Skip to main content
Castillo San Felipe del Morro na Velha San Juan

Porto Rico

Três parques, cinco dias: descubra Porto Rico

Por: Miriam B. Weiner

1 de 1
  • Estados:
    Porto Rico

Circundado pelas plácidas águas azuis-turquesa do Mar do Caribe, Porto Rico é diferente de qualquer outro destino nos EUA.

A atmosfera descontraída da ilha permeia as ruas de paralelepípedo da Antiga San Juan e flui pelas copas da deslumbrante floresta tropical. Porto Rico é um excelente destino para as férias quando você está procurando dividir seu tempo entre cultura e natureza. Hospede-se em San Juan para conhecê-la sem se sentir afobado.

Hospedagem: San Juan

Aninhada na costa nordeste de Porto Rico, a cidade fortificada de San Juan é o melhor lugar para ser apresentado à ilha. Por trás das fachadas em cor pastel do Centro Histórico você descobrirá lojas incomuns que vendem artesanatos locais, restaurantes charmosos que servem especialidades locais e praças pitorescas apinhadas de pessoas curtindo as bandas de salsa locais. Além das muralhas do quarteirão histórico, San Juan é intensa em atividades — lugares badalados para compras e vida noturna dão lugar a imensos campos de golfe e praias de areia dourada ladeadas de resorts tropicais com tudo incluído. E dali não é necessário ir muito longe para experimentar os belos espaços ao ar livre da ilha.

As coloridas ruas da Velha San Juan contam com lojas e restaurantes e levam os turistas a belas praças onde os moradores costumam se encontrar.

As coloridas ruas da Velha San Juan contam com lojas e restaurantes e levam os turistas a belas praças onde os moradores costumam se encontrar.
Ver mais
Miguel Hernández/Flickr

Dia 1: Patrimônio Histórico Nacional de San Juan

Você seria remisso se visitasse a Velha San Juan e não dedicasse pelo menos parte de seu dia ao Patrimônio Histórico Nacional de San Juan. Com vista para o Mar do Caribe no litoral da cidade, essa área protegida engloba várias fortalezas do século XVI — Castillo San Cristóbal, Castillo San Felipe del Morro e Fortín San Juan de la Cruz (El Cañuelo) — e parte das muralhas do Centro Histórico. Essas fortificações remontam a um tempo em que Porto Rico (então colônia espanhola) era um dos postos avançados caribenhos mais significativos da Espanha. As muralhas e os fortes ajudaram a proteger a colônia e suas atividades comerciais.

Você pode perambular pelos antigos baluartes, que ainda abrigam reminiscências do passado militar da cidade (como canhões antigos). Para examinar mais a fundo a respectiva história, assista a uma palestra dada por guardas florestais de hora em hora em inglês e espanhol. E se você programar corretamente sua visita, poderá assistir a reencenações históricas do parque.

Os históricos fortes do Patrimônio Histórico Nacional de San Juan proporcionam belas vistas das águas.

Os históricos fortes do Patrimônio Histórico Nacional de San Juan proporcionam belas vistas das águas.
Ver mais
Tomás Fano/Flickr

Dias 2 e 3: Floresta Nacional El Yunque

A Floresta Nacional El Yunque, a única floresta tropical nos EUA, compreende mais de 110 quilômetros quadrados de esplendor natural. Mais de 200 espécies diferentes de árvore abrigam pássaros e coloridos e anfíbios, e as cachoeiras descem em cascata e formam serenas piscinas azuis-celeste ladeadas de orquídeas de cores vibrantes. As vistas que você encontrará ao longo das inúmeras trilhas de caminhada de El Yunque — especialmente aquelas que dão no cume da montanha El Toro — sem dúvida vão lhe tirar o fôlego.

E depois que você suar a camisa, poderá se refrescar dando um mergulho em uma das belas piscinas naturais do parque — as cachoeiras La Mina Falls e Juan Diego são um dos lugares para nadar mais conhecidos. No final do dia, você pode acampar à noite ou passar a noite em um dos vários hotéis localizados dentro da floresta e ao longo da costa nas redondezas.

Juan Diego Falls é um dos vários lugares icônicos que você pode encontrar na Floresta Nacional El Yunque, em Porto Rico.

Juan Diego Falls é um dos vários lugares icônicos que você pode encontrar na Floresta Nacional El Yunque, em Porto Rico.
Ver mais
Jims Ideas/Flickr

Dias 4 e 5: Refúgio Nacional de Vida Silvestre de Vieques

Ocupando sua própria ilha, que se estende em torno de 11 quilômetros para a costa leste de Porto Rico, o Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Vieques na Ilha Vieques contém uma profusão ecossistemas diversos. Nessa área selvagem de mais de 70 quilômetros quadrados, você pode relaxar em praias arenosas, passear de caiaque por florestas de manguezais ou nadar e explorar cavernas de pedra — e ao mesmo tempo manter os olhos abertos para observar avistar algumas das fascinantes criaturas da ilha. Você pode avistar tartarugas marinhas, morcegos frugívoros, cavalos selvagens e vários tipos distintos de pássaros enquanto estiver ali.

Para chegar ao Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Vieques, de San Juan, você precisará pegar um voo até Vieques ou pegar uma balsa para Isabel II (a principal cidade da ilha). Portanto, se viajar à noite, poderá conhecer melhor a ilha. (Você encontrará opções de acomodação para uma variedade de orçamentos nesse lugar, de resorts sofisticados a pequenas butiques.) Além disso, uma das experiências mais memoráveis de Vieques só são possíveis à noite: um passeio de caiaque pela Baía Bioluminescente. Ao remar, você agita os organismos bioluminescentes, fazendo-os brilhar.

O Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Vieques conta com belas costas caribenhas onde você pode desfrutar das águas aquecidas durante todo o ano.

O Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Vieques conta com belas costas caribenhas onde você pode desfrutar das águas aquecidas durante todo o ano.
Ver mais
Paul-W/Flickr

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango