Skip to main content
Mangue no Congaree National Park

Carolina do Sul

Um gostinho do Congaree National Park

Por: Claire Volkman

Scott Oves/Flickr
1 de 1
  • Estados:
    Carolina do Sul

Quando você pensa sobre o Congaree National Park, uma floresta de baixada de crescimento denso na Carolina do Sul, é provável que a última coisa que vem à sua mente seja comida.


Mas depois de caminhar pelas florestas de planícies aluviais do parque ou de passear de canoa em seus lagos marginais, sua barriga estará reclamando, pedindo o sabor da famosa culinária “Lowcountry” da região, que é tão deliciosa como as próprias paisagens de Congaree.

O “Lowcountry” define a área onde a gastronomia pode ser encontrada — as planícies, em sua maioria costeiras, da Carolina do Sul e da Georgia — e passou a ser sinônima da culinária única da região. Com fácil acesso ao oceano Atlântico e cercado por lagos, rios e estuários, os chefes de cozinha desta região foram buscar inspiração nas águas, o que resultou em uma ampla gama de pratos de frutos do mar avivados com sabores picantes africanos, caribenhos, franceses e espanhóis. Clássicos como a sopa “she-crab”, o “hoppin’ John”, o cozido “Frogmore” e o “shrimp ‘n’ grits” foram recriados e reinventados ao longo de séculos por cozinheiros e chefes renomados locais.

Explore o parque

Depois de passar algumas horas no Congaree National Park (localizado a menos de 30 quilômetros ao sudeste de Columbia, Carolina do Sul), você logo verá o que entrelaça a culinária e as atividades ao ar livre. Congaree abriga a maior expansão ainda intacta de floresta de madeira de lei de baixada e de crescimento antigo dos EUA, com árvores cobertas de musgo surgindo dos mangues alagadiços que, quando inundados, muitas vezes parecem lagos. As árvores decoram os caudalosos rios Congaree e Wateree e também dão abrigo para animais selvagens como a tartaruga-de-caixa-de-Yunnan, o porco selvagem e o gavião-de-rabo-vermelho. Esses animais, bem como as 22 espécies de plantas e árvores, como o cogumelo Amanita muscaria, dependem das águas pantanosas dos rios de Congaree da mesma forma como os chefes de cozinha dependem dos cursos d’água para sua culinária.

Para ter noção de como é o “Lowcountry”, explore os quase 11 mil hectares de florestas verdejantes e mangues pantanosos do parque. Para ver os cursos d’água e as árvores majestosas da mesma forma como uma pessoa local os vê, os guardas-florestais do parque recomendam que se faça um passeio de canoa pelos rios que cortam pelas florestas de baixada. E há ainda cerca de 60 quilômetros de trilhas para caminhadas — incluindo um calçadão de quatro quilômetros — que oferecem uma vista imersiva da vibrante vida vegetal que decora todos os cantos de Congaree.

Congaree National Park

Congaree National Park
Ver mais

Delicie-se com os pratos favoritos do “Lowcountry”

Depois de um dia de exploração, retorne para Columbia e faça uma parada no Blue Marlin Restaurant para sentir o verdadeiro sabor do sul. Pratos favoritos e famosos do “Lowcountry”, como gumbo de frutos do mar e tomates verdes fritos, são apenas algumas das opções que você encontrará nos cardápios de almoço e jantar. Outro favorito local é o Mr. Friendly’s New Southern Café, que serve versões diferentes e inovadoras de antigos clássicos, como bolos de siri com noz-pecã, salada de farinha de milho amarela frita e camarão com farinha de milho com tempero blackened.

Shrimp-n-Grits

Shrimp-n-Grits
Ver mais