Skip to main content
Canyon de Chelly National Monument, Arizona

Arizona

Um guia de quem conhece o Canyon de Chelly National Monument

Por: Eli Ellison

1 de 1
  • Estados:
    Arizona

O Canyon de Chelly recompensa os turistas intrépidos com vistas espetaculares e aspectos da vida tradicional dos indígenas americanos.


No estado do Arizona, perto da fronteira ao leste, o Canyon de Chelly (pronuncia-se de-SHAY) National Monument recompensa os viajantes intrépidos com vistas espetaculares e aspectos da vida tradicional dos indígenas americanos.

Na Reserva Indígena Navajo, a 379 quilômetros a noroeste de Albuquerque, Novo México, esse extraordinário desfiladeiro com superfície de arenito preserva moradias e arte rupestre centenárias do povo ancestral Pueblo, além de acampamentos e imagens entalhadas do povo da era arcaica, o primeiro a considerar o desfiladeiro como lar, há milhares de anos. Há mais de 300 anos o povo navajo habita esta terra.

Entre as paredes de 305 metros de altura do desfiladeiro, córregos ladeados por choupo-do-canadá serpenteiam, passando por vívidos prados verdes, propriedades modestas, grandes monólitos de arenito e a rudimentar hogan (tradicional moradia navajo). Nas paredes do penhasco você observará pequenas habitações de tijolo cru e muitas gravuras rupestres, chamadas de petróglifos, retratando figuras de animais, espirais, cobras e outros símbolos que despertam a imaginação.

Atrações em Canyon de Chelly

Explore o desfiladeiro fazendo um dos dois passeios panorâmicos pela borda, ambos com um percurso de ida e volta de 64 quilômetros a partir do centro de visitantes e repletos de vistas panorâmicas. As oportunidades para tirar fotos ao longo da estrada da North Rim são melhores pela manhã. Você também pode tirar fotos incríveis na deslumbrante Antelope House Overlook.

Siga pela estrada da South Rim, à tarde, quando a luz mais branda é perfeita para fotos ricas em cores e detalhes tiradas de sete pontos panorâmicos do desfiladeiro; onde você encontrará muitos fotógrafos e vendedores navajos vendendo cerâmica, joias, pinturas artesanais e outros tipos de arte.

O grand finale de South Rim é o monolítico Spider Rock, cuja dupla torre de arenito eleva-se a 244 metros acima do solo do desfiladeiro. Do mirante do estacionamento, você pode fazer uma curta caminhada que o levará para apreciar vistas magníficas desta icônica formação rochosa.

Spider Rock é uma icônica e imperdível formação rochosa em Canyon de Chelly.

Spider Rock é uma icônica e imperdível formação rochosa em Canyon de Chelly.
Ver mais
NPS

Atividades em Canyon de Chelly

Embora administrada e protegida pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA, a terra pertence à tribo navajo e é considerada solo sagrado. Os navajos vivem no desfiladeiro em fazendas de plantação agrícolas, criando um lugar único para visitar. Com exceção de uma única trilha para caminhada, só é possível entrar no desfiladeiro acompanhado por um guia navajo autorizado.

A viagem de ida e volta de 4 quilômetros da White House Trail começa na White House Overlook, na estrada da South Rim, a cerca de 9,6 quilômetros do centro de visitantes. Não há necessidade de estar acompanhado de um guia navajo nessa caminhada íngreme e sinuosa até o sopé do desfiladeiro, onde seu destino será a antiga moradia no penhasco White House Ruin. Datando aproximadamente dos anos de 1200, as ruínas ocupam uma alcova perto da base de um elevado penhasco com 152,4 metros de altura. Há cercas para impedir a subida ao sítio arqueológico, mas observá-lo à distância é ainda maravilhoso. Nas proximidades existem banheiros públicos, bem como vendedores navajos comercializando bebidas e petiscos, incluindo o pão frito quente navajo (massa frita) servido com coberturas de mel, canela e açúcar em pó.

Os guias navajos conduzem passeios de carro, a pé e a cavalo pelo desfiladeiro. A escolha de uma excursão dependerá do seu orçamento e do tempo que você terá. Uma das excursões mais procuradas no desfiladeiro são os famosos passeios “shake and bake” (algo parecido com sacolejar, em português) oferecidas pelo Thunderbird Lodge. Neste passeio de três horas por um caminho acidentado, você subirá a bordo de um caminhão de plataforma que acomoda até doze passageiros. Os guias apontarão antigas artes rupestres e falarão sobre a mitologia navajo durante sua visita às ruínas, como a Antelope House e a Casa Branca. Por um valor um pouco maior, você pode participar de uma excursão privada em um jipe com uma roupa da Antelope House Tours.

Outra opção pouco conhecida é conduzir seu próprio veículo de quatro rodas pelo desfiladeiro (uma necessidade, em virtude das densas estradas de areia), desde que acompanhado de um guia navajo. Você encontrará guias angariando serviços no estacionamento do centro de visitantes.

Você pode caminhar pela White House Trail por conta própria. Entretanto, para explorar mais da área, você vai precisar de um guia navajo.

Você pode caminhar pela White House Trail por conta própria. Entretanto, para explorar mais da área, você vai precisar de um guia navajo.
Ver mais

Hospedagem

Dentro do monumento, o Thunderbird Lodge oferece quartos básicos no terreno tranquilo e sombreado por árvores de choupo-do-canadá. A singela cidade navajo de Chinle, adjacente à entrada do parque, oferece redes de motéis. Não espere encontrar luxo. Prevemos taxas elevadas entre abril e outubro.