Skip to main content
Dançando aos ritmos do Chicago Blues Festival em Illinois

Illinois, Arkansas, Kentucky, Pensilvânia, Montana, Califórnia, Flórida

Setes festivais, de boogie ao blues

Por: Idoia Gkikas

1 de 1
  • Estados:
    Illinois
    Arkansas
    Kentucky
    Pensilvânia
    Montana
    Califórnia
    Flórida

Planeje fazer suas viagens pelos EUA na época dos festivais de blues, que acontecem nos melhores destinos.

Os festivais de música são uma forma divertida de ouvir blues na companhia de milhares dos seus melhores amigos, compartilhando a admiração por essa forma de música dos EUA, cujas origens remontam a experiências afro-americanas no sul e depois disseminadas pelo país. Quando a música é acompanhada por comidas, bebidas e lugares maravilhosos a serem explorados durante e após as festividades, há motivos de comemoração.

Junho: Chicago Blues Festival, Illinois

Que tal começar com o maior festival de blues gratuito do mundo, que acontece em um dos melhores destinos dos EUA? No Blues Festival de Chicago, artistas do passado presentes a este festival de uma semana incluíram Buddy Guy, Bobby Rush, Koko Taylor e Gary Clark Jr. As lendas não são esquecidas aqui, e, em 2018, uma constelação de artistas homenageia nomes como Mavis Staples, Little Walter e Bob Koester. Venha para o Millennium Park com sua cesta de piquenique e dance ao som da música ante o reluzente horizonte de Chicago como fundo. Reserve alguns dias a mais para explorar museus mundialmente famosos, ver arranha-céus, experimentar o cachorro-quente à moda de Chicago e a pizza de massa grossa e deliciar-se fazendo compras na Magnificent Mile.

Um momento no palco do Chicago Blues Festival com o horizonte da cidade ao fundo

Um momento no palco do Chicago Blues Festival com o horizonte da cidade ao fundo
Ver mais
Mais informações

Junho: Blues Weekend em Eureka Springs, Arkansas

O Arkansas desempenhou um papel importante no cenário do blues a partir da década de 1930; foi lá onde B.B. King conseguiu seu primeiro contrato fixo e apelidou carinhosamente sua guitarra de Lucille. Eleito um dos dez mais belos festivais de blues pela revista American Blues Scene, o Blues Weekend de Eureka Springs apresenta artistas consagrados e músicos emergentes. Esta atração ideal para a família acontece no Turpentine Creek Wildlife Refuge (Refúgio da Vida Selvagem de Turpentine Creek), uma organização para o resgate de grandes felinos. Os amantes dos ambientes ao ar livre poderão seguir em uma trilha pela Ozark National Forest (Floresta Nacional de Ozark), famosa por suas árvores antigas, travessias panorâmicas, inúmeros locais próprios para caminhadas e encantadoras cidades montanhesas, como Bentonville e Fayetteville.

Vista aérea de Eureka Springs, cercada por florestas

Vista aérea de Eureka Springs, cercada por florestas
Ver mais
Mais informações

Junho: W.C. Handy Blues & Barbecue Festival, Henderson, Kentucky

Homenageie W.C. Handy, o "pai do blues", neste fabuloso festival gratuito em Henderson, Kentucky, residência fixa de Handy durante quase dez anos. O evento anual é realizado no Audubon Mill Park, situado às margens do pitoresco Rio Ohio. Venha se deliciar no Taste of Henderson Barbecue (Degustação do Churrasco de Henderson) no primeiro dia e depois curta mais quatro dias de blues em altíssimo estilo (ouvindo artistas zydeco que levaram o gênero creole de Louisiana para o norte), gastronomia, festas e atividades infantis. Inclua uma excursão ao Audubon Museum (Museu Audubon) em seu itinerário em Henderson e pare para beber algo na Metzger’s Tavern, a mais antiga taverna do estado.

Julho: Pittsburgh Blues and Roots Festival, Pensilvânia

Famosa por seus times esportivos (o futebol dos Steelers, o beisebol dos Pirates e o hóquei dos Penguins), especialidades gastronômicas regionais (o pierogies, um pastel originário da Polônia, e os rolos de repolho) e artes e cultura (o Carnegie Museum of Natural History [Museu Carnegie de História Natural], Andy Warhol Museum [Museu Andy Warhol]), Pittsburgh é uma das cidades mais vibrantes da Pensilvânia. A renda do Pittsburgh Blues and Roots Festival (Festival de Blues e Raízes de Pittsburgh) é destinada à Autism Society of Pittsburgh (Sociedade de Autismo de Pittsburgh); por essa razão, o local é de fácil acesso, com atividades voltadas à família. Vale a pena ressaltar que a formação atrai músicos de alguma forma afetados pessoalmente pelo autismo.

Horizonte de Pittsburgh iluminado à noite

Horizonte de Pittsburgh iluminado à noite
Ver mais

Agosto: Magic City Blues, Festival de Música Urbana de Montana, Billings, Montana

O Magic City Blues é o maior festival de blues da maior cidade de Montana. O festival traz inúmeras composições magníficas do blues (aqui, tocaram músicos como Keb’ Mo’ e Buddy Guy) e também do rock e do country, todas com a performance de artistas do calibre de Alison Krauss, os Fabulous Thunderbirds e ZZ Top. A grande variedade de vendedores de comidas e bebidas e os inúmeros palcos de entretenimento garantem um fim de semana de pura magia musical. Não deixe de caminhar pelas Rimrocks, uma incrível formação geológica predominante no horizonte de Billings, com vistas inigualáveis do centro da cidade.

Vista da zona rural de Montana no Pompeys Pillar National Monument

Vista da zona rural de Montana no Pompeys Pillar National Monument
Ver mais
Mais informações

Setembro: New Blues Festival, Long Beach, Califórnia

Durante o feriado do Dia do Trabalho, no primeiro fim de semana de setembro, o New Blues Festival em Long Beach, Califórnia, comemora o gênero musical com artistas novos e tradicionais. Saboreie cervejas artesanais e churrasco ao som da música. Long Beach é um fantástico destino a ser explorado antes ou depois das paradas musicais, especialmente através da água. Faça um passeio de gôndola nos canais, explore a vida marinha no Aquarium of the Pacific (Aquário do Pacífico) e, é claro, leve traje de banho para pegar uma cor e surfar na praia.

Explorando a cidade costeira de Long Beach através de seus canais

Explorando a cidade costeira de Long Beach através de seus canais
Ver mais
Mais informações

Abril: Tampa Bay Blues Festival, St. Petersburg, Flórida

Beirando o seu 25º ano, o Bay Blues Festival conta com um belíssimo cenário na baía e uma música igualmente magnífica, executada por artistas como Buddy Guy, Steven Stills, Little Feat, Irma Thomas e muitos outros. Vista calçados confortáveis para acompanhar toda essa música contagiante e traga o seu apetite para saciá-lo com os inúmeros food trucks, churrascos, frutos do mar fresquinhos e bebidas. Se algum dia você teve vontade de visitar uma praia paradisíaca, aqui é o lugar certo. St. Pete/Clearwater é um lugar cujas praias são reconhecidas unanimemente como algumas das mais belas dos EUA. As atrações culturais da região são simplesmente imbatíveis, como evidenciado pelo Salvador Dalí Museum (Museu Salvador Dalí).

Dançando ao som da música ao vivo na Costa do Golfo da Flórida

Dançando ao som da música ao vivo na Costa do Golfo da Flórida
Ver mais
Visite St. Pete/Clearwater
Mais informações