Skip to main content
Pôneis ao nascer do sol

Maryland, Virgínia

Um guia de Iniciados de Assateague Island

Por: Zach Everson

1 de 1
  • Estados:
    Maryland
    Virgínia

Assateague Island National Seashore tem belas praias, mangues de água salgada e florestas marítimas, mas os cavalos selvagens são sua principal atração.

Esse é um dos poucos lugares nos EUA em que os turistas podem ser cavalos passeando livremente. A ilha-barreira compartilhada por Maryland e Virgínia tem 227 quilômetros a leste de Washington, D.C. Este guia de conhecedores da ilha ajudará você a se mover em Assateague e também a aproveitar ao máximo seu tempo por lá.

Chegando à ilha

Alugar um carro em Washington, D.C. é a maneira mais fácil de chegar a Assateague. O trajeto mais direto é tomar a direção leste, por Maryland, passar pela ponte Chesapeake Bay, de 7 quilômetros de extensão, chegar a Delaware e depois ir para o sul, até Maryland. Mesmo sendo uma viagem sem complicações e muito bonita, é melhor usar um mapa ou GPS para navegar e manter-se atento ao trânsito.

Encontro com cavalos

Os visitantes se reúnem para ver os cavalos “selvagens” na praia. O parque conta com dois grupos, com uma cerca dividindo-os entre as fronteiras de Maryland e Virginia. Eles são chamados de selvagens, mas os cavalos de Assateague são descendentes de animais domésticos que retornaram a um estado selvagem, de acordo com o Serviço Nacional de Parques. Aqui, os cavalos podem ser vistos correndo em direção às ondas ou pastando feno ou a grama da praia. Como é o caso com qualquer animal em seu habitat natural, não se aproxime nem alimente os cavalos e dê espaço a eles. 

Assateague atrai a maior parte dos turistas ao longo do ano na última quarta-feira de julho, quando comemora o evento anual “Pony Swim”. Para evitar a superpopulação, que pode destruir os rebanhos, bem como outros animais selvagens e vegetações na ilha, o efetivo de cavalos de Virgínia é arrebanhado para nadar de Assateague Island à vizinha Chincoteague Island entre as marés, quando não há nenhuma corrente. Lá, os cavalos são leiloados para novas casas, e os fundos arrecadados beneficiam os corpos. de bombeiros voluntários locais. Para assistir a essa tradição da melhor forma, reserve um lugar em um barco fretado.

Ainda que as pessoas possam passear por entre os cavalos em Assateague, é importante dar espaço aos animais.

Pôneis de Assateague
Ver mais

Aventuras ao ar livre

Assateague também oferece ciclovias pavimentadas, áreas para embarque de caiaque e canoa, 19 quilômetros de extensão para veículos motorizados na praia (uma autorização é necessária), pesca, surfe e nado. Para andar de bicicleta, uma via pavimentada liga Chincoteague a Assateague, com quatro trilhas principais que passam por florestas, uma enseada de cisnes e um mangue e que variam de 0,8 a 5,2 quilômetros. As canoas podem ser alugadas no  Maryland Coastal Bays Program.

Andar de bicicleta, passear de caiaque e nadar são algumas das muitas opções de recreação ao ar livre em Assateague.

Passeios de bicicleta em Assateague
Ver mais

Onde se hospedar

Acampar é uma das acomodações mais populares de Assateague, com áreas em frente à praia por US$ 30 a diária. São necessárias reservas de 15 de março a 15 de novembro, que podem ser feitas com até seis meses de antecedência. Sem surpresas: as áreas de acampamento acabam rápido, então reserve assim que possível. 

Para acomodações menos rústicas, a cidade resort litorânea de Ocean City, Maryland (16 quilômetros ao norte de Assateague), conta com uma variedade de hotéis ao longo da costa, como o Hilton Ocean City Oceanfront Suites, e também casas alugadas.

Se acampar não faz seu estilo, a cidade vizinha, Ocean City, oferece uma variedade de acomodações, bem como opções de gastronomia e entretenimento.

Ocean City
Ver mais

O que comer

Maryland é famosa por seus caranguejos, particularmente no verão, quando eles se soltam de suas cascas e ficam totalmente comestíveis. Moradores de Maryland tipicamente cozinham e temperam caranguejos com o favorito local Old Bay Seasoning e servem com porções de fritas, espigas de milho e coleslaw. Há muitas barracas que vendem caranguejos nas áreas de Assateague e Ocean City, como a famosa Assateague Crab House, nos arredores das áreas de camping do parque.