Skip to main content
Indian Pueblo Cultural Center, Big Thunder Dance Group (Pojoauque)

Novo México

Um guia de quem conhece a história nativa do Novo México

Por: Eli Ellison

1 de 1
  • Estados:
    Novo México

Os pueblos indígenas e seus ancestrais habitam as regiões altas do deserto, que hoje integram a região sudoeste do estado do Novo México, há cinco séculos.

Hoje, diversas das 19 comunidades pueblo do estado contam com casas modernas e resorts de luxo, mas algumas mantêm antigas construções adobe em paisagens maravilhosas.

Muitos dos pueblos, ou vilas comunais, encontram-se no Rio Grande River Valley ou nas proximidades. A região fica na parte norte do Novo México e compreende as conhecidas cidades de Taos, Santa Fé e Albuquerque. Diversos pueblos admitem visitantes, que podem conhecer um pouco da história dos povos nativos e apreciar paisagens impressionantes, além de ter a oportunidade de comprar joias e cerâmicas nativas diretamente dos artesãos. Conheça três dos pueblos mais populares e um ótimo museu para dar início à sua jornada.

Indian Pueblo Cultural Center

Esse museu localizado em Albuquerque, operado pelos 19 pueblos (povoados indígenas) do Novo México, apresenta exposições sobre a história, a cultura e a arte de cada tribo. A loja do museu vende belas obras de artesanato e é um ótimo lugar para obter informações para suas visitas aos pueblos. Aos finais de semana, há apresentações de danças nativas tradicionais no museu.

Taos Pueblo

Reserve algumas horas para aproveitar a tranquilidade desse pueblo de mil anos, nas proximidades de Taos. Você talvez comece a entender por que alguns dos índios da cidade optam por viver como seus ancestrais, em antigas construções adobe, sem eletricidade nem água encanada. As estruturas lembram edifícios de apartamentos com até cinco andares, e a aparência em camadas serve para harmonizar as construções às montanhas que as cercam.

A água para beber é retirada de um canal que corta a praça central, logo após a San Geronimo Chapel, uma igreja com construção adobe. Diversas casas térreas foram convertidas em lojas, onde os artesãos da cidade de Taos vendem joias e cerâmica. As excursões guiadas com duração de 20 minutos estão incluídas no preço da entrada para o pueblo e apresentam uma boa visão geral da cultura e da história de Taos.

Explore as construções antigas de adobe do Taos Pueblo.

Explore as construções antigas de adobe do Taos Pueblo.
Ver mais
Elisa.rolle/Wiki Commons
Mais informações

Acoma Pueblo (Sky City)

Cerca de 104 quilômetros a oeste de Albuquerque, próximo à Interstate 40, a vila adobe de "Sky City", no Acoma Pueblo, encontra-se em uma formação de arenito de 112 metros de altitude, com uma localização espetacular na parte alta do deserto. Esse pueblo é ocupado desde meados do século XII. Os ônibus das excursões guiadas, que partem do centro cultural moderno e do complexo do museu, são a única forma de chegar até ele.

Em Sky City, você encontrará estruturas com diversos andares e casas de adobe, cuja aparência básica mudou muito pouco com o passar dos séculos. A principal parada da excursão é a San Estevan del Rey Mission, uma igreja católica construída em adobe em 1642. Nas proximidades da vila, os artesãos montam suas mesas para vender cerâmica artesanal decorada com formas geométricas complexas.

O Acoma Pueblo fica na parte alta do deserto.

O Acoma Pueblo fica na parte alta do deserto.
Ver mais
Ethan/Wiki Commons

Santa Clara Pueblo (Puye Cliff Dwellings)

Santa Clara é um dos maiores pueblos e encontra-se 43 quilômetros a noroeste de Santa Fé, além de contar com as espetaculares Puye Cliff Dwellings. Antigamente, os ancestrais desse pueblo construíam suas casas no penhasco acidentado de Santa Clara, onde permanecem até hoje. As excursões são a melhor forma de visitar a região. Também é possível fazer visitas guiadas por habitações que lembram cavernas e jornadas até o alto da formação rochosa, onde encontram-se as ruínas bem-preservadas do século X.

Mais informações

Etiqueta nos pueblos

A maioria dos pueblos é receptiva aos visitantes, mas alguns não são. Por isso, faça uma pesquisa com antecedência. Algumas tribos cobram uma taxa, que varia de US$ 5 a US$ 15 para permitir que os visitantes tirem fotos das estruturas e da paisagem. Não fotografe nenhum indígena sem permissão.

Onde dormir no norte do Novo México

Vários pueblos têm hotéis e cassinos modernos em seu território. Muitos visitantes que estão conhecendo a parte norte do Novo México escolhem hospedar-se em Albuquerque, Santa Fé ou Taos, pois essas cidades oferecem desde hotéis de beira de estrada até resorts de luxo.

Explorar mais