Skip to main content
Estátua da Liberdade na cidade de Nova York

Nova York, Nova Jersey

Um guia de quem conhece a Estátua da Liberdade e Ellis Island

Por: Jim Benning

Getty Images
1 de 1
  • Estados:
    Nova York
    Nova Jersey

A Estátua da Liberdade está entre as vistas mais amadas dos EUA e é um símbolo duradouro da liberdade.

Imperando sobre a Liberty Island no porto de Nova York, ao lado da região de Lower Manhattan na cidade de Nova York, a Estátua da Liberdade é um dos pontos turísticos mais famosos dos EUA e um símbolo permanente de liberdade.

Porém, a estátua não foi concebida por um cidadão americano. Em 1865, o filósofo político francês Édouard de Laboulaye propôs criar a obra Lady Liberty Enlightening the World para presentear os Estados Unidos. Esse sonho levou anos para tornar-se realidade. Em 1886, a estátua com 22 andares de altura, projetada pelo escultor francês Frédéric-Auguste Bartholdi, foi instalada na região que hoje conhecemos como Liberty Island.

A estátua ficou pronta no momento certo. Entre 1892 e 1954, uma multidão de imigrantes, mais de 12 milhões de pessoas, atracou no porto de Nova York depois de passar pela estátua. A primeira parada para essas pessoas foi a Ellis Island, que também se encontra no porto.

Como chegar à Estátua da Liberdade e à Ellis Island

É possível visitar a Estátua da Liberdade e a Ellis Island durante todo o ano, exceto no dia de Natal. Há duas opções para a visita: excursões de barco que partem do Battery Park, na região de Lower Manhattan, e do Liberty State Park, em Jersey City, Nova Jersey.

Em geral, não é necessário fazer reservas para visitar os arredores da estátua, mas o acesso a outras áreas é limitado. Por esse motivo, muitas vezes é necessário fazer reservas. Você pode fazer a sua reserva on-line ou por telefone com a Statue Cruises, o serviço oficial de balsas que atende a Liberty Island e a Ellis Island. Excursões guiadas por áudio estão inclusas.

Se possível, chegue cedo. "Tomando o primeiro barco, você chega às ilhas antes da multidão de visitantes", afirma Jerry Willis, porta-voz do Serviço do parque nacional.

Para chegar à Estátua da Liberdade e à Ellis Island, os visitantes seguem de barco, partindo de Nova York ou Nova Jersey.

Para chegar à Estátua da Liberdade e à Ellis Island, os visitantes seguem de barco, partindo de Nova York ou Nova Jersey.
Ver mais
Marley White

Como visitar a coroa da Estátua da Liberdade

Para aproveitar ao máximo a sua experiência na Estátua da Liberdade, reserve seu ingresso para visitar a coroa, a 80 metros de altitude. A coroa é o ponto mais alto da estátua ao qual se tem acesso e oferece vistas surpreendentes de Lower Manhattan, Nova Jersey e Brooklyn.

Os ingressos para visitar a coroa são extremamente limitados. É permitido o acesso de apenas algumas centenas de visitantes por dia, e os ingressos durante o verão e nos feriados geralmente se esgotam com meses de antecedência. Também há um limite de quatro ingressos por reserva. Quem pretende subir até a coroa precisa ter condicionamento físico para encarar a escada com 377 degraus. As crianças precisam ter, pelo menos, 1,20 m de altura.

Visita ao pedestal e ao Liberty Island Museum

Os ingressos para a coroa também permitem visitar o pedestal e o Liberty Island Museum (Museu da Liberty Island). Mesmo quem não consegue reservar os ingressos para a coroa pode conseguir ingressos para o pedestal e o museu. (Os pontos de venda da Statue Cruises vendem alguns ingressos para o pedestal todos os dias.) 

Aos pés da Lady Liberty e com acesso pelo elevador, o pedestal de 47 metros de altura proporciona belas vistas de Lower Manhattan, Nova Jersey e Ellis Island. Willis sugere reservar pelo menos 30 minutos para conhecer o museu, que apresenta a história da estátua e o desenvolvimento de sua importância.

Por fim, mesmo que os ingressos para o pedestal também estejam esgotados, geralmente há ingressos para acessar o terreno. Willis recomenda os passeios tranquilos pelos calçadões da Liberty Island e da Ellis Island. "As vistas são espetaculares", afirma ele.

Todas as balsas da Statue Cruises param na Ellis Island, e o ingresso inclui acesso ao National Museum of Immigration (Museu nacional da imigração). As exposições retratam o passado da ilha e a história da imigração para os Estados Unidos. Se quiser apenas ver a estátua da água, você pode embarcar na Staten Island Ferry gratuitamente.

A Ellis Island geralmente era a primeira parada dos imigrantes que chegavam aos EUA na primeira metade do século XX.

A Ellis Island geralmente era a primeira parada dos imigrantes que chegavam aos EUA na primeira metade do século XX.
Ver mais
Marley White
Mais informações

Qual a melhor época do ano para visitar?

Isso é questão de opinião, mas Willis prefere o outono. Nessa época, as visitas já não são mais tão concorridas quanto no verão e o calor é menos intenso, o que é importante principalmente para quem pretende subir até a coroa.

Explorar mais