Skip to main content
Um guia de quem conhece o Monument Valley

Arizona, Utah

Um guia de quem conhece o Monument Valley

Por: Eli Ellison

1 de 1
  • Estados:
    Arizona
    Utah

Um símbolo do Sudoeste, o Monument Valley é uma paisagem desértica marcada por formações avermelhadas de arenito, pináculos estreitos e montes maciços, localizado na fronteira entre os estados do Arizona e Utah, a 508 Km ao Norte de Phoenix.

Ao longo de milhões de anos, as forças do vento e da água esculpiram essa terra rigorosamente fantástica. O vale faz parte da Nação Navajo, que abrange os cerca de 7 milhões de hectares de terras pertencentes à tribo Navajo. Os primeiros cineastas de Hollywood atraíram a atenção do mundo ao Monument Valley por meio de filmes como Stagecoach, estrelado por John Wayne (1939). A região é uma das principais atrações para gerações de viajantes desde então.

O que ver

A partir do centro de visitantes do parque, sua primeira vista do Monument Valley é o panorama retratado em incontáveis fotos e filmes. À distância, erguendo-se abruptamente, são vistos os três monólitos mais proeminentes do vale: o East e o West Mitten Buttes (algo como "dedões leste e oeste de uma luva de cozinha", assim chamados porque parecem mãos com dedões separados) e o Merrick Butte. 

Valley Drive, a estrada de terra de 27 quilômetros do parque, leva do centro de visitantes até o coração do vale. Embora irregular e cheia de solavancos, a estrada não deve  representar um problema para a maioria dos carros de passeio se conduzidos com cuidado e em condições secas.

Ao longo do passeio, cerca de uma dúzia de saídas levam a vistas incríveis de monumentos de arenito chamados por nomes bastante adequados, como Elephant Butte (monte elefante) e Totem Pole (poste totem). Ao tirar fotos e esticar as pernas, lembre-se que é proibido caminhar pelo deserto.

Em John Fords Point, a parada mais popular do local, passeie pelas barracas de madeira onde os Navajo vendem joias, produtos de cerâmica e outros tipos de artesanato. A vista, abrangente e dramática, recebe o nome do diretor John Ford, que utilizou o vale como locação de filmagem para vários filmes de faroeste, dentre os quais Stagecoach. 

Reserve duas horas para fazer o percurso inteiro com calma.

Os Mitten Buttes e o Merrick Butte vistos da borda do Monument Valley

Os Mitten Buttes e o Merrick Butte vistos da borda do Monument Valley
Ver mais
Ben Adkison

O que fazer

Embora a Valley Drive esteja repleta de destaques cênicos, muitos visitantes querem poder ver mais dessa paisagem magnífica. O único jeito de fazer isso é em um tour guiado dos Navajo, que leva o visitante a áreas que não podem ser acessadas por viajantes independentes.

Nos populares tours de 3,5 horas de duração, você faz o passeio a bordo de um caminhão de plataforma com tração nas quatro rodas e capacidade para 20 passageiros. Além da Valley Drive, você explorará áreas remotas e verá arcos de arenito como o Suns Eye, bem como a incrível e dramática formação circular Ear of The Wind. Alguns guias até cantam uma canção tradicional do povo Navajo para completar a experiência.

Prefere um tour particular, mesmo se mais caro? Empresas oferecem viagens em veículos com tração nas quatro rodas pelo Monument Valley e pelo Mystery Valley, localizado ali perto, que podem ser personalizadas de forma a focar em interesses especiais como fotografia e arte rupestre dos indígenas norte-americanos. Passeios guiados a cavalo e a pé também estão disponíveis.

A única trilha para caminhadas no parque que pode ser utilizada sem um guia Navajo é o Wildcat Trail, que é quase inteiramente plana, se estende por 5,1 quilômetros e dá a volta no West Mitten Butte. Poucas pessoas fazem o caminho arenoso a pé, mas durante o passeio você poderá ver o monte imenso de todos os ângulos. O início da trilha fica ao lado do estacionamento do centro de visitantes. Para fazer o passeio, reserve 2,5 horas, leve bastante água e evite o calor do meio-dia durante o verão, quando as temperaturas frequentemente passam dos 32 graus centígrados.

Fãs de filmes de faroeste não  podem perder o Goulding's Trading Post Museum, no Goulding's Lodge. A edificação, que serviu como a cabine de John Wayne no filme Legião Invencível (de 1949), tem exibições sobre a história do cinema da região.

Os fãs de cinema não podem perder a paisagem do Monument Valley a partir do John Ford's Point

Os fãs de cinema não podem perder a paisagem do Monument Valley a partir do John Ford's Point
Ver mais

Onde se hospedar

Básico, mas confortável, o Goulding's Lodge foi o único hotel do vale  por muitas décadas, até 2008, quando a tribo Navajo inaugurou o sofisticado The View Hotel, que foi construído na borda do vale. Ambas as propriedades oferecem restaurantes, pequenos mercados e áreas de acampamento adjacentes.

Se os hotéis estiverem lotados, o que é comum durante o verão, há pousadas econômicas disponíveis nas cidades próximas de Kayenta, Arizona, e Mexican Hat, Utah.