Skip to main content
Maravilhando-se com as formações subterrâneas no Carlsbad Caverns National Park no Novo México
1 de 1
  • Estados:
    Novo México

Explore as grutas e cavernas do Novo México, uma janela para a história natural e o patrimônio cultural do estado.

Maravilhe-se com a magnificência da atividade vulcânica que criou alguns locais de cavernas, e confira outros locais esculpidos em pedra por culturas antigas usando ferramentas primitivas. As maravilhas das grutas e cavernas do Novo México podem ser apreciadas igualmente por aqueles interessados em uma fácil caminhada subterrânea ou por aventureiros que gostam de caminhadas vigorosas em locais remotos. Embora as preciosidades desses lugares sejam as cavernas, você também vai gostar de passear pelas paisagens acima do solo e visitar cidades próximas.

Carlsbad Caverns National Park

Este parque nacional perto da cidade de Carlsbad abriga o famoso anfiteatro Bat Flight Amphitheatre do estado. Da primavera ao outono, assista ao espetacular show quando os morcegos de cauda livre brasileiros deixam a caverna ao pôr do sol todos os dias para caçar insetos. A colônia retorna pouco antes do amanhecer para mergulhar de volta na caverna. Existem mais de 100 cavernas no parque, e os visitantes podem explorar várias delas por conta própria ou em excursões guiadas por guardas-florestais. Um destaque do parque é escolher entre duas trilhas – uma caminhada curta de 45 minutos ou a opção mais longa, de 90 minutos – para chegar ao lugar mais visitado do parque, o Big Room. Você ficará maravilhado com as formações subterrâneas e artefatos que incluem uma escada de corda da década de 1920.

Formações subterrâneas extraordinárias no Carlsbad Caverns National Park

Formações subterrâneas extraordinárias no Carlsbad Caverns National Park
Ver mais

El Malpais National Monument

Perto da pequena cidade de Grants, visite cavernas para ver formações, plantas e morcegos em antigos tubos de lava desmoronados. Para entrar em cinco cavernas do parque que são abertas ao público, você precisará obter uma licença gratuita no centro de visitantes e ter o equipamento apropriado, incluindo botas de caminhada, capacetes, lanternas e luvas. As passagens da caverna variam de difíceis – que incluem escalar pedregulhos e se espremer em corredores estreitos – a moderadas, onde refletores marcam a rota. Nas proximidades, visite a loja e museu vintage Ice Caves Trading Post, depois caminhe à sombra de zimbros, abetos e pinheiros Ponderosa para chegar à atração Ice Cave and Bandera Volcano, conhecida como "A Terra do Fogo e do Gelo". Refresque-se no interior da caverna, que tem uma temperatura constante de 0 ºC.

Árvores imponentes e formações rochosas no El Malpais National Monument

Árvores imponentes e formações rochosas no El Malpais National Monument
Ver mais

Gila Cliff Dwellings National Monument

Um dos poucos lugares onde os visitantes ainda têm permissão para entrar nas moradias dos penhascos, este parque é cercado pela Gila National Forest (Floresta Nacional Gila) e pelo Gila Wilderness (Deserto Gila), a cerca de uma hora e meia de Silver City. Faça uma trilha circular até as escadas de pedra e madeira que levam a cavernas que já abrigaram a cultura nômade Mogollon Pueblo e datam do final dos anos 1200. Observe as paredes que eles construíram dentro de suas cavernas e aprecie as vistas impressionantes do cânion abaixo. Depois de explorar as moradias, faça uma caminhada de 20 minutos do centro de visitantes para um merecido e relaxante mergulho na fonte termal Lightfeather Hot Spring.

Moradias no penhasco com vista para a paisagem acidentada do Gila Cliff Dwellings National Monument

Moradias no penhasco com vista para a paisagem acidentada do Gila Cliff Dwellings National Monument
Ver mais

Organ Mountains-Desert Peaks National Monument

Esta vasta região selvagem montanhosa – incluindo as cordilheiras Organ, Sierra e East Potrillo a cerca de 30 minutos a leste de Las Cruces – é o lar de notáveis cavernas históricas, como a Gruta de Geronimo e La Cueva Rock Shelter. Culturas antigas viveram aqui há 10.000 anos, acima de campos vulcânicos onde a lava fluía. Observe as pinturas rupestres esculpidas há muito tempo nas paredes do cânion, veja o interior das cavernas – onde viviam povos pré-históricos e os fora-da-lei se esconderam mais tarde – e veja antigos vilarejos em meio a cerca de 250 sítios arqueológicos.

Vista da cordilheira Organ do seu ponto mais alto, a Organ Needle

Vista da cordilheira Organ do seu ponto mais alto, a Organ Needle
Ver mais

Bandelier National Monument

Dirija por cerca de uma hora saindo de Santa Fé até as incríveis paisagens de cânions e mesas em mais de 13.300 hectares. Surpreenda-se com pinturas rupestres e moradias em cavernas com paredes feitas à mão na trilha Main (Pueblo) Loop Trail. Algumas casas antigas foram construídas perto do fundo dos cânions usando blocos de tufo vulcânico. Outras são parecidas com cavernas e chamadas de cavates, com quartos com paredes no interior. Elas foram esculpidas nas laterais dos cânions por povos ancestrais Pueblo cerca de 850 anos atrás. Uma ótima maneira de passear pelo parque é seguir a trilha Tyuonyi Overlook Trail, especialmente em uma caminhada guiada por um guarda-florestal pela mesa. As vistas do cânion são incríveis e você verá um santuário, plantas nativas e as ruínas dos aposentos que outrora abrigaram os Pueblos ancestrais.

Escada que leva à entrada de uma caverna no Bandelier National Monument

Escada que leva à entrada de uma caverna no Bandelier National Monument
Ver mais
Mais informações

Sandia Man Cave, Cibola National Forest and National Grasslands

A cerca de uma hora de Albuquerque nas Sandia Mountains (Montanhas Sandia), descubra as maravilhas da Cibola National Forest and National Grasslands (Floresta Nacional de Cibola e Pradarias Nacionais). Percorra um caminho fácil, mas íngreme, até a Sandia Man Cave (Caverna Sandia Man), um sítio arqueológico localizado na lateral do Las Huertas Canyon (Cânion Las Huertas). Siga as escadas até uma saliência de pedra calcária: a recompensa será uma vista panorâmica da paisagem ao redor. Se você estiver usando o equipamento de espeleologia correto, entre em um lugar de importância cultural e histórica para a tribo Sandia Pueblo. Pontas de flechas, ossos de animais e outros itens da vida cotidiana foram encontrados em meados da década de 1930, depois que estudantes universitários da era moderna descobriram a antiga caverna.

Observando a Sandia Man Cave emoldurada pelas vistas da Cibola National Forest and National Grasslands

Observando a Sandia Man Cave emoldurada pelas vistas da Cibola National Forest and National Grasslands
Ver mais

Como chegar

Pegue um voo para o Aeroporto Internacional Sunport em Albuquerque (ABQ) perto do centro do Novo México, depois, alugue um carro para dirigir até parques, grutas e cavernas em todo o estado.

Explorar mais
Casa em adobe, material terroso utilizado nas construções

Destino

Santa Fé