Skip to main content
Carroça de época no Scott's Bluff National Monument

Missouri, Kansas, Nebraska, Wyoming, Utah, Nevada, Califórnia

Pony Express National Historic Trail

Por: Janelle Smith

1 de 1
  • Estados:
    Missouri
    Kansas
    Nebraska
    Wyoming
    Utah
    Nevada
    Califórnia

A Pony Express National Historic Trail é uma rota histórica que simboliza a essência do Oeste americano.

Com mais de 3.200 quilômetros, a rota passa por uma série de áreas públicas e privadas. É possível encontrar sinais antigos, centros de visitantes, museus, trilhas para caminhadas, e estruturas e fortes históricos relacionados à Pony Express National Historic Trail (Trilha Histórica Nacional Pony Express). A trilha atravessa oito estados, seguindo um impressionante sistema de revezamento criado 1860 para entregar correspondências em apenas 10 dias, algo sem precedentes na época, além de representar o trajeto percorrido por dezenas de jovens cavaleiros e centenas de cavalos, entre as cidades de St. Joseph, no Missouri, e Sacramento, na Califórnia. Apesar de ter funcionado por apenas 19 meses, de abril de 1860 a novembro de 1861, a trilha tornou-se um capítulo marcante da história americana.

Funcionamento da Pony Express

Em 1845, eram necessários seis meses para levar uma mensagem da costa leste dos Estados Unidos à Califórnia. Ao final da década de 1850s, cerca de meio milhão de pessoas havia migrado para o oeste e precisavam manter-se atualizadas sobre o que acontecia pelo país. Para que as correspondências chegassem mais rápido a seus destinos, a Pony Express criou estações de revezamento de 16 a 19 quilômetros de distância umas das outras, onde cavaleiros montariam cavalos descansados para o trecho seguinte da viagem. A empresa utilizava estações de parada no extremo leste da rota, mas também precisou construir novas estações em áreas remotas da região conhecida como Great Basin (Grande Bacia). Para estabelecer as operações, a empresa adquiriu entre 400 e 500 cavalos da raça mustang, e contratou 200 funcionários para gerenciar as estações e 80 cavaleiros para percorrer a trilha.

Considerações de um famoso autor sobre a Pony Express

No livro "Roughing It", Mark Twain descreveu seu encontro com um cavaleiro da Pony Express enquanto viajava de carruagem do Missouri ao oeste: "Ele montava um belo cavalo de corrida, que era alimentado e vivia com tudo do bom e do melhor. Eles seguiam a toda velocidade por 16 quilômetros, até a estação seguinte, onde dois homens esperavam o cavaleiro com um corcel descansado e impaciente. O cavaleiro e a correspondência trocavam de cavalo em um piscar de olhos e partiam tão rápido que quase não era possível vê-los."

Estação da Pony Express em Simpson Springs

Estação da Pony Express em Simpson Springs
Ver mais

Como conhecer a Pony Express National Historic Trail

Percorrendo a Pony Express National Historic Trail, é possível fazer passeios de carro, seguir mapas interativos e percorrer atalhos por áreas remotas. Basta procurar por eles. Há pontos nos estados de Missouri, Kansas, Nebraska, Wyoming, Utah, Nevada e Califórnia que levam a lugares importantes e estações de revezamento.

Não deixe de visitar o Pony Express National Museum (Museu Nacional Pony Express) em St. Joseph, no Missouri, de onde o primeiro cavaleiro partiu, dos Pikes Peak Stables (Estábulos do Pico Pikes), em 3 de abril de 1860, além de conhecer o B.F. Hastings Building na região de Old Sacramento, que abrigou o terminal oeste da Pony Express pela maior parte do tempo de operação da empresa.

A Pony Express National Historic Trail atravessa diversas áreas federais, estaduais e particulares, com inúmeras opções de acampamento e acomodações. Acesse o site www.recreation.gov para encontrar locais interessantes que mostram como era a vida dos jovens cavaleiros que seguiam em direção ao oeste.

Placa na Pony Express Trail

Placa na Pony Express Trail
Ver mais
Explorar mais