Skip to main content
A terra dos mirtilos silvestres
1 de 1
  • Estados:
    Maine

Este divertido parque temático é dedicado à fruta oficial do Maine e serve deliciosas guloseimas doces.

O que não falta nas rodovias norte-americanas são pontos de parada inusitados; porém, nenhum deles tem o formato de uma das três frutas nativas dos Estados Unidos: o mirtilo silvestre.

Próximo à Route 1 em Columbia Hills, Maine, fica a Wild Blueberry Land, ou Terra dos Mirtilos Silvestres: um pequeno parque temático totalmente dedicado à fruta oficial do Maine. A principal atração do parque, uma gigantesca cúpula geodésica na cor azul claro, abriga uma padaria recheada de massas, pães e doces de mirtilo. O parque é todo ele azul claro.

Este espaço de sete acres está recoberto de gigantescas boias marinhas, pintadas de forma a se parecerem com mirtilos, além de um minicampo de golfe na mesma temática, decorado com um navio naufragado, um farol e um relógio de pêndulo, além de uma grande torta de mirtilo que no passado foi uma antena parabólica. Se vencer a partida de golfe, você poderá colher sua porção de vegetais frescos nas plantações espalhadas pela área do campo.

Uma doce atração

A Wild Blueberry Land é muito apropriadamente administrada por uma confeiteira e um fazendeiro: Dell e Marie Emerson. Dell, ex-pesquisador na fazenda de mirtilos da Universidade do Maine (a única fazenda de pesquisas do mirtilo nos EUA), cuida dos 220 acres da fazenda Wild Wescogus Berries, enquanto Marie confeita as delícias.

A Cadillac Mountain (Montanha Cadillac) no Acadia National Park (Parque Nacional de Acadia) cria o cenário de fundo para o parque, com suas vistas para o rio Pleasant. O fino solo glacial da fazenda Emersons' Wescogus (“Wescogus” significa “acima da água” no idioma dos índios nativos americanos Passamaquoddy) e o clima setentrional criam as condições perfeitas para o cultivo dos mirtilos silvestres. A esperança dos proprietários é ver o parque temático prosperar como dedicação a fazendas de pequeno porte: nele, você encontra um programa educativo dedicado ao ensino da agricultura, jardinagem e preservação, que também oferece informações aos visitantes sobre a história da agricultura na região.

Hoje, além das guloseimas à base de mirtilos doces, os motoristas se desviam da rodovia para admirar a terra azul. Mesmo quando o local permanece fechado durante os meses de inverno, as pessoas tiram fotos ao lado do edifício abobadado todo coberto de neve. Segundo Marie, há uma infinidade de fotos deste famoso marco local na Internet; é como se o prédio da Wild Blueberry Land tivesse sua própria legião de seguidores.

O que você deve saber antes de ir

A padaria e o parque temático ficam no encontro das Rotas 1 e 187. Não deixe de visitar a cúpula azul claro. O parque abre sazonalmente e fecha no inverno.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações