Skip to main content
Tiffany Dome
1 de 1
  • Estados:
    Illinois

Esta gigantesca obra-prima de vitrais é considerada a maior cúpula Tiffany existente.

Na maravilha arquitetônica que é o Chicago Cultural Center, para ver o que é indiscutivelmente a mais magnífica cúpula Tiffany já criada, tudo que você tem a fazer é olhar para cima.

O Preston Bradley Hall, no centro, abriga uma cúpula de 11 metros de diâmetro que ostenta o título de a maior de seu tipo no mundo — e com 105 metros quadrados de mosaicos coloridos, incluindo 30.000 painéis individuais de vidro, a ostentação parece válida.
 

Concluída em 1897, a cúpula foi projetada para a Chicago Public Library (Biblioteca Pública de Chicago) pelo lendário mosaicista da Tiffany, J. A. Holzer. Quando o Chicago Cultural Center (Centro Cultural de Chicago) adquiriu o magnífico edifício ornamentado em 1986, o centro também herdou a obra-prima que adornava o teto da estrutura. Embora o prédio tenha sido estimado em $ 2.000.000, a cúpula sozinha está atualmente avaliada em cerca de $ 35.000.000.

Praticamente nova

Originalmente iluminada pelo sol, a cúpula translúcida retrata os 12 signos do zodíaco entre peças de vidro em forma de escamas de peixe instaladas em molduras de ferro ornamentadas. Na década de 1930, uma cúpula externa protetora foi construída, e embora a nova aparência retroiluminada fosse encantadora, muitos acharam que a cúpula perdeu boa parte de sua beleza natural.

Em 2008, um projeto de restauração renovou o charme original e naturalmente iluminado da cúpula, economizando energia e reparando o dano que o tempo havia causado aos complexos painéis de vidro e às 5.568 joias de vidro e cobre que foram descobertas no processo.

Agora, mais de 800.000 visitantes apreciam a cúpula recém-restaurada a cada ano, encantados com a nova fantástica variedade de cores e ângulos. Quando se cansar de admirar a grandeza da cúpula no Preston Bradley Hall, você pode ir até a rotunda do centro no Grand Army of the Republic Hall para ver a equivalente menor, mas não menos fascinante.

O que você deve saber antes de ir

O edifício está aberto de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e de sábado a domingo das 10h às 17h.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais