Skip to main content
Interior do Big Room do Carlsbad Caverns

Novo México

Um guia de quem conhece o Carlsbad Caverns National Park

Por: Eli Ellison

1 de 1
  • Estados:
    Novo México

Maravilha subterrânea de cavernas e fantásticas formações geológicas


Como uma página tirada do livro “Viagem ao Centro da Terra”, as maravilhas subterrâneas do Carlsbad Caverns National Park (Parque Nacional das Cavernas Carlsbad) englobam fantásticas formações geológicas e um pouco de aventura subterrânea para aqueles que procuram atividades desse tipo. O imenso sistema de cavernas escondido sob o deserto do estado, a sudoeste do Novo México, fica a cerca de 243 quilômetros a nordeste de El Paso, Texas. No entanto, a localização um tanto remota não desanima os turistas, que se reúnem no parque no verão. O verão é rotineiramente quente, com máximas médias diárias entre 32,2 e 37,8 graus Celsius. Mas não importa quando seja a sua visita, a temperatura no interior das cavernas geralmente é de 13 graus Celsius, portanto, traga uma blusa de frio.

O que ver

A principal experiência do parque é uma caminhada autoguiada entre as incríveis formações geológicas nos 3,1 hectares do Big Room, uma gigantesca câmara repleta de estalactites e estalagmites com um teto que atinge até 78 metros de altura.  

No centro de visitantes, pegue o elevador e desça 79 andares até o Big Room ou aventure-se e caminhe por cerca de 2 quilômetros na íngreme rota da Natural Entrance, serpenteando e descendo a 229 metros da entrada da caverna.

O caminho praticamente todo nivelado e pavimentado de 1,6 quilômetro do Big Room passa por formações complexas criadas pela água mineral que caiu e se solidificou ao longo de centenas de milhares de anos. De abundantes e delicadas estalactites que se assemelham ao gelo a imensos elementos geológicos que parecem cachoeiras congeladas, você ficará imerso em um mundo surreal de pedras onduladas retorcidas. Essas são as maravilhas que você verá. Ainda que o caminho possa ser percorrido em apressados 90 minutos, é recomendável orçar um passeio mais calmo com duração de 2,5 horas.

Está com fome? Antes de retornar ao mundo da superfície, saboreie um sanduíche ou uma salada do famoso Underground Lunchroom, que conta com um visual retrofuturista da década de 1950.

O outro espetáculo imperdível do parque são os morcegos brasileiros sem cauda, que somam centenas de milhares vivendo nas profundezas escuras das cavernas, aproximadamente do mês de abril a meados de outubro. Ao pôr do sol, eles voam em massa da entrada da caverna, enxameando e escurecendo o céu a caminho do banquete noturno de insetos.

As formações dentro das Carlsbad Caverns evoluíram ao longo de centenas de milhares de anos.

As formações dentro das Carlsbad Caverns evoluíram ao longo de centenas de milhares de anos.
Ver mais

Passeios guiados

Embora muitos visitantes se contentem com um passeio pelo Big Room, outros querem ver mais do sistema de cavernas, que só é acessível em passeios guiados. O centro de visitantes oferece programação e bilhetes diários, que tendem a ser vendidos rapidamente de abril a outubro. Para evitar decepções, reserve os bilhetes com antecedência.

Entre os passeios do parque, o mais procurado é o Kings Palace Tour, que parte da área do elevador do Big Room e leva você a uma íngreme caminhada de 1,6 quilômetro na região mais profunda da caverna principal, a 253 metros abaixo do deserto. Entre as belas formações estão as “cortinas” translúcidas de calcário.

Se você quiser saber como eram as cavernas antes de elas serem desenvolvidas para o turismo, faça um passeio mais vigoroso pela Slaughter Canyon Cave ou Spider Cave. Ambas envolvem um percurso de carro do centro de visitantes e caminhadas até a entrada das cavernas; os participantes devem ter bom condicionamento físico. Na Spider Cave, você vai subir e engatinhar por entre passagens estreitas.

Os visitantes podem pegar o elevador ou caminhar até a entrada das cavernas.

Os visitantes podem pegar o elevador ou caminhar até a entrada das cavernas.
Ver mais

Hospedagem

Não há acomodações dentro do parque. O motel mais próximo fica em White’s City, um complexo turístico fora do parque. Você encontrará mais opções na cidade de Carlsbad, Novo México (32 quilômetros a nordeste), que oferece mais de vinte motéis. 

Explorar mais
Um belo lago, com as montanhas ao fundo

Destino

Flagstaff