Skip to main content
Três bairros LGBT imperdíveis na Costa Oeste

Califórnia, Oregon

Três bairros LGBT imperdíveis na Costa Oeste

Por: Matt Kirouac

1 de 1
  • Estados:
    Califórnia
    Oregon

Surgindo como um centro de luta pelo movimento dos direitos civis de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (daí a sigla LGBT) nos anos 60 e 70, a Costa Oeste dos EUA oferece muitos destinos emblemáticos e modernos.

A rodovia Interstate 5 liga grandes cidades entre a Califórnia e Washington, sendo a principal rota para quem deseja visitar bairros LGBT históricos e lugares interessantes que comemoram os direitos civis nos Estados Unidos.

West Hollywood – Los Angeles, Califórnia

Para encontrar o coração da cultura LGBT no sul da Califórnia, siga para West Hollywood, em Los Angeles. Aqui, você encontrará museus dedicados à comunidade LGBT, como o June L. Mazer Lesbian Archives, que mostra literatura, obras de arte, vídeos e vestuário voltados ao lesbianismo. Logo ao lado encontra-se o ONE Archives Gallery and Museum (Arquivo, Galeria e Museu ONE), o primeiro museu do sul da Califórnia dedicado à história gay, que reúne uma coleção incrível de materiais da história e da cultura LGBT.

À noite, aproveite para passear pelo Santa Monica Boulevard, onde há uma série de bares e clubes, como o The Abbey, bar gay inaugurado em 1971, famoso por seus martinis, por ser um ótimo lugar para avistar celebridades e pela música ao vivo. Em junho, o bairro de West Hollywood recebe o LA! Pride Music Festival & Parade (Festival de Música e Parada do Orgulho Gay de Los Angeles), um evento de três dias que foi o primeiro festival do orgulho LGBT do mundo, além de ser o maior do sul da Califórnia, com apresentações musicais, festas, exposições e, é claro, uma parada com as cores do arco-íris.

Saboreie um martini e aproveite para dançar a noite toda no The Abbey, emblemático bar gay de Los Angeles.

Saboreie um martini e aproveite para dançar a noite toda no The Abbey, emblemático bar gay de Los Angeles.
Ver mais
The Abbey Food & Bar

The Castro – San Francisco, Califórnia

Lar de uma das maiores populações do grupo LGBT nos Estados Unidos, o bairro de Castro é um destino histórico imperdível na cidade de San Francisco, na Califórnia. Surgindo nos anos 60 como símbolo de ativismo, a comunidade local criou um santuário onde o povo LGBT pôde instalar-se, abrir negócios e socializar.

Comece sua estadia com uma visita ao GLBT History Museum, o primeiro museu permanente dedicado à cultura e história LGBT nos Estados Unidos. Na Castro Street, você encontra a LGBT Walk of Fame (Calçada da Fama LGBT), também conhecida como Rainbow Honor Walk (Calçada de Homenagem ao Arco-Íris), onde placas de bronze homenageiam grandes nomes do movimento LGBT. Na mesma rua encontra-se o Harvey Milk Plaza, lugar que recebe o nome do primeiro político abertamente gay eleito na Califórnia, marcado por uma bandeira do orgulho gay de 21 metros, um mural de Harvey e uma placa em memória à sua antiga loja Castro Camera. Em seguida, vá ao Twin Peaks Tavern, o primeiro bar gay de San Francisco com status oficial de ponto de referência.

Burnside Triangle e Hawthorne – Portland, Oregon

Em Portland, no estado do Oregon, visite Burnside Triangle e Hawthorne, os dois bairros LGBT da cidade que não podem faltar na sua lista. Nos anos 60 e 70, clubes gays e lésbicos surgiram nessa região e seguem em funcionamento até hoje, com diversas opções de lojas, restaurantes, serviços sociais, teatros e casas noturnas cujos proprietários são homossexuais.

Faça uma refeição no The Roxy Diner, um restaurante casual conhecido por seu atendimento amigável aos gays e menu peculiar, como o sanduíche GLBT, riff em um sanduíche BLT (bacon, alface e tomate) feito com "bacon gay". Maio é um bom mês para visitar e participar da festa anual Red Dress Party, que é um famoso baile de gala promovido para angariar fundos para o combate à AIDS em que mais de 2.000 participantes usam vestido vermelho, independentemente do sexo.

Milhares de pessoas participam do evento beneficente Red Dress Party, em Portland, trajando vestidos vermelhos.

Milhares de pessoas participam do evento beneficente Red Dress Party, em Portland, trajando vestidos vermelhos.
Ver mais
Red Dress Party PDX / Flickr

Tópicos relacionados: