaço, que inclui uma loja, um museu do queijo e amplas oportunidades de acompanhar o processo de produção do queijo através de generosas janelas com vista para a sala de confecção.

Sabores familiares em Cabot

Uma das mais famosas produtoras alimentícias da trilha do queijo de Vermont é a Cabot, responsável por produzir uma ampla variedade de comestíveis, abrangendo desde queijos e manteiga a iogurtes e patês especiais. Na seção norte da viagem, Cabot oferece duas opções para a exploração dos visitantes: o centro de visitantes da cidade de Cabot ou o anexo em Waterbury, a pequena distância de carro a oeste.

O Cabot Visitors Center (Centro de Visitantes de Cabot) na Route 4 oferece excursões guiadas e vistas da produção em andamento, enquanto o armazém do anexo fascina os visitantes com uma loja que oferece produtos de Cabot, além das microcervejarias, cidras prensadas e vinhos de Vermont: uma forma ideal de encerrar um dia (ou vários dias) regado a deliciosos queijos locais.

Saboreie algo doce

Naturalmente, queijo não é o único alimento pelo qual o estado das montanhas verdes é conhecido. Você não pode deixar de experimentar o sorvete e o xarope de boldo. Abrangendo quase toda a extensão do estado, uma excursão pelas melhores fábricas e pequenas leiterias da região é a realização de um sonho para os mais intrépidos amantes da gastronomia, cujo grande desejo é assumir o controle e dominar a trilha: uma petiscada doce ou apetitosa por vez.

Embora algumas leiterias sirvam suas amostras acompanhadas de xarope de bordo à parte, vale a pena fazer um desvio e ir direto à fonte. A Morse Farm Maple Sugarworks em Montpelier, a Bragg Farm Sugarhouse no leste de Montpelier, a Sugarbush Farm em Woodstock e o New England Maple Museum em Pittsford são todos ideais para experimentar um pouco desta delícia dourada e, ao mesmo tempo, conhecer em primeira mão sua produção. Há inúmeros outros fornecedores na região; portanto, antes de pôr o pé na estrada, não deixe de fazer sua pesquisa. 

Em Vermont, há também inúmeros produtores de sorvete, mas nenhum deles é tão famoso quanto a sensacional marca conhecida como Ben & Jerry's, localizada bem perto do anexo de Cabot em Waterbury. Em operação desde 1978, os cofundadores, Ben Cohen e Jerry Greenfeld (amigos de infância) desenvolveram seus negócios explorando a popularidade de encantadores sabores, como Chubby Hubby e Cherry Garcia. As excursões pela fábrica estão disponíveis sete dias por semana e incluem amostras das famosas bolas de sorvete para encerrar a trilha com algo doce.

No entanto, a gastronomia não é a única característica notável de Vermont. Maravilhe-se ante sua  infinita beleza natural e mantenha a câmera pronta para as cenas dignas de um cartão postal ao percorrer a trilha do queijo.

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango

Mark Twain Riverboat on the Mississippi in Hannibal, Missouri
Ver mais

Experiência

Hannibal